Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 2.

1. No primeiro parágrafo, em “[…] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas”, a forma verbal “vimos” corresponde ao pretérito perfeito do verbo “ver”, e os vocábulos “o”, “a” e “a” estão empregados como artigo definido.

2. No segundo parágrafo, em “Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname”, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.

3. No segundo parágrafo, em “Dizem, também, que nosso território é pobre […]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada […], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.

4. No terceiro parágrafo, em “Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete” há uma elipse do objeto direto de “repete”, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a “muita gente boa” e “discurso ideológico”.

5. No segundo parágrafo, em “Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro”, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Considere os trechos extraídos do texto 3.
1.
“Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão.” (primeiro parágrafo)
2.
“O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além.” (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos trechos em seu contexto.

( ) Em 1, o vocábulo "logo" tem o mesmo valor sintático-semântico que em "estudou, logo passou."

( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva "para que", estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo ("solicitou") e pretérito imperfeito do subjuntivo ("estudassem").

( ) Em 2, o uso do advérbio "agora" faz referência a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.

( ) Os pronomes "ele" e "lhe", respectivamente em 1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.

( ) Em 2, o enunciado "Mas os planos do alemão iam além" cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F – V
  • B. V – F – V – F – V
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – F

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 3.

( ) O título confirma a tese defendida no texto de que o evolucionismo é um fenômeno brasileiro, comprovado por Fritz Müller.

( ) No primeiro parágrafo, em "estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão", o advérbio sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por "desinteressadamente".

( ) No segundo parágrafo, em "Eles tinham sido atraídos ao país […]" a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por "foram", sem alteração do significado temporal expresso pelo enunciado.

( ) No terceiro parágrafo, em "Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar", a forma verbal no gerúndio poderia ser substituída, sem prejuízo gramatical e de sentido, por "enquanto aguardava".

( ) No quarto parágrafo, em "em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade", a substituição das formas verbais sublinhas por "foi fechado" e "deu", respectivamente, alteraria o significado temporal expresso pelo enunciado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – V – F
  • B. V – F – V – F – V
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – F

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações articuladas pelos vocábulos sublinhados em cada segmento abaixo, do texto 3.

1. “[…] Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864.” (primeiro parágrafo)

2. “[…] que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas.” (segundo parágrafo)

3. “[..] o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática

4. “O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava […]” (quarto parágrafo)

5. “Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural […]” (último parágrafo)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das relações semânticas, de cima para baixo.

  • A. concessão / alternância / temporalidade / complementação / finalidade
  • B. temporalidade / adição / proporção / comparação / complementação
  • C. adversidade / temporalidade / explicação / restrição / causalidade
  • D. adversidade / adição / temporalidade / restrição / finalidade
  • E. adversidade / comparação / temporalidade / explicação / causalidade

Uma forma correta de reescrita do trecho iniciado pela conjunção temporal “quando” (l.2) é a seguinte: ao ser informado pelos técnicos em urbanismo que existia oito milhões de ratos na cidade do Rio de Janeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suprimindo-se a expressão de realce, utilizando-se a interrogação indireta e atendendo-se às exigências gramaticais, o último período do primeiro parágrafo poderia ser assim reescrito: Perguntou-lhes como os haviam contado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mantendo-se a informação original e a correção gramatical do texto, a última oração do segundo parágrafo (l.10-11) poderia ser substituída pela seguinte estrutura: e de contínuo desafio à engenhosidade humana por muito tempo ainda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sem prejuízo das relações semântico-sintáticas entre as orações, as duas primeiras orações do último período do texto, “Enquanto uma (...) cuide de si” (l.14-15), poderiam ser assim estruturadas: À medida que a primeira prioriza o momento efêmero, em detrimento do futuro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sem que se contrariem a informação expressa no primeiro período do texto e a prescrição gramatical, a forma verbal “dependem” (R.3) poderia estar flexionada na 3.a pessoa do singular, concordando com o núcleo nominal “faculdade” (R.1), como comprova, no processo de coesão textual, o emprego da expressão “essa faculdade” (l.5) no segundo parágrafo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as exigências de formalidade, uniformidade e impessoalidade dos atos oficiais, é correta a utilização do fecho Atenciosamente em documentos destinados a autoridades superiores ao responsável pelo ato.

  • C. Certo
  • E. Errado
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