Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Considerando as informações veiculadas no texto acima, bem como a estrutura e aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo do sentido original do texto, a forma verbal interagir (l.23) poderia ser substituída por relacionar-se ou por comunicar-se.
O pronome pode retomar uma expressão localizada ou toda uma ideia expressa em uma frase inteira.
No texto, o pronome destacado retoma toda uma ideia em:
Em quando poderiam pagar 500 milhões de euros, se o sistema tributário lhes fosse plenamente aplicado (l. 91-92), o verbo poder está conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.
De acordo com a norma-padrão, caso ele seja conjugado no futuro do presente, a forma fosse deverá ser alterada para
De modo a manter a mesma relação de sentido com a frase que o antecede, compondo um único período, o trecho O internauta que clica em Curti e vira fã de uma marca compartilha automaticamente a notícia com toda a sua rede (l. 44-46) deve ser introduzido pela palavra
A concordância está de acordo com a norma-padrão em:
No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos indica entre as partes do período uma relação de
A palavra destacada deve levar o acento grave indicativo de crase, de acordo com a norma-padrão, em:
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Considerando o texto 1, assinale a alternativa em que o vocábulo à direita tem o mesmo significado que o termo transcrito à esquerda.
Considere os trechos extraídos do texto 1.
1. Mesmo quando não compromete a capacidade de compreender e memorizar, a rapidez nos dá menos tempo para pensar no que lemos. (primeiro parágrafo)
2. Segundo seus fundadores, apenas 20% do nosso tempo de leitura é dedicado a decifrar palavras. (segundo parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.
( ) A reescrita seguinte não causa prejuízo gramatical nem de sentido ao enunciado em 1 A rapidez dá-nos menos tempo para pensarmos no que lemos, porquanto não compromete a capacidade de compreender e memorizar.
( ) Em 1, de compreender e memorizar tem a função sintática de complemento nominal.
( ) Em 1, o vocábulo o é um pronome demonstrativo e está combinado com a preposição em.
( ) Em 2, seus é um pronome possessivo e faz referência a leitura dinâmica.
( ) Em 2, é dedicado poderia ser reescrito como são dedicados, em concordância com o sujeito quantificado com expressão de porcentagem.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Considerando aspectos linguísticos, analise as afirmativas abaixo em relação ao trecho extraído do texto 2.
A explosão de uma estrela descoberta, por pura casualidade, por uns estudantes britânicos há pouco mais de um mês se converteu em tema de interesse de astrônomos de todo o mundo, que inclusive apontaram o telescópio espacial Hubble para vê-la. 1. O vocábulo por, nas duas ocorrências sublinhadas, tem o mesmo sentido que na construção lutou por uma vaga. 2. O uso de vírgulas isolando por pura causalidade se justifica por esta construção estar empregada como adjunto adverbial intercalado no período. 3. O sujeito de converteu é indeterminado, o que se evidencia pelo uso da partícula se. 4. A construção de todo o mundo poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por do mundo inteiro. 5. Em vê-la, o pronome sublinhado é objeto do verbo ver e faz referência a a explosão de uma estrela. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...