Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Na Língua Portuguesa, há adjetivos que têm uma única forma para referir-se ao masculino e ao feminino. Assinale o trecho do texto que NÃO apresenta exemplo desse fato linguístico.

  • A. A Toyota é uma grande fabricante de modelos híbridos
  • B. O radical e pequenino i-Road certamente valeu a espera.
  • C. tenta inserir pequenos veículos elétricos na rede de transporte público.
  • D. como parte de um novo e inteligente projeto de mobilidade urbana

... sei até onde está o velho caderno com o velho poema. (último parágrafo)

Quanto ao termo sublinhado no segmento acima, é correto afirmar que se trata de

  • A. advérbio de lugar, que modifica o sentido de "estar", e pode ser substituído, juntamente com "onde", por "aonde".
  • B. preposição, que modifica o sentido de "onde", e expressa um limite espacial.
  • C. preposição, que modifica o sentido de "estar", e pode ser substituída por "também".
  • D. advérbio de afirmação, que modifica o sentido de "saber", e pode ser substituído por "sim", entre vírgulas.
  • E. advérbio de intensidade, que modifica o sentido de "saber", e pode ser substituído por "inclusive".

Na frase “Desde então observam-se com maior frequência episódios críticos de poluição do ar”.

A observação correta que poderia melhorar a escrita desse segmento do texto 1 é:

  • A. “observam-se” deveria ser substituído por “vê-se”;
  • B. o termo “maior” deveria ser substituído por “mais”;
  • C. o vocábulo “frequência” deveria ser substituído por “intensidade”;
  • D. o vocábulo “episódios” deveria ser substituído por “capítulos”;
  • E. a expressão “poluição do ar” deveria ser substituída por “poluição aérea”.

“...novas fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biomassa”.

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo “como” introduz uma:

  • A. enumeração de todas as fontes alternativas;
  • B. exemplificação de alguns tipos de fontes alternativas;
  • C. comparação com algumas outras fontes de energia;
  • D. explicação do que são fontes alternativas de energia;
  • E. interrogação sobre novas fontes de energia.

Ambas as palavras têm certa equivalência no tocante ao seu sentido intermediário... (último parágrafo)

Mantendo-se o sentido e a correção gramatical, o segmento destacado acima pode ser substituído, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, por:

  • A. quanto à
  • B. com relação a
  • C. já que
  • D. uma vez que
  • E. salvo

“A Metamorfose”, por exemplo, teve de esperar até 1929 para ser traduzida ao tcheco, o idioma oficial da então Tchecoslováquia. (3º parágrafo)

No contexto, o termo então, em destaque, expressa circunstância de

  • A. qualidade.
  • B. modo.
  • C. lugar.
  • D. dúvida.
  • E. tempo.

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes.

A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:

  • A. Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo;
  • B. Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força;
  • C. Está bem alimentado, mas não comeu bem;
  • D. Bem feito!, disse ela bem alto;
  • E. Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido.

“Esquece-se dos outros porteiros; parece-lhe que o porteiro é o único [...]”. O uso do termo destacado sugere que:

  • A. a próclise revela a natureza informal do texto.
  • B. a ênclise revela a natureza informal do texto.
  • C. a ênclise revela o caráter normativo gramatical da construção frasal.
  • D. o pronome oblíquo antes do verbo é facultativo na variedade padrão.
  • E. o pronome oblíquo depois do verbo é facultativo na variedade padrão.

Em “a partir do momento em que se tem um aparelho”, quanto à correção gramatical, é correto afirmar que, no trecho citado, há o emprego:

  • A. correto da próclise, pois o pronome “que” atrai o “se”.
  • B. correto da ênclise, pois o pronome “que” atrai o “se”.
  • C. incorreto da próclise, pois o pronome “se” deve situar-se após o “que”.
  • D. incorreto da ênclise, pois o pronome “se” deve situar-se após o “que”.
  • E. incorreto da mesóclise, pois o pronome “se” deve situar-se após o “que”.

As leis? Ora, como são os homens que elaboram as leis, eles usam essas leis a seu favor, dão a essas leis um caráter coercitivo, tornam essas leis um instrumento de penalização das mulheres adúlteras.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. elaboram-nas − usam-lhes − dão-lhes − tornam-lhes
  • B. as elaboram − usam-nas − dão-nas − as tornam
  • C. elaboram-lhes − as usam − lhes dão − lhes tornam
  • D. elaboram-nas − lhes usam − dão a elas − tornam-lhes
  • E. as elaboram − usam-nas − dão-lhes − tornam-nas
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