Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que a preposição ou o advérbio em destaque, nas frases, tem sua correta indicação de sentido, entre parênteses.

  • A. Até onde o humor pode ir? (finalidade) – 1.º parágrafo
  • B. Vale gozar da religião dos outros? (causa) – 1.º parágrafo
  • C. E quanto a piadas francamente racistas, sexistas e homofóbicas? (modo) – 1.º parágrafo
  • D. Nisso ele até se parece com as religiões ... (intensidade) – 2.º parágrafo
  • E. O filósofo (...) observou que o temor (...) reprime as excentricidades mais salientes do indivíduo. (afirmação) – 2.º parágrafo

O trecho – O psicólogo evolucionista Steven Pinker atribui aos gracejos a propriedade de azeitar as relações sociais. (3.º parágrafo) – reescrito, mantém o mesmo sentido do texto e a correta pontuação em:

  • A. Steven Pinker, psicólogo evolucionista atribui às relações sociais os gracejos, capazes de azeitá-las.
  • B. Steven Pinker, psicólogo evolucionista atribui, às relações sociais os gracejos capazes de azeitá-las.
  • C. Conforme o psicólogo evolucionista Steven Pinker, a propriedade de azeitar as relações sociais, depende dos gracejos.
  • D. O psicólogo evolucionista Steven Pinker, atribui, à propriedade de azeitar as relações sociais os gracejos.
  • E. De acordo com o psicólogo evolucionista Steven Pinker, os gracejos têm a propriedade de azeitar as relações sociais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 19, 27 e 29 do texto.

  • A. a – às – a
  • B. à – às – à
  • C. a – as – a
  • D. à – as – à
  • E. a – às – à

Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem uma relação entre um elemento possuidor e um elemento possuído. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o elemento possuidor seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida por esses dois pronomes, respectivamente.

  • A. Narciso – lago / lago – beleza.
  • B. rosto – Narciso / beleza – Narciso.
  • C. um belo rapaz – lago / beleza – lago.
  • D. um belo rapaz – rosto / Narciso – beleza.
  • E. rosto – um belo rapaz / oportunidade – lago.

Se a palavra água (l. 11) estivesse no plural, quantas outras palavras na frase deveriam, necessariamente, sofrer modificações para fins de concordância?

  • A. Uma.
  • B. Duas.
  • C. Três.
  • D. Quatro.
  • E. Cinco.

Considere as seguintes afirmações referentes a trechos do texto.

I - O trecho Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades – deusas do bosque – e viram que a água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas (l. 09-12) está em discurso indireto.

II - O trecho “Choro por Narciso” (l. 14) está em discurso indireto livre.

III - O trecho “Mas Narciso era belo?”, quis saber o lago (l. 20) está em discurso indireto.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. Apenas II e III.

Assinale a alternativa que apresenta uma frase com sentido literal equivalente ao da frase Quase todo mundo conhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).

  • A. Nem todo mundo desconhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago o dia todo.
  • B. Quase ninguém desconhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que ia contemplar seu rosto num lago todos os dias.
  • C. Quase todo mundo conhece a história grega (original) sobre Narciso: um belo rapaz que, quase todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago.
  • D. Todo mundo conhece a história quase original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago.
  • E. Quase todo mundo conhece a história grega (original) sobre Narciso: um belo rapaz que contemplava, o dia todo, seu rosto num lago.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.

( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.

( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.

( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).

( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. F – F – V – V.
  • B. F – V – V – V.
  • C. F – V – F – F.
  • D. V – V – F – F.
  • E. V – F – F – V.

Assinale a alternativa que contém uma versão correta do trecho “Ah, não nos espanta que você chore por Narciso” (l. 15) em discurso indireto.

  • A. As Oréiades disseram que não lhes espantava que o lago chorasse por Narciso.
  • B. As Oréiades disseram que não as espantava que o lago chorasse por Narciso.
  • C. As Oréiades disseram que não lhes espanta que o lago chore por Narciso.
  • D. As Oréiades diriam que não as espanta que o lago chore por Narciso.
  • E. As Oréiades disseram que “não nos espanta que você chore por Narciso”.

Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15, 17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13), chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente, para fins de concordância?

  • A. chora – chore – eras – poderia.
  • B. choraste – chorava – era – poderias.
  • C. choras – chores – eras – poderias.
  • D. choras – chores – eras – poderia.
  • E. choras – choras – era – poderias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...