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Língua Portuguesa - Advérbio - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Assinale a alternativa em que a preposição ou o advérbio em destaque, nas frases, tem sua correta indicação de sentido, entre parênteses.
Língua Portuguesa - Advérbio - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
O trecho O psicólogo evolucionista Steven Pinker atribui aos gracejos a propriedade de azeitar as relações sociais. (3.º parágrafo) reescrito, mantém o mesmo sentido do texto e a correta pontuação em:
Língua Portuguesa - Crase - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 19, 27 e 29 do texto.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem uma relação entre um elemento possuidor e um elemento possuído. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o elemento possuidor seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida por esses dois pronomes, respectivamente.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Se a palavra água (l. 11) estivesse no plural, quantas outras palavras na frase deveriam, necessariamente, sofrer modificações para fins de concordância?
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considere as seguintes afirmações referentes a trechos do texto.
I - O trecho Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades deusas do bosque e viram que a água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas (l. 09-12) está em discurso indireto.
II - O trecho Choro por Narciso (l. 14) está em discurso indireto livre.
III - O trecho Mas Narciso era belo?, quis saber o lago (l. 20) está em discurso indireto.
Quais estão corretas?
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta uma frase com sentido literal equivalente ao da frase Quase todo mundo conhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.
( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.
( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).
( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que contém uma versão correta do trecho Ah, não nos espanta que você chore por Narciso (l. 15) em discurso indireto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15, 17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13), chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente, para fins de concordância?
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