Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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Leia este texto.

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Empregaram-se no modo imperativo os seguintes verbos:

  • A. investir e ver.
  • B. ser e aparecer.
  • C. esconder e ter.
  • D. enfrentar e anunciar.

Leia esta passagem de A língua de Eulália: novela sociolinguística.

Considerando as regras de português padrão e as regras de português não padrão, assinale a alternativa que apresenta o procedimento de ensino e aprendizagem que o professor precisaria usar para ensinar a norma padrão para a personagem Eulália.

  • A. O professor identifica em “percurá os home” falada por Eulália uma regra de concordância de português não padrão, mas não intervém, para não a constranger; em um segundo momento, ele expõe a ela a regra de norma padrão de concordância e aplica exercícios de fixação para que Eulália a pratique.
  • B. O professor identifica em “os probrema” falada por Eulália o fenômeno do rotacismo, informa a ela que falou uma variedade do português que existe, porém o professor a conscientiza de que existe a variedade “problema”, usada em outras situações, que Eulália precisa aprender. Para isso o professor utiliza exercícios que contrastam as duas variedades.
  • C. O professor identifica em “môio ingrês” falada por Eulália o fenômeno fonético da assimilação, informa a ela que deve evitar essa variedade, preferindo a variedade padrão, que será ensinada por ele com exercícios que contrastam as duas variedades, substituindo a variedade não padrão pela variedade padrão, melhorando o repertório linguístico de Eulália.
  • D. O professor identifica em “os fósfro” falada por Eulália uma contração de proparoxítona para paroxítona como um problema de ortografia, mas não intervém, porque é uma variedade presente na cultura dela e iria constrangê la; após o diagnóstico, o professor ensina as regras de ortografia para Eulália com exercícios de fixação.

Assinale a alternativa em que se apresentam elementos corretamente analisados dessa letra de música que o professor precisa trabalhar em sala de aula a fim de fazer com que o aluno compreenda os efeitos de sentido pretendidos com o neologismo Cedotardar.

  • A. O neologismo Cedotardar foi formado por justaposição do advérbio “cedo”, mais o advérbio “tarde”, transformado em um verbo na desinência do infinitivo do verbo de tema-a. Esse neologismo gera efeitos de sentido antitéticos, confirmados pela leitura da letra de música, que apresenta um sujeito com sentimentos contraditórios de amor.
  • B. O neologismo Cedotardar foi formado por aglutinação do advérbio “cedo”, mais o advérbio “entardecer”, que perdeu os afixos. Esse neologismo gera efeitos de sentido metonímicos, confirmados pela leitura da letra de música, em que o sujeito é representado apenas por sentimentos dele.
  • C. O neologismo Cedotardar foi formado por justaposição do advérbio “cedo”, mais o advérbio “tarde”, transformado em um verbo na desinência do infinitivo do verbo de tema-a. Esse neologismo gera efeitos de sentido de angústia, confirmados pela leitura da letra de música, em que o sujeito se desespera diante do fim da vida, que para ele chegou cedo.
  • D. O neologismo Cedotardar foi formado por aglutinação do advérbio “cedo”, mais o advérbio “entardecer”, que perdeu os afixos. Esse neologismo gera efeitos de sentido de indecisão, confirmados pela leitura de letra de música, em que o sujeito abruptamente muda de opinião ao dizer que mentiu.

As alternativas apresentam grupos de palavras (com asterisco) grafadas INCORRETAMENTE, em decorrência da influência da oralidade.

Assinale a alternativa em que o processo fonológico responsável pela escrita dessas palavras está identificado INCORRETAMENTE entre parênteses.

  • A. *corre/correr, *luta/lutar, *diverti/divertir. (Apagamento de consoante na coda).
  • B. *dodo/doido, *bobera/bobeira, *loco/louco. (Monotongação).
  • C. *derrepente/de repente, *concerteza/com certeza, *emcima/em cima. (Junção do clítico em uma única palavra morfológica).
  • D. *útima/última, *utra/ultra, *penútimo/penúltimo. (redução de encontro consonantal).

Assinale a alternativa que apresenta análise INCORRETA das estruturas sintáticas frequentemente produzidas por estudantes brasileiros.

  • A.

    O problema da inflação no Brasil é o fato de os cidadãos não serem informados diretamente dos fatores causadores do aumento do preço ao consumidor, de maneira que são passíveis de manipulação pelo governo.

    (Ambiguidade motivada pelo uso de elipse do sujeito do verbo ser na 3ª pessoa do plural “são”).

  • B.

    A solução estaria em aumentar a produção de bens, possibilitando o acesso de toda a população ao dinamismo do mercado consumidor.

    (Ambiguidade, motivada pela oração reduzida de gerúndio).

  • C. Medidas como o aumento de juros pode se recorrer a elas, mas acabam gerando novos problemas. (Sujeito topicalizado, que foi retomado depois por pronome pessoal, motivado pela influência da fala na escrita).
  • D.

    Esse é um tema no qual devemos começar a pensar nele.

    (Sujeito topicalizado, retomado por dois pronomes, repetição motivada por influência da oralidade na escrita).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V V F V.
  • B. F F V V.
  • C. V F V F.
  • D. F V V F.

As tirinhas do Hagar utilizam regência do português padrão e não padrão.

Assinale a alternativa que apresenta uma tirinha do Hagar cujo texto verbal apresenta regência não padrão do português.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Releia este parágrafo do texto Redes sociais: proveitos e riscos.

“Espero não tardar o dia em que as escolas introduzirão em seus currículos a disciplina Redes Sociais. Crianças e jovens serão educados no uso dessa importante ferramenta, aprimorando o olhar crítico, o senso ético e, em especial, a síntese cognitiva, de modo a extrair sentidos ou significações do incessante fluxo de informações e dados.”

As alternativas são reescritas do parágrafo com elementos linguísticos que explicitaram informações que estavam implícitas originalmente.

Assinale a alternativa cuja reescrita manteve o sentido original do parágrafo.

  • A. Espero não tardar o dia em que as escolas introduzirão em seus currículos a disciplina Rede Sociais, pois, com ela, crianças e jovens serão educados no uso dessa importante ferramenta. Para isso, é preciso aprimorar o olhar crítico, o senso ético e, em especial, a síntese cognitiva dos estudantes, a fim de que eles possam extrair sentidos ou significações do incessante fluxo de informações e dados.
  • B. Para aprimorar o olhar crítico, o senso ético e, em especial, a síntese cognitiva dos estudantes, espero não tardar o dia em que as escolas introduzirão em seus currículos a disciplina Redes Sociais, pois, com a extração de sentidos e significações do incessante fluxo de informações e dados, crianças e jovens serão educados no uso dessas ferramentas.
  • C. Espero não tardar o dia em que as escolas introduzirão em seus currículos a disciplina Redes Sociais, pois, com ela, crianças e jovens serão educados no uso dessas importantes ferramentas, o que vai aprimorar o olhar crítico, o senso ético e, em especial, a síntese cognitiva dos estudantes, para que eles possam extrair sentidos e significações do incessante fluxo de informações e dados.
  • D. Para que crianças e jovens sejam educados no uso dessas ferramentas, espero não tardar o dia em que as escolas introduzirão em seus currículos a disciplina Redes Sociais, a fim de que possam extrair sentidos e significações do incessante fluxo de informações, o que vai aprimorar o olhar crítico, o senso ético e, em especial, a síntese cognitiva dos estudantes.

Assinale a alternativa em que NÃO há presença de metalinguagem.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Leia o excerto do livro Cidade de Deus.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca da leitura do excerto de Cidade de Deus.

  • A. O narrador está em uma posição privilegiada de observação, como se estivesse sobre os acontecimentos.
  • B. A metonímia foi utilizada para apresentar as características dos novos moradores como o sincretismo religioso.
  • C. O predomínio de substantivos e verbos na forma nominal denota a intenção de narrar cenas estáticas.
  • D. A aleatoriedade da exposição dos elementos denota o caos que foi a mudança dos novos moradores.
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