Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre os sinais de pontuação, a vírgula é o que desempenha o maior número de funções. A coluna da esquerda apresenta funções da vírgula e a da direita, exemplo de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 4, 1, 3, 2
  • B. 2, 4, 1, 3
  • C. 2, 4, 3, 1
  • D. 3, 2, 4, 1

Atente para as afirmativas abaixo.

I. No segmento para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência, o sinal indicativo de crase deverá ser suprimido caso se substitua o elemento sublinhado por “sincronização”.

II. Sem prejuízo para a correção e o sentido, o sinal de travessão pode ser substituído por dois-pontos no segmento “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência – incita a reflexão...

III. O segmento sublinhado em que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto A justiça social como norma constitucional, julgue os seguintes itens.

À semelhança do que ocorre com a expressão “em síntese” (l.9), o trecho “que seja justa” (l. 6 e 7) constitui uma expressão explicativa, razão por que também poderia ser isolado por um par de vírgulas, sem que isso acarretasse prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto A validade e a eficácia das normas jurídicas, julgue os itens a seguir.

Em “seja esta moral, seja de direito natural” (l.5), é obrigatório o emprego da vírgula para indicar a relação de alternância entre os elementos de orações de mesmo nível sintático.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia”.

O emprego das vírgulas, nesse caso, se repete, pela mesma razão, em:

  • A. “Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta,...”;
  • B. “Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade...”;
  • C. “... ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas...”;
  • D. "Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita”;
  • E. “faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner”.

Observe as seguintes frases do texto 1: “ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem” e “tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita”.

Sobre o emprego dos dois pontos (:) nesses segmentos, é correto afirmar que:

  • A. nos dois casos há explicitação de termos anteriores;
  • B. nos dois casos, os dois pontos precedem uma enumeração;
  • C. apenas no segundo caso há uma enumeração;
  • D. apenas no primeiro caso há uma explicitação;
  • E. nos dois casos essa pontuação poderia ser substituída por vírgulas.

Considere as seguintes afirmações sobre o uso de sinais de pontuação no texto.

I. Os travessões colocados antes e depois da sequência “para pôr a casa em ordem” (l. 21-22) poderiam ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo do significado e da correção do período.

II. A vírgula colocada depois de rapidamente (l. 24) poderia ser substituída por ponto final, iniciando-se o período seguinte com letra maiúscula, sem prejuízo do significado e da correção do período.

III. A vírgula colocada depois de país (l. 38) poderia ser suprimida, sem prejuízo do significado e da correção do período.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e II.
  • E. I, II e III.

Considere as seguintes afirmações sobre o uso de sinais de pontuação no texto.

I - A vírgula colocada depois da palavra parecidos (l. 1) poderia ser suprimida, sem acarretar erro ou alteração do significado da frase.

II - As vírgulas antes e depois de e sejam (l. 8) poderiam ser substituídas por travessões, sem acarretar erro ou alteração do significado.

III - O ponto final que ocorre após escolaridade (l. 26) poderia ser substituído por dois-pontos, iniciando-se a frase seguinte com letra minúscula.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

As palavras “preservar” e “catequizar” aparecem entre aspas porque pretendem:

  • A. destacar a importância das ações citadas;
  • B. ironizar as intenções de quem as empregam;
  • C. repetir palavras alheias;
  • D. mostrar a preocupação mundial com a Amazônia;
  • E. valorizar algumas ações em relação à Amazônia.

No texto 2, ao atribuir a um economista conhecido a citação entre aspas, a autora do texto pretende certamente:

  • A. prestigiar a fala de um amigo;
  • B. criticar a linguagem popular do economista;
  • C. demonstrar a importância do tema tratado;
  • D. dar autoridade à opinião expressa;
  • E. passar clareza no tratamento do tema.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...