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Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 2.
1. No primeiro parágrafo, em [ ] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, a forma verbal vimos corresponde ao pretérito perfeito do verbo ver, e os vocábulos o, a e a estão empregados como artigo definido.
2. No segundo parágrafo, em Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.
3. No segundo parágrafo, em Dizem, também, que nosso território é pobre [ ]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada [ ], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.
4. No terceiro parágrafo, em Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete há uma elipse do objeto direto de repete, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a muita gente boa e discurso ideológico.
5. No segundo parágrafo, em Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considere os trechos extraídos do texto 3.
1.
Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. (primeiro parágrafo)
2.
O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos trechos em seu contexto.
( ) Em 1, o vocábulo "logo" tem o mesmo valor
sintático-semântico que em "estudou, logo passou."( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da
oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva "para que", estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo ("solicitou") e pretérito imperfeito do subjuntivo ("estudassem").( ) Em 2, o uso do advérbio "agora" faz referência
a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.( ) Os pronomes "ele" e "lhe", respectivamente em
1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.( ) Em 2, o enunciado "Mas os planos do alemão
iam além" cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ) com base no texto 3.( ) O título confirma a tese defendida no texto de que o evolucionismo é um fenômeno brasileiro, comprovado por Fritz Müller.
( ) No primeiro parágrafo, em "estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão", o advérbio sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por "desinteressadamente".
( ) No segundo parágrafo, em "Eles
tinham sido atraídos ao país [ ]" a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por "foram", sem alteração do significado temporal expresso pelo enunciado.( ) No terceiro parágrafo, em "Em Blumenau,
Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar", a forma verbal no gerúndio poderia ser substituída, sem prejuízo gramatical e de sentido, por "enquanto aguardava".( ) No quarto parágrafo, em "em 1861, o Liceu
seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade", a substituição das formas verbais sublinhas por "foi fechado" e "deu", respectivamente, alteraria o significado temporal expresso pelo enunciado.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Considere a relação semântica estabelecida entre as orações articuladas pelos vocábulos sublinhados em cada segmento abaixo, do texto 3.
1. [ ] Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864. (primeiro parágrafo) 2. [ ] que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas. (segundo parágrafo) 3. [..] o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática 4. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava [ ] (quarto parágrafo) 5. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural [ ] (último parágrafo) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das relações semânticas, de cima para baixo.Uma forma correta de reescrita do trecho iniciado pela conjunção temporal quando (l.2) é a seguinte: ao ser informado pelos técnicos em urbanismo que existia oito milhões de ratos na cidade do Rio de Janeiro.
Suprimindo-se a expressão de realce, utilizando-se a interrogação indireta e atendendo-se às exigências gramaticais, o último período do primeiro parágrafo poderia ser assim reescrito: Perguntou-lhes como os haviam contado.
Mantendo-se a informação original e a correção gramatical do texto, a última oração do segundo parágrafo (l.10-11) poderia ser substituída pela seguinte estrutura: e de contínuo desafio à engenhosidade humana por muito tempo ainda.
Sem prejuízo das relações semântico-sintáticas entre as orações, as duas primeiras orações do último período do texto, Enquanto uma (...) cuide de si (l.14-15), poderiam ser assim estruturadas: À medida que a primeira prioriza o momento efêmero, em detrimento do futuro.
Sem que se contrariem a informação expressa no primeiro período do texto e a prescrição gramatical, a forma verbal dependem (R.3) poderia estar flexionada na 3.a pessoa do singular, concordando com o núcleo nominal faculdade (R.1), como comprova, no processo de coesão textual, o emprego da expressão essa faculdade (l.5) no segundo parágrafo.
De acordo com as exigências de formalidade, uniformidade e impessoalidade dos atos oficiais, é correta a utilização do fecho Atenciosamente em documentos destinados a autoridades superiores ao responsável pelo ato.
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