Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

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No que se refere às características fundamentais da redação oficial, assinale a opção correta.

  • A. A clareza do texto oficial depende da prática do redator e de revisão especializada e atenta, não estando relacionada a aspectos do texto em si ou da linguagem nele empregada.
  • B. A impessoalidade dos textos oficiais deriva do princípio da impessoalidade, um dos princípios fundamentais da administração pública.
  • C. A formalidade caracteriza-se pela proposta de um padrão de apresentação dos textos oficiais, que é alcançado por meio da clareza datilográfica, do uso de papéis uniformes para o texto definitivo e da correta diagramação desse texto.
  • D. O cuidado com a linguagem materializa-se na obediência às regras de um padrão oficial de linguagem.
  • E. A concisão é uma característica dos textos oficiais que se concretiza por meio da economia de pensamento.

Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

Em eventual documento encaminhado ao reitor da Universidade de Brasília em resposta ao documento apresentado, o fecho adequado seria Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação oficial, tida como a maneira pela qual o Poder Público redige seus atos normativos e comunicações, deve obediência aos princípios de impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, entre outros. Nesse sentido, para a perfeita e correta elaboração de comunicações oficiais, é fundamental a obediência aos princípios estabelecidos. De acordo com o exposto e com seus conhecimentos sobre o assunto, é correta, quanto às comunicações oficiais, a seguinte assertiva:

  • A. Não é permitido que um ato normativo, de qualquer natureza, seja redigido de forma claro.
  • B. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade na elaboração de documentos oficiais buscam contribuir para sua impessoalidade.
  • C. As comunicações oficiais devem obedecer à informalidade, mesmo que redigidas de forma polida.
  • D. Todas as autoridades do poder legislativo devem receber, em comunicações oficiais, o vocativo “excelentíssimo senhor”.

Conforme as normas estabelecidas pelo MRPR, no expediente apresentado no texto CG1A2AAA, deveria constar, obrigatoriamente,

  • A. a sigla relativa ao estado logo após Cidade X, na identificação do local de assinatura do expediente.
  • B. o endereço do sítio virtual do Senado Federal no rodapé do documento.
  • C. um parágrafo de desenvolvimento devidamente numerado.
  • D. o endereço para o qual a comunicação será remetida, abaixo da identificação da destinatária.
  • E. o nome do signatário seguido de sua assinatura logo após o termo Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado XXX.

Infere-se das informações presentes no documento apresentado no texto CG1A2AAA que esse documento é

  • A. uma exposição de motivos.
  • B. um ofício.
  • C. um aviso.
  • D. um memorando.
  • E. uma mensagem.

Com base no que dispõe o MRPR, assinale a opção que apresenta o vocativo adequado à comunicação oficial apresentada no texto CG1A2AAA.

  • A. Digníssima Senhora Senadora,
  • B. Ilustre Senhora,
  • C. Senhora Senadora,
  • D. Vossa Excelência a Senadora,
  • E. Excelentíssima Senhora,

Para que o documento apresentado no texto CG1A2AAA atenda às normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) para a redação de comunicações oficiais, é necessário, entre outras alterações,

  • A. inserir o termo Cordialmente como fecho da comunicação, imediatamente antes da indicação do signatário do documento.
  • B. alinhar à esquerda a indicação do local e da data de emissão do expediente.
  • C. inserir o termo Senhor imediatamente antes da indicação do cargo do signatário — Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado XXX.
  • D. substituir Ilustríssima por Vossa Excelência no campo em que constam as informações relativas à destinatária.
  • E. substituir Sua Excelência por Vossa Excelência no corpo do texto.

O chefe do setor de compras de um órgão público recebeu, em 3/12/2015, o Memorando n.º 21, em que eram solicitadas cópias dos documentos referentes às compras efetuadas por esse setor no primeiro semestre do ano.

Levando em consideração essa situação hipotética e as disposições do MRPR acerca da linguagem dos textos oficiais, assinale a opção que apresenta uma maneira correta, clara e coesa de se introduzir o texto do memorando de resposta a ser elaborado pelo funcionário responsável pelo referido setor.

  • A. Em observância à solicitação encaminhada a este setor, encaminho em anexo todos os extratos de compras efetuadas por este setor no primeiro semestre do corrente ano. Em tempo: o documento que solicitou a remessa dos documentos foi o Memorando n.º 21, de 3/12/2015.
  • B. Atendendo ao pedido feito, anexa-se a esta mensagem todos os extratos de compras feitos por este setor no período de janeiro a junho do presente ano.
  • C. Em resposta ao Memorando n.º 21, de 3/12/2015, encaminho anexas todas as cópias relativas aos documentos de compras efetuadas por este setor no primeiro semestre do referido ano.
  • D. Em atenção ao documento enviado a este setor, envio, em anexo, cópias dos documentos solicitados. Vide anexos para maiores detalhes.
  • E. Informo que, anexo a este documento que ora se envia todas as cópias dos documentos de compras efetuadas no primeiro semestre deste ano solicitadas seguem para apreciação.

Entre outras, as ações que conferem clareza a um texto oficial incluem o(a)

  • A. revisão detalhada do texto pronto.
  • B. seleção de um estilo de linguagem mais próximo do coloquial.
  • C. uso de todos os padrões de ordem de palavras na oração permitidos pela língua.
  • D. emprego de terminologia específica de determinadas áreas do saber.
  • E. eliminação de passagens do texto com redução das informações apresentadas e de espaço.

Acerca das características formais e linguísticas dos fechos empregados nas comunicações oficiais, assinale a opção correta conforme o MRPR.

  • A. Formalmente, não se deve inserir vírgula após fechos de comunicações oficiais.
  • B. O fecho é o último elemento da estrutura formal de um expediente oficial, daí uma de suas finalidades ser marcar o fim de um texto.
  • C. O fecho constitui expressão com a qual o destinatário se saúda.
  • D. O MRPR disciplina o uso dos fechos para todas as autoridades, inclusive as estrangeiras que se encontrem em território nacional.
  • E. O emprego adequado do fecho da comunicação depende da observação das relações hierárquicas entre os interlocutores.
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