Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao hábito da leitura, devemos todos estimular o hábito de leitura entre os jovens, de modo que venham a adquirir o hábito de leitura acompanhado do prazer que ao hábito de leitura se agrega.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. lhe estimular − o adquirir − lhe agrega-se
  • B. estimulá-lo − adquiri-lo − se lhe agrega
  • C. estimular-lhe − adquirir-lhe − nele se agrega
  • D. estimulá-lo − lhe adquirir − a ele se agrega
  • E. estimular-lhe − adquiri-lo − se agrega ao mesmo

Considere o 4º parágrafo do texto:

Preservando-se o sentido em linhas gerais, o parágrafo do texto estará corretamente reescrito e com a correta correlação entre as formas verbais caso a lacuna I da frase acima seja preenchida com

  • A. a qual será
  • B. cuja seria
  • C. de cuja é
  • D. da qual fosse
  • E. à qual seja

Em “Seu vazio não tem o conforto da proximidade da próxima comida.” (Texto I, l. 49-51), o pronome em destaque apresenta como referente a palavra

  • A. fome
  • B. Deus
  • C. nós
  • D. refeições
  • E. barriga

A palavra ou a expressão a que se refere o termo destacado está corretamente explicitada entre colchetes em

  • A. “Ao longo de nossa evolução, desenvolvemos uma forma muito eficiente de detectar a luz” (l. 1-2) [cientistas]
  • B. Para que pudesse enxergar seu caminho à noite, o homem buscou o desenvolvimento de fontes de iluminação artificial.” (l. 9-11) [homem]
  • C. “Esse órgão nos permite enxergar formas e cores de maneira ímpar.” (l. 3-4) [luz]
  • D. “a eficiência desses dispositivos foi aumentada” (l. 23-24) [óleo animal ou vegetal]
  • E. “Esse gás poderia ser transportado por tubulações” (l. 31) [carvão mineral]

No trecho do Texto I “onde restam apenas cerca de 10% da vegetação nativa original” (l. 6-7), a palavra destacada foi empregada de acordo com as exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa.

Do mesmo modo, o emprego do pronome relativo onde atende a essas exigências em:

  • A. A dependência de biomassa ocorre porque não há oferta de fontes industriais de energia nas regiões onde as populações mais pobres vivem.
  • B. Os anos de 2009 a 2011 correspondem ao período onde a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas em vários estados do Nordeste.
  • C. Esses estudos devem ser complementados por estratégias onde possa ser evitado o desmatamento provocado pelo uso doméstico da madeira.
  • D. Na época onde o estudo foi realizado, a floresta encontrava- se profundamente reduzida e fragmentada, devido ao desmatamento desordenado.
  • E. Alguns estudos parecem atender a uma preocupação bastante pertinente onde se podem traçar estratégias de proteção ambiental.

“Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham”; a frase abaixo em que o vocábulo onde/aonde foi mal empregado é:

  • A. “Muitos suicidas se detiveram no limiar da morte ao pensar no café aonde vão todas as noites para sua partida de dominó” (Balzac);
  • B. “Onde há casamento sem amor, vai haver amor sem casamento” (Franklin);
  • C. “Circo é o lugar onde se permite a cavalos, pôneis e elefantes verem homens, mulheres e crianças bancarem idiotas” (Ambrose Bierce);
  • D. “As pessoas onde é difícil achar defeitos devem ser difíceis de achar” (Nouailles);
  • E. “Os Lusíadas se tornaram para nós um pesadelo, porque ninguém sabia onde o diabo escondia o sujeito da oração naqueles versos retorcidos” (Fernando Sabino).

A dúvida do aluno – Quem a chuva forte derrubou? – é causada porque

  • A. as palavras "aranha" e "parede" nomeiam, respectivamente, o animal e o objeto.
  • B. o "a", em " a derrubou ", pode retomar tanto "aranha" quanto "parede".
  • C. a expressão "Dona aranha" é usada em situações formais.
  • D. a parede foi mencionada no primeiro quadrinho.
  • E. "forte" refere-se à "chuva".

Imagine que a organização para a qual trabalha realizará um evento que contará com a presença de um reitor de uma universidade. De acordo com as regras de cerimonial e protocolo, o pronome de tratamento e a respectiva abreviatura a serem usados quando se referir ao reitor será

  • A. Vossa Magnificência; V. M.
  • B. Vossa Senhoria; V. S.ª.
  • C. Vossa Excelência; V. Ex.ª.
  • D. Vossa Reverendíssima; V. Revm.ª.
  • E. Vossa Magnificência; V. Mg.

No trecho “Muitas autoridades públicas não só evitam associar-se ao assunto como também o tratam de modo simplista” (l. 14 a 16), do texto CG1A01BBB, o vocábulo “como” integra uma expressão que introduz no período uma ideia de

  • A. proporcionalidade.
  • B. adição.
  • C. comparação.
  • D. explicação.
  • E. oposição.

No que concerne às relações sintáticas estabelecidas no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. No trecho “que não é nem a do povo, nem a dos grandes veículos de comunicação, nem a dos escritores” (linhas 7 e 8), o vocábulo “a” retoma o termo “doutrina” (linha 6).
  • B. O pronome “cujo” (linha 10) pode ser substituído, com correção gramatical, por que o.
  • C. A partícula “se” (linha 12) tem valor reflexivo.
  • D. A oração “de que a escola adotou uma nova atitude em face dos textos” (linhas 18 e 19) complementa o sentido do termo nominal “fato” (linha 18), que é determinado por expressão de valor adjetivo.
  • E. A forma pronominal “quais” (linha 25) está empregada como pronome interrogativo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...