Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), aviso e ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. Entretanto, o

  • A. aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
  • B. ofício é uma das modalidades de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • C. aviso é um instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.
  • D. aviso é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida.
  • E. ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

Quanto às atas de reunião, é correto afirmar que

  • A. o texto deve ser escrito de modo legível, sem abreviaturas e, para melhor clareza, deve ser dividido em parágrafos com correta pontuação.
  • B. as atas devem ser assinadas pelas pessoas que secretariaram a reunião, exceto quem a presidiu.
  • C. este documento não pode conter rasuras; caso ocorra algum erro, consertar com “DIGO” ou “EM TEMPO”.
  • D. deve constar um Termo de Abertura, datado e assinado por pessoa autorizada na última página de um livro ATA.
  • E. deve constar: cabeçalho, nome e endereço da empresa, o resumo dos assuntos, e o local, data e hora da finalização.

Os atos e expedientes oficiais precisam informar com clareza e objetividade, uma vez que precisam ser compreendidos por todo cidadão. Dessa maneira, é fundamental que façam uso da norma culta da língua portuguesa, que compreende

  • A. a aplicação das regras gramaticais da língua e o uso de termos rebuscados.
  • B. a observação das regras da gramática formal e o emprego de um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
  • C. o uso de termos da técnica jurídica e o emprego de vocabulário culto.
  • D. a utilização de uma forma de linguagem burocrática e a observação das regras gramaticais.
  • E. a observação das exigências técnicas dos atos legislativos e o uso de expressões da linguagem informal.

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura completa e sequencial do modelo de documento do tipo Ofício.

  • A. cabeçalho com informações do remetente; tipo; numeração e órgão que o expede; local e data; vocativo; assunto; texto; fecho; assinatura; nome e cargo
  • B. tipo, numeração e órgão que o expede; local e data; assunto; vocativo; texto; fecho; nome e cargo
  • C. local e data; tipo, numeração e órgão que o expede; vocativo; texto; assunto; fecho; assinatura; nome e cargo
  • D. assunto; tipo, numeração e órgão que o expede; vocativo; texto; local e data; fecho; assinatura; nome e cargo
  • E. cabeçalho com informações do remetente; assunto; vocativo; texto; local e data; fecho; assinatura; nome e cargo

Acerca da comunicação oficial, assinale a alternativa correta.

  • A. É utilizada somente entre os funcionários do mesmo órgão público.
  • B. Objetiva estabelecer diferenças entre os documentos de organizações públicas e privadas.
  • C. Selecionar pessoas que dominam as regras oficiais para atuar na Administração Pública.
  • D. Padroniza na diplomacia a comunicação em língua estrangeira.
  • E. Registra, avalia, controla e dinamiza diferentes processos e procedimentos da Administração Pública.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o modelo acima representa uma comunicação oficial do tipo

  • A. memorando.
  • B. mensagem.
  • C. exposição de motivos.
  • D. telegrama.
  • E. email.

Suponha que o delegado Brasileiro da Silva, que atua na 100 a Delegacia de Polícia do Gama/DF, resolva escrever para o diretor Fulano de Tal de uma escola pública da região, a fim de manifestar o desejo de apresentar à comunidade escolar o projeto Perito Criminal: conheça essa profissão. Considerando a situação hipotética descrita e o que prescreve o Manual de Redação da Presidência da República a respeito da comunicação oficial, assinale a alternativa correta.

  • A. A correspondência apropriada à situação seria o ofício. Nesse caso, o endereço do destinatário não deveria constar do documento, já que seria informado no envelope. Por outro lado, se a referida escola pertencesse à rede privada, o expediente mais aconselhável seria a exposição de motivos.
  • B. O remetente deveria empregar o vocativo Senhor (seguido do cargo respectivo do destinatário) e o pronome de tratamento Vossa Senhoria sempre que se dirigisse, ao longo do texto, ao seu interlocutor. Quanto ao fecho, a forma adequada seria Atenciosamente.
  • C. Por se tratar de uma correspondência que envolve autoridades do serviço público de mesma hierarquia e que tem o propósito de expor um projeto desenvolvido por uma delegacia de polícia, o destinatário deveria expedir uma exposição de motivos. Nesse caso, em especial, seria apropriado o uso de construções como Tenho o prazer de apresentar à vossa escola ou Considerando a relevância da função que exerceis para a formação de cidadãos de bem, venho por meio desta.
  • D.

    Dependendo do grau de formalidade da relação entre os interlocutores, o remetente poderia tanto expedir um ofício quanto uma exposição de motivos. Apenas no segundo caso, entretanto, o envelope deveria ter a seguinte forma de endereçamento:

    Ao Ilustríssimo Senhor

    Fulano de Tal

    Quadra X, Conjunto Y, Lote 00, Setor Z

    72400-XYZ – Brasília. DF

  • E. Caso o destinatário ocupasse um cargo hierarquicamente inferior ao do diretor da escola em questão, o remetente deveria optar pelo aviso e, consequentemente, poderia dispensar as informações quanto ao tipo e ao número do expediente, bem como a sigla do órgão pelo qual seria expedida tal correspondência.

Atenção: As questões de números 78 a 80 referem-se à Redação Oficial

Considere as afirmações que seguem.

I. O ofício, exemplificado acima, é modalidade de comunicação oficial expedida para e pelas autoridades que não sejam Ministros de Estado, com a finalidade de tratar de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração pública entre si e também com particulares.

II. Considerados tanto quem expede a comunicação oficial e para quem, quanto o assunto tratado, a forma e a estrutura que apresenta, o ofício acima poderia ser transformado em memorando, sem prejuízo das orientações para a redação de documentos oficiais.

III. Se, no ofício, a expressão a sua escolha fosse deslocada para o fim da frase − “como expositor de tema que seja relevante para a matéria, a sua escolha” −, o sentido da mensagem seria diferente do que se tem no texto original.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I e III.
  • D. II.
  • E. III.

Atenção: As questões de números 78 a 80 referem-se à Redação Oficial

Considerados o ofício acima e as normas que regem a redação de documentos oficiais, é correto o seguinte comentário:

  • A. Em Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça, a expressão destacada pode ser substituída por Senhor, pois essas duas formas são equivalentes quando o cargo do remetente e o do destinatário são iguais aos observados no texto transcrito.
  • B. A palavra destacada em Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça pode ser substituída por Digníssimo, pois este tratamento é adequado para qualquer autoridade de cada um dos três poderes.
  • C. O pronome de tratamento “V. Exa.” permite, com idêntica correção, o emprego do verbo na terceira pessoa do singular ou na segunda pessoa do plural, portanto as formas “poderᔠe “podereis” são legítimas na frase.
  • D. Se, no ofício acima, houvesse a frase “Vossa Excelência é bastante conhecedor do tema”, ela estaria correta; mas, se o Presidente do Tribunal de Justiça fosse uma mulher, o correto seria empregar o feminino “conhecedora”.
  • E. A forma Atenciosamente pode ser substituída por “Respeitosamente”, pois é indiferente o emprego de uma ou outra, seja o destinatário pertencente ao mesmo nível hierárquico do remetente, ou superior a este.

Considerando que, conforme o MRPR, a finalidade do fecho de comunicações oficiais é arrematar o texto e saudar o destinatário, assinale a opção que contém o fecho a ser empregado corretamente em correspondência oficial a ser subscrita por um delegado de polícia civil e remetida para o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

  • A. Gentilmente,
  • B. Respeitosamente,
  • C. Cordialmente,
  • D. Sinceramente,
  • E. Atenciosamente,
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...