Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Está plenamente correta a redação da seguinte frase:
Está inteiramente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
Na frase É o preço que se paga pelo desapego à memória, que finaliza o texto, a expressão sublinhada está se referindo ao fato de que
Tendo como referência os aspectos gramaticais do texto, julgue os próximos itens.
A oração de produzir materiais preciosos (l.1) e o termo de ENERGIA ELÉTRICA (l.2) desempenham a mesma função sintática no período.Cada um dos itens a seguir, que apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto entre aspas , deve ser julgado certo se, ao mesmo tempo, a proposta estiver gramaticalmente correta e não acarretar prejuízo ao sentido original do texto, ou errado, em caso contrário.
Obviamente os membros da família (...) da agressão (l. 9 a 11): Os integrantes da família apavoram-se, de fato, perante à possibilidade da agressão.Instrução: As questões 49 e 50 estão relacionadas à redação oficial.
Considere os três enunciados abaixo e as respectivas propostas de reescrita.
1 - Quando tivermos recebido a ordem de serviço, executaremos logo a tarefa. → Tendo recebido a ordem de serviço, executaremos logo a tarefa.
2 - Revelou aos colegas que se havia casado. → Revelou aos colegas haver-se casado.
3 - Quando terminou a audiência, fomos para casa. → Terminada a audiência, fomos para casa.
Quais propostas são gramaticalmente corretas e semanticamente equivalentes?
Cada um dos itens subsequentes apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto de M. Said Ali, que deve ser julgada certa se estiver devidamente pontuada e gramaticalmente correta e mantiver as informações do texto, ou errada, em caso contrário.
Surge a inovação, formulada acaso por um ou poucos indivíduos; se tem a dita de agradar, não tarda a generalizar-se o seu uso no falar do povo. (l. 22 a 24): A novidade aparece, criada, talvez, por uma ou algumas pessoas; se elas tem a sorte de satisfazer o povo, não demora a propagar-se a utilização na fala.Cada um dos itens subsequentes apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto de M. Said Ali, que deve ser julgada certa se estiver devidamente pontuada e gramaticalmente correta e mantiver as informações do texto, ou errada, em caso contrário.
Neste ponto, nunca será a linguagem escrita, dada a sua tendência conservadora, espelho fiel do que se passa na linguagem falada. (l. 19 a 22): A linguagem escrita nesse aspecto jamais será cópia exata àquilo que ocorre na linguagem oral, por sua propensão tradicionalista.Cada um dos itens subsequentes apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto de M. Said Ali, que deve ser julgada certa se estiver devidamente pontuada e gramaticalmente correta e mantiver as informações do texto, ou errada, em caso contrário.
Mas os escritores antigos evitavam afastar-se da prática recebida de seus avós e, posto que muitas concessões tivessem de fazer ao uso para serem entendidos, propendiam mais a utilizar-se de recursos artificiais que dessem ao estilo certo ar de gravidade e acima do vulgar. (l. 43 a 47): Porém os escritores antigos furtavam-se a distanciar-se do uso adquirido de seus avós e, uma vez que diversas transigências se tivesse de fazer à prática a fim de serem compreendidos, inclinavam-se mais a empregar meios factícios que imprimissem ao seu modo de escrever alguma mostra de sobriedade e superior ao popular.Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos a aspectos gramaticais do texto de Graciliano Ramos.
Os termos escandalosamente (l.8) e bonito (l.27) exercem, nas orações a que pertencem, a mesma função sintática.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...