Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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... os direitos individuais predominariam sobre os direitos divinos... (1º parágrafo)

O segmento que exerce a mesma função sintática do sublinhado acima está em:

  • A. ... intensamente discutida nos cafés parisienses.
  • B. ... todo o poder emanava do rei...
  • C. ... criaram o laboratório onde seriam testadas com sucesso as ideias...
  • D. ... nobre francês que havia lutado ao lado dos americanos...
  • E. O paradigma da nova era aparecia logo na certidão...

Três vezes voltou Saint-Hilaire ao interior do Brasil...

O elemento em destaque na frase acima exerce a mesma função sintática que o segmento grifado em:

  • A. “Os livros de Auguste Saint-Hilaire (...) leem-se aos quinze anos como...”
  • B. Nenhum estrangeiro deixou entre nós lembrança mais simpática.
  • C. Pelo desconforto dos nossos dias, apesar das estradas de ferro e do automóvel, podemos avaliar as dificuldades e fadigas...
  • D. A fama de Auguste Saint-Hilaire não teve a projeção da de seu irmão Geoffroy, o continuador de Lamarck...
  • E. “...exposta com tanta clareza e simplicidade que a profundeza do julgamento parece apenas bom senso”.

Considerando que cada uma das opções abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita mantém o sentido da informação originalmente apresentada e preserva a correção gramatical do texto.

  • A. “o projeto decerto impulsionou o julgamento dos processos considerados importantes para as eleições gerais de 2014” (l. 16 a 18): o projeto certamente estimulou o julgamento dos processos tidos como importantes para as eleições gerais de 2014
  • B. “Lançado em 1.º de outubro de 2013 ... Lei Complementar n.º 135/2010” (l. 1 a 3): O Projeto Pauta Limpa lançado em 1.º de outubro de 2013 teve como principal intuito dar cumprimento ao propósito normativo da Lei Complementar n.º 135/2010
  • C. consiste em aplicar ... processo eleitoral” (l. 4 e 5): consiste no emprego, diretamente, no processo eleitoral dos princípios da probidade e moralidade administrativas
  • D. “O projeto... metas prioritárias” (l. 6 e 7): De modo simples e direto, o Projeto Pauta Limpa foi sustentado a partir do estabelecimento de três metas preferenciais
  • E. “julgar até 19/12/2013 ... mandato eletivo” (l. 8 a 10): julgar todos os processos que contenham pedidos resultantes na perda do mandato eletivo até 19/12/2013, em primeira instância

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A. Os verbos impor e dispor, empregados, respectivamente, nas linhas 25 e 37, recebem a mesma classificação no que se refere à transitividade.
  • B. O termo “a legítima expectativa” (l.30) e a oração “aguardar até o dia da votação” (l. 40 e 41) desempenham a mesma função sintática.
  • C. O termo “dúvida” (l.36) exerce a função de sujeito na oração em que ocorre.
  • D. Os termos “por órgãos estatais” (l.9) e “dos preceitos morais” (l.25) exercem a função de complemento verbal nos períodos em que ocorrem.
  • E. Na linha 15, as palavras “livre” e “conscientemente” modificam, respectivamente, “eleitor” e “comparece”.

... meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu a um estranho carinho... (3º parágrafo)

Sem que seja feita qualquer outra alteração, a frase acima permanecerá correta caso o verbo sublinhado seja substituído pelo que consta em:

  • A. deu lugar
  • B. transformou-se
  • C. foi vencido
  • D. transgiu
  • E. trocou-se

A frase cuja REDAÇÃO está inteiramente clara e correta é:

  • A. Para quem acredita em destino e que o dia da morte está marcado, nada nem ninguém pode alterá-la ou prolongá-la, e nenhum remédio poderia ser proscrito para salvar aquele que já está condenado.
  • B. Não foi absolutamente efêmera há glória de Gonçalves Dias, mas ao contrário duradoura e imperecível, já que ainda hoje o autor da “Canção do exílio” é considerado um dos maiores poetas brasileiros de que conhecemos.
  • C. Outra extraordinária coincidência na biografia de Gonçalves Dias é a composição de um poema chamado “O mar”, em cujos versos aquele que viria a morrer num naufrágio alude ao “oceano terrível” e à própria morte.
  • D. Senão tivesse morrido no naufrágio do Ville de Boulogne, é possível que Gonçalves Dias não sobreviveria muitos dias à seu desembarque, pois seu estado de saúde era de fato muito grave.
  • E. Ser dado por morto e estar bem vivo, numa experiência das mais inquietantes que o ser humano pode vir a conhecer, cuja é talvez ainda mais terrificante quando se depara de repente com a notícia da própria morte.

Suspensa a sessão, começaram as homenagens...

O segmento grifado exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento também grifado em:

  • A. As comunicações se arrastavam a passo de cágado.
  • B. O brigue chegou a Marselha com um morto a bordo.
  • C. Ao ler o seu necrológio no jornal outro dia...
  • D. Terá sido devorado pelos tubarões.
  • E. ... dois meses depois chegou o desmentido...

Manaus é uma cidade como as outras, só que ela tem, como as outras cidades, algumas particularidades...

Mantêm-se as relações de sentido do texto substituindo-se o segmento sublinhado por:

  • A. uma vez que
  • B. no entanto
  • C. se acaso
  • D. conquanto
  • E. embora

No contexto, o segmento que restringe o sentido do termo imediatamente anterior encontra-se em:

  • A. ... que um simples depósito de carbono... (2º parágrafo)
  • B. ... que contém uma miríade de células vivas... (1º parágrafo)
  • C. ... que abra espaço para a reconstrução ecológica da floresta... (4º parágrafo)
  • D. ... que saíram do oceano há 400 milhões de anos... (1º parágrafo)
  • E. ... que a natureza é propelida pela luz solar... (último parágrafo)

De fato, a grande originalidade da Europa não foi a escravidão; foi, pelo contrário, a existência de movimentos abolicionistas que terminaram com ela. (7º parágrafo)

Mantém-se, em linhas gerais, o sentido da frase, substituindo-se o segmento grifado por:

  • A. foi não obstante a escravidão, apesar da existência
  • B. não só foi a escravidão, mas também a existência
  • C. ao invés de ter sido a escravidão, mas a existência
  • D. não foi a escravidão, mas, sim, a existência
  • E. não foi a escravidão, todavia, sem a existência
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