Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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No que se refere à organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

Sem prejuízo para a correção gramatical, poderá ser flexionada no singular a locução verbal “estão localizados”, na oração “90% dos municípios nas categorias baixo e médio-inferior do IDEB estão localizados no Norte e no Nordeste do país” (l.4-6).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

O deslocamento do segmento “no dia 4 de dezembro de 2013” (l.1-2) para o início do período, com a supressão das vírgulas que o intercalam e os devidos ajustes de letras maiúscula e minúscula, mantém a correção gramatical do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

O segmento “de que foram cumpridas apenas (...) o período de 2000 a 2010” (l.12-14) exerce a função sintática de complemento do nome “constatação” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

Na linha 26, a forma “mas” poderia ser substituída por embora, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

Os vocábulos “Observatório”, “plenário”, “urgência” e “vigência” são acentuados em decorrência da mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

Na oração “uma vez que o anterior venceu em 2010 e o atual ainda está em tramitação” (l.10-11), as duas ocorrências de “o” fazem referência a “projeto de lei” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Na redação do documento, deve-se evitar prolixidade, solicitando-se objetivamente a celeridade no repasse de recursos, conforme o princípio da concisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qual deve seguir o modelo do padrão ofício, acrescido de vocativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

A forma pela qual o ministro deve ser tratado no documento é Vossa Excelência, e o vocativo deve ser Senhor, seguido do cargo, ou seja, Senhor Ministro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

O texto do documento deve ser arrematado com o fecho Respeitosamente, visto que seu destinatário é uma autoridade hierarquicamente superior. Após o fecho, deve constar apenas o cargo do secretário, sem seu nome, a fim de se garantir o respeito ao princípio da impessoalidade nas comunicações oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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