Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Considere as seguintes afirmações a respeito da classificação sintática de palavra e segmentos do texto.

I - Na linha 1, o segmento a mesma coisa exerce a função sintática de predicativo do sujeito.

II - Na linha 5, a palavra civilidade exerce a função sintática de objeto direto.

III - Na linha 8, o segmento de família exerce a função sintática de adjunto adnominal.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase são preenchidas, respectivamente, com:

  • A. Abordaram-se ... fizessem ... à semelhança ... à
  • B. Abordou-se ... fizessem ... a semelhança ... da
  • C. Abordaram-se ... fizesse ... a semelhança ... a
  • D. Abordou-se ... fizessem ... à semelhança ... a
  • E. Abordaram-se ... fizesse ... semelhança ... da

E o Tejo entra no mar em Portugal

O elemento que exerce a mesma função sintática que o sublinhado acima encontra-se em

  • A. a fortuna. (4ª estrofe)
  • B. A memória das naus. (2ª estrofe)
  • C. grandes navios. (2ª estrofe)
  • D. menos gente. (3ª estrofe)
  • E. a América. (4ª estrofe)

Está gramaticalmente correta a redação que se encontra em:

  • A. As sociedades cada vez mais complexas que se vê hoje nas grandes cidades, parecem ter menos habilidade para lidar com a imigração, que, no entanto, marca a vida moderna.
  • B. Alguns entendem que a mistura de classes sociais, culturas, línguas, etnias e religiões encontrados na cidade sejam o melhor antídoto que se inventou contra a intolerância.
  • C. Enquanto o consumo, balizado pelo poder aquisitivo, costuma tender à desigualdade, a política existe para garantir que um local público, como uma praça, por exemplo, seja de fato para o uso da coletividade.
  • D. Sempre houve conflito entre os diversos grupos sociais, contudo hoje manifestam-se, de acordo com o pensador Richard Sennett, como uma espécie de indiferença pelo outro, como se o diferente simplesmente não existisse.
  • E. Podem haver, na modernidade, sociedades cujas massas são invisíveis para as elites, mas os diversos grupos que as compõem, por sua vez, vem se tornando mais distantes e menos capazes de interagir entre si.

Considerando a correção e as relações de sentido estabelecidas no texto, afirma-se corretamente:

  • A. O sinal indicativo de crase é facultativo e pode ser inserido no elemento sublinhado em: a defesa do interesse individual não deve ser antagônica a uma visão solidária da coletividade.
  • B. Sem prejuízo do sentido original, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “multidão” em: Na cidade, vivemos com uma multidão que não escolhemos.
  • C. No segmento ...o sujeito é anônimo na multidão, por isso está livre para ser ele mesmo..., o elemento em destaque pode ser substituído por “conquanto”.
  • D. O elemento sublinhado em Uma conversa que não supõe concordância total... introduz uma restrição ao termo imediatamente anterior.
  • E. O elemento sublinhado em Uma conversa que não supõe concordância total... introduz uma restrição ao termo imediatamente anterior.

No segmento do texto

  • A. não há limites para a insânia, o elemento sublinhado é o sujeito.
  • B. desolado ante o espetáculo da humanidade, a expressão sublinhada tem o valor de em vista do.
  • C. Eu próprio teria fornecido ao meu amigo umas ilustrações de insânia, a forma verbal está na voz passiva.
  • D. rir de si mesmo é uma virtude, exemplifica-se um caso de oração sem sujeito.
  • E. motivos não me faltam, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por não há de me faltar.

Os elementos que exercem a mesma função sintática encontram-se sublinhados em:

  • A. Essa rapidez impede que os olhos desfrutem da paisagem / Um filme de Elvis Presley.
  • B. sem que disso as pessoas se deem conta / Passa-se em segundos por séculos de civilização...
  • C. Passa-se em segundos por séculos de civilização / Sensação de que se é parte de um cenário.
  • D. Não cabem passos lentos, olhares perdidos / ... o espaço se transforma em cenário...
  • E. lobbies que se comunicam / Na praia de Waikiki, os hotéis têm...

Ambos os termos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática na frase:

  • A. “Campo” e “cidade” são palavras muito poderosas.
  • B. O termo inglês country pode significar tanto “país” quanto “campo”.
  • C. uma dessas realizações é a cidade.
  • D. O campo passou a ser associado a uma forma natural de vida.
  • E. entre os tradicionais extremos de campo e cidade existe uma ampla gama de concentrações humanas.

Enxergaram-se como proprietários de suas esposas; elas são um de seus bens; o adultério as rouba.

Dando nova redação à frase acima, ela se manterá coerente e formalmente correta em:

  • A. Ainda que se vejam como proprietários, os homens consideram que o adultério as rouba, tal e qual pode acontecer com um de seus bens.
  • B. Os homens entendem o adultério como um roubo, uma vez que consideram suas esposas um bem de que um terceiro se apropria.
  • C. Como as esposas são bens inalienáveis dos homens, qualifica-se como roubo aquele que as usurpam de seu legítimo proprietário.
  • D. Uma vez premeditado o adultério como um roubo, os homens passam a ver suas esposas como parte de seu patrimônio do qual foi usurpado.
  • E. Não obstante se considere que as esposas sejam parte de seus bens, os homens passam a ver como um roubo o adultério que os privam delas.

Os tempos e os modos verbais estarão corretamente articulados na frase:

  • A. Eduardo Coutinho, morto em 2014, destacara-se como um mestre dos documentários, cuja arte contemplasse o depoimento vivo, sempre que rejeitava o retrato estereotipado das pessoas.
  • B. A exemplo do que houvesse na arte de Eduardo Coutinho, o primeiro passo de toda política deveria ter levado em conta o respeito pela condição singular do outro, conquanto, para isso, surgiam dificuldades.
  • C. Caso não fizesse dessa obsessão um eixo de sua trajetória, Coutinho não viveria como um artista crítico, para quem já houvesse arte encarnada no corpo e suspensa no espírito do outro.
  • D. Em seu processo criativo, Coutinho saberia ver e ouvir e, consequentemente, havia se acercado da história de cada um como um processo sensível e inacabado, sem que fosse necessário ajustar conceitos.
  • E. A obsessão que Coutinho demonstraria pela cena da vida era similar à que tivesse pela arte, e isso fez com que seja quase impossível, para Coutinho, opor personagem a pessoa.
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