Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“...mas que revelam o quanto a rápida expansão do mercado de telefonia móvel e das redes sociais tem permitido a criação e difusão de novos modelos culturais e de comportamento”. A forma verbal “tem permitido”, nesse segmento do texto:

  • A. é forma singular, concordando com “expansão”.
  • B. é forma singular, concordando com “quanto”.
  • C. é forma plural, concordando com “criação e difusão”.
  • D. é forma plural, concordando com “novos modelos culturais”.
  • E. é forma singular, concordando com “mercado de telefonia”.

A opção em que as palavras sublinhadas mostram uma classe diferente nos segmentos do texto é:

  • A. “Dar um rolê – dar uma volta, passear – é gíria antiga”
  • B. “Por que então os rolês ocorridos em janeiro em vários shoppings de São Paulo provocaram tamanha celeuma...”
  • C. “... e mereceram tanto destaque nos meios de comunicação? Os “rolezinhos”, que já vinham acontecendo desde o fim de 2013,...”
  • D. “De um lado, os que viram nos “rolezinhos” uma ameaça social e a quase certeza de um gigantesco arrastão, de tal modo que a segurança supostamente assegurada...”
  • E. “Em ambos os casos, e como em tudo que é polarizado, todas as nuances de argumentação ficaram reduzidas a clichês que nada explicam”

“Como nas Jornadas de Junho, as pessoas foram aderindo à medida que os protestos apareciam como expressões de recusa à liderança dos partidos políticos tradicionais. Sob o impacto daquela onda que tomou conta do país, e aguardando coisa pior com a aproximação da Copa, a imprensa voltou os olhos para os “rolezinhos” depois que um deles acabou em correria e gente presa, provocando a convocação de mais e maiores rolês”.

A opção em que o conectivo sublinhado mostra seu significado de forma correta é:

  • A. como – modo
  • B. à medida que – proporção
  • C. sob – posição superior
  • D. com – companhia
  • E. depois que – lugar

“Em meio a esse clima, reportagens foram publicadas apresentando universos sociais eventualmente estranhos aos telespectadores e/ ou leitores, mas que revelam o quanto a rápida expansão do mercado de telefonia móvel e das redes sociais tem permitido a criação e difusão de novos modelos culturais e de comportamento fora dos circuitos tradicionais e institucionais de trocas simbólicas”. Entre as formas verbais sublinhadas, aquela(s) que mostra(m) voz passiva é(são):

  • A. foram publicadas
  • B. foram publicadas/tem permitido
  • C. apresentando
  • D. apresentando / revelam
  • E. revelam / tem permitido

“De outro lado, os que enxergaram um novo tipo de protesto, com a juventude negra e excluída das periferias invadindo o “templo do consumo” da classe média branca e preconceituosa”. O adjetivo “preconceituosa” se refere a:

  • A. juventude negra e excluída.
  • B. classe média branca.
  • C. os que enxergaram um novo tipo de protesto.
  • D. leitores em geral.
  • E. proprietários de shoppings.

A opção em que a troca de posição dos termos altera o seu significado é:

  • A. reação inicial / inicial reação
  • B. qualquer fenômeno / fenômeno qualquer
  • C. atacando furiosamente / furiosamente atacando
  • D. gigantesco arrastão / arrastão gigantesco
  • E. supostamente assegurada / assegurada supostamente

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. especial elemento de atração (1º parágrafo) = extraordinário polo de tensão.
  • B. projeção contrária dessa sensação (1º parágrafo) = inverso irreal da emoção.
  • C. extinguiu sua dependência (3º parágrafo) = protelou sua subordinação.
  • D. o respeito do desconhecido (4º parágrafo) = à consideração do estranho.
  • E. um lugar que lhe seja próprio (4º parágrafo) = um espaço de pertencimento.

O verbo entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o termo sublinhado na frase:

  • A. As linhas em que o autor viu sabedoria, penso eu, de fato a (exibir).
  • B. As razões a que ele (recorrer) para se sentar ali não convencem ninguém.
  • C. Entre os muitos lugares que (haver) na sala, prefiro o canto junto à janela.
  • D. Quem já morou em vários países nem sempre (alimentar) alguma predileção.
  • E. Aos monges medievais sempre (competir) meditar com grande profundidade.

O fato de estar mal estruturada leva à necessidade de se corrigir a redação da seguinte frase:

  • A. Sempre haverá quem julgue incomparável o seu torrão natal, assim como há quem gostaria de eleger como seu um país estrangeiro.
  • B. Muita gente lamenta não ter nascido em outro país, ao passo que muitos não trocariam nem pelo Paraíso a sua terra natal.
  • C. O ponto de vista do monge medieval, embora pareça inteiramente excêntrico, poucas pessoas compartilhariam tal convicção.
  • D. O nacionalismo é, via de regra, considerado uma virtude, mas há quem veja nele um sentimento menor, pelas restrições que implica.
  • E. As palavras do monge da Saxônia impressionam muito, de fato, até porque vão de encontro a convicções que fazem parte do senso comum.

Transpondo-se para a voz passiva a frase Li outro dia umas linhas muito sábias, a forma verbal resultante será

  • A. foram lidas.
  • B. estive lendo.
  • C. tinha lido.
  • D. tinham sido lidas.
  • E. teria lido.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...