Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Considerando o estabelecido no Manual de Redação da Presidência da República e supondo que o texto constitua uma correspondência oficial, assinale a alternativa correta.

  • A. Para a correta padronização do texto no que se refere aos pronomes de tratamento, “Vossa Senhoria” deveria ser substituído por “Sr.”.
  • B. O documento em tela caracteriza-se pela impessoalidade, haja vista a natureza do assunto tratado.
  • C. Embora o texto seja compreensível, nele se evidenciam a coloquialidade bem como a falta de concisão e de uniformidade na linguagem.
  • D. A modalidade de comunicação apresentada é comumente utilizada para tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.
  • E. Nesse tipo de documento, os parágrafos não devem ser numerados.

Assinale a alternativa correta acerca de telegrama e de e-mail como comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

  • A. Diferentemente do e-mail, o formato e a estrutura do telegrama oficial seguem um padrão rígido, por ser esta uma comunicação necessariamente concisa.
  • B. Em situações corriqueiras que envolvam o encaminhamento de comunicações oficiais, deve-se fazer uso do telegrama quando não for possível o envio de e-mail ou fax.
  • C. A mensagem do e-mail que encaminha algum arquivo deve trazer todas as informações relativas a seu conteúdo, para rápida e precisa identificação do assunto pelo destinatário.
  • D. O campo “assunto” do formulário de e-mail deve ser preenchido de modo que a organização documental do destinatário e do remetente seja facilitada.
  • E. Atualmente, uma mensagem oficial transmitida por e-mail só terá valor documental se a lei exigir certificação digital que ateste a veracidade de seu conteúdo.

Com relação às ideias e a aspectos morfossintáticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Dado que “para os estudos” (linhas 2 e 3) e “de multa apenas” (linha 4) indicam circunstâncias relacionadas, respectivamente, a “necessários” (linha 2) e a “passível” (linha 4), estaria correto colocar tais expressões no final das orações em que se inserem.
  • B. Na linha 4, o pronome demonstrativo “isso” retoma, de forma resumitiva, as ideias contidas nas orações anteriores.
  • C. Na linha 5, a substituição de “comum” por reles e de “rentável” por lucrativa manteria o sentido e a correção gramatical do texto.
  • D. Da construção do período “Os ladrões [...] ajuda de cordas.” (linhas de 6 a 8) é correto inferir que está sendo feita uma comparação entre pás de madeira e outros instrumentos usados, na época, para cavar a terra.
  • E. No seguinte período “Geralmente eles não levavam roupas e joias, já que isso acarretaria condenações mais pesadas.” (linhas 8 e 9), a oração que expressa a ideia de causa poderia ser corretamente introduzida por conquanto.

Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical, o período “Com o crescimento desse mercado e a exigência por corpos frescos, ficaram conhecidos alguns casos de pessoas que passaram até a matar outras para vender seus corpos.” (linhas de 9 a 12) poderia ser reescrito da seguinte forma:

  • A. Também notabilizaram-se vários casos de pessoas que passaram a matar outras a fim de vender seus corpos, com a ampliação desse mercado e a exigência de corpos de pessoas recém-mortas.
  • B. Alguns casos de pessoas que passaram a matar outras a fim de vender seus corpos até notabilizaram-se, com a diversificação desse mercado e a demanda por corpos de pessoas recém-mortas.
  • C. Com a expansão desse mercado e a exigência de corpos de pessoas recém-mortas, notabilizaram-se mesmo assim alguns casos de pessoas que, a fim de vender seus corpos, passaram a matar outras.
  • D. Notabilizaram-se alguns casos de pessoas que passaram a matar outras a fim de vender seus corpos, mesmo com o ocaso desse mercado e da demanda por corpos de pessoas recém-mortas.
  • E. Com a ampliação desse mercado e a demanda por corpos de pessoas recém-mortas, notabilizaram-se alguns casos de pessoas que passaram inclusive a matar outras a fim de vender seus corpos.

Assinale a alternativa que apresenta trecho do texto em que a preposição “a” poderia ser corretamente substituída por para, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical desse segmento, fazendo-se a devida separação dos elementos contraídos, se necessária.

  • A. “[...] prática de um crime e relacionar o delito ao autor” (linhas 8 e 9)
  • B. “[...] conseguem-se provas materiais, que são essenciais à investigação de crimes” (linhas 11 e 12)
  • C. “[...] em contraponto às provas testemunhais [...]” (linha 13)
  • D. “[...] pode ligar, por exemplo, um possível suspeito à determinada localidade” (linhas 19 e 20)
  • E. “[...] fazer o levantamento do perfil genético de alguém a partir de um simples toque.” (linhas de 34 a 36)

Assinale a alternativa em que o termo destacado estabelece uma relação de oposição entre as informações.

  • A. ... tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública. (primeiro parágrafo)
  • B. ... não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira. (segundo parágrafo)
  • C. ... sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos... (terceiro parágrafo)
  • D. ... sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”... (quarto parágrafo)
  • E. ... se há muitos criminosos armados, isso se deve, em larga medida, ao comércio legal de armas... (sexto parágrafo)

Assinale a alternativa em que a reescrita do texto está coerente com seu sentido original e em conformidade com a norma-padrão.

  • A. ... a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista... (segundo parágrafo) = ... a maior parte do material bélico com o qual se pratica crimes em território paulista...
  • B. ... proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados... (terceiro parágrafo) = ... valores que sobe para 82% quando se levam em conta somente o material confiscado...
  • C. ... costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas... (quarto parágrafo) = ... costuma ser usado por aqueles que apregoam a facilitação do comércio de armas...
  • D. ... isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país. (quinto parágrafo) = ... isso significa que um dia legalmente se vendeu esses artefatos no país.
  • E. Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve, em larga medida... (sexto parágrafo) = Ou seja, se existe muitos criminosos armados, isso se deve, em larga medida...

Leia a charge.

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, a lacuna na fala da personagem deve ser preenchida com:

  • A. a quatro meses
  • B. há quatro meses
  • C. à quatro meses
  • D. fazem quatro meses
  • E. tem quatro meses

Assinale a alternativa em que a reescrita do texto mantém o sentido original e a correção gramatical.

  • A. ... e que sois poderoso, quando faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão. = ... e que sois poderoso, conquanto faltem homens, para fazer das pedras filhos de Abraão.
  • B. ... nos têm ensinado que depois de Adão não criastes homens de novo... = ... nos têm ensinado aonde depois de Adão não criastes homens de novo...
  • C. Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e porque eles se escusaram... = Mandastes chamar os convidados que tínheis escolhido, e como eles se escusaram...
  • D. E se esta é (...) a regular disposição de vossa providência divina, como a vemos agora... = E se esta é (...) a regular disposição de vossa providência divina, pois a vemos agora...
  • E. Pois se nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir... = Embora nós, que fomos os convidados, não nos escusamos nem duvidamos de vir…

Nas passagens “... todos querem ser atuais, atualíssimos...” e “... pois, ai de nós!, o futuro de hoje é o passado de amanhã...”, as expressões em destaque remetem, respectivamente, para o sentido de

  • A. intensidade e lamento.
  • B. ironia e esperança.
  • C. afetividade e dúvida.
  • D. intensidade e alegria.
  • E. afetividade e tristeza.
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