Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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“A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”. (Nouailles)

A segunda oração desse pensamento tem valor de:

  • A. consequência;
  • B. modo;
  • C. comparação;
  • D. causa;
  • E. concessão.

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; essa frase do texto 2 tem seu sentido alterado se for reescrita da seguinte forma:

  • A. Faz bem, apesar de eu não lembrar bem para o quê;
  • B. Ainda que eu não lembre bem para o quê, faz bem;
  • C. Não lembro bem para o quê; faz, porém, bem;
  • D. Não lembro bem para o quê, malgrado faça bem;
  • E. Não lembro bem para o que faz bem.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. instrumentos de tortura ou depreciação (1º parágrafo) = meios de aviltamento ou rejeição.
  • B. ritmo mecânico e hipnótico (3º parágrafo) = toque automático e insone.
  • C. alardeia os infernais decibéis (3º parágrafo) = propaga os pérfidos excessos.
  • D. alimentando o círculo vicioso (3º parágrafo) = nutrindo a esfera pecaminosa.
  • E. clássicos que lhe digam algo (4º parágrafo) = eruditos que lhe transmitam alguma coisa.

“As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas”; a maneira de reescrever-se esse segmento do texto 2 que altera o seu sentido original é:

  • A. As causas do acidente são humanas e técnicas.
  • B. As causas do acidente são humanas, além de técnicas.
  • C. As causas não só são humanas como são técnicas.
  • D. As causas do acidente, embora humanas, também são técnicas.
  • E. As causas do acidente, sem deixar de ser humanas, também são técnicas.

Sem prejuízo para o sentido da frase, o elemento sublinhado pode ser substituído pelo que está entre parênteses em:

  • A. isso não é de estranhar, se aquilatarmos o quanto elas representam na vivência das comunidades humanas (ainda que relativizemos)
  • B. À cidade associou-se a ideia de centro de realizações (Se acobertou na cidade)
  • C. A visão (...) pode variar conforme a perspectiva pessoal (não obstante o ponto de vista)
  • D. É bem verdade que se trata de uma visão da cidade antes da azáfama (Está patente que se fala)
  • E. porém não há como não reconhecer esse sentimento de entusiasmo (ainda que não se constate)

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. pulveriza a certeza absoluta (1º parágrafo) = aniquila a convicção imperiosa
  • B. ditasse a urgência (2º parágrafo) = consumasse a precipitação
  • C. suspender a verdade ilusória (3º parágrafo) = ir ao encontro da ilusão convincente
  • D. avaliar um problema pelo ângulo estrito (3º parágrafo) = retificar uma questão aprimorando o foco
  • E. o exame mais detido da matéria (3º parágrafo) = a prova mais recôndita da tese defendida

Com referência às ideias apresentadas no texto precedente e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados caso a oração “que se lhe contrapôs” (l. 7 e 8) fosse reescrita como que foi contraposto a ele.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se as informações apresentadas no texto, depreende-se que a palavra “sehnsucht” NÃO assume o sentido de

  • A. obstinação.
  • B. ânsia do infinito.
  • C. aspiração a estados ou objetos desconhecidos.
  • D. esperança.
  • E. ilusão com relação ao futuro.

A frase Será que fazia sentido preservar o passado, uma vez que estava começando uma nova era? tem seu sentido preservado numa nova e correta redação em:

  • A. Teria sentido caso se conserve o passado na medida em que começa um novo tempo?
  • B. Que sentido poderia haver o passado quando se preserva numa nova etapa histórica?
  • C. Assim que se principia um novo tempo, faria sentido ainda quando se preservasse o passado?
  • D. Em virtude dos novos tempos que estavam chegando, faria sentido manter vivo o passado?
  • E. Em virtude dos novos tempos que estavam chegando, faria sentido manter vivo o passado?

A respeito da linguagem e do vocabulário empregados no texto anterior, julgue (C ou E) os itens seguintes.

No primeiro parágrafo, o emprego, em sentido figurado, do substantivo “calor” (l.4) e da forma verbal “morrem” (l.8) contribuiu para a expressividade da linguagem dos segmentos em que esses vocábulos se inserem.

  • C. Certo
  • E. Errado
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