Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“A comunicação entre as redes internacionais ligadas ao crime organizado são realizadas para negociar armas e drogas”.

A oração reduzida sublinhada teria como forma nominalizada equivalente:

  • A. para que se negociem armas e drogas;
  • B. para a negociação de armas e drogas;
  • C. para que sejam negociadas armas e drogas;
  • D. para que se negociassem armas e drogas;
  • E. para o negócio de armas e drogas ser realizado.

No segundo balão, vemos, na resposta do rapaz, o emprego do período composto na frase: “Mais si ela fô vai fazê uma falta danada pra nóis”. Sobre o trecho e a partir dos conhecimentos sobre sintaxe do período composto, assinale a alternativa verdadeira:

  • A. Temos um período composto por subordinação, em que a primeira oração é uma subordinada adverbial condicional.
  • B. Temos um período composto por coordenação, em que a segunda oração é uma subordinada adverbial consecutiva.
  • C. Não podemos classificar o período, já que não admite nenhuma classificação por estar fora da norma padrão.
  • D. Temos um período composto por coordenação, pois as orações têm sentidos completos se consideradas isoladamente.

No trecho o que implica motivar, seduzir, agregar, organizar, orientar, focalizar, as ações são separadas por vírgula porque

  • A. isolam o predicado verbal do sujeito.
  • B. constituem orações subordinadas substantivas.
  • C. constituem uma sequência enumerativa com a mesma função sintática.
  • D. destacam que um termo foi usado fora de seu lugar canônico.

Uma das regras do emprego da vírgula é para separar orações adverbiais quando antepostas à principal. O segmento em que isso ocorre no texto é:

  • A. “Quando o homem está inspirado, nada o detém.” (5º§)
  • B. “No final, o artista, o espectador, a obra e o tempo se congratulam.” (7º§)
  • C. “É por ela, e por meio dela, que sentimos a força criadora do entusiasmo…” (1º§)
  • D. “É por isso que a arte ecológica tanto nos seduz, porque estimula o olhar na ampliação desse grande mistério…” (3º§)

Assinale o trecho em que foram plenamente atendidas as regras de emprego dos sinais de pontuação.

  • A. No Alto Xingu, após um ano sem se pintar, sem festejar, sem cortar o cabelo, a família do chefe morto chora, pela última vez, e volta à vida cotidiana. Antes porém, convida todos os povos xinguanos, para uma comemoração de final de luto: o Quarup.
  • B. Juntos, os povos xinguanos homenageiam o chefe morto, representado na festa, por um tronco de madeira pintado e decorado; a existência e o exemplo do chefe ficam assim, gravados na memória das futuras gerações.
  • C. Contra a morte, nada se pode fazer, a não ser lembrar do morto. É o que nos ensina o mito de origem do Quarup, segundo o qual os gêmeos Sol e Lua, ao final de longa saga, tentam, em vão, trazer a mãe de volta à vida.
  • D. A mãe dos gêmeos que fora feita de madeira nobre e se casara com um chefe-jaguar, partira para a aldeia dos mortos. Sol e Lua decidem então, homenageá-la com uma festa, na qual reúnem o povo dos peixes e dos animais de pelo.
  • E. Com a mesma madeira rija de que era feita a mãe, erguem no centro da aldeia, um tronco, imagem viva da memória dela. Desde então, toda vez que um chefe morre no Alto Xingu, realiza-se a festa do Quarup.

Assinale o trecho em que foram plenamente atendidas as regras de emprego dos sinais de pontuação.

  • A. No Brasil, a função do índio romântico foi significativa e extravasou do campo da literatura. Já inexistente nas regiões civilizadas, o índio se tornou a imagem ideal, que permitia, a identificação do brasileiro com o sonho de originalidade e de passado honroso; além de contribuir para reforçar o sentimento de unidade nacional.
  • B. Como escreveu Roger Bastide, o índio romântico serviu de álibi para se conceituar, de maneira confortadora, a mestiçagem, que lhe foi atribuída estrategicamente. A mestiçagem com o negro, mais frequente, era considerada humilhante em virtude da escravidão.
  • C. O indianismo criou um antepassado mítico a quem foram atribuídas arbitrariamente virtudes convencionais, incluindo-se, as relacionadas ao cavaleiro medieval, tão em voga, na literatura romântica.
  • D. Até hoje é geral, o uso de prenomes e sobrenomes indígenas, não raro tomados de textos literários; a própria Monarquia ao distribuir títulos de sua nobreza improvisada, associouos à convenção nativista, em combinações pitorescas como: barão de Pindamonhangaba, marquês de Quixeramobim...
  • E. Função paralela à do índio, foi exercida no Romantismo, pela exaltação à natureza. Com efeito, na falta de uma ilustre tradição local que permitisse evocar paladinos e varões sábios desde a Antiguidade (como ocorria na Europa) a natureza brasileira entrou, de certo modo, em seu lugar como motivo de orgulho.

A supressão da vírgula altera o sentido da frase em:

I. Finalmente, processou-se a tão esperada revisão do Código de Ética.

II. Foram consideradas com prudência as normas éticas, discutidas nesse Código.

III. São cruciais os aspectos da terminalidade da vida, que esse Código não deixou de problematizar.

Atende ao enunciado o que está em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

No trecho do Texto I “E a fome! Meu Deus, a fome!” (l. 47), a repetição do ponto de exclamação

  • A. ironiza o teor das frases.
  • B. ressalta a indignação do autor.
  • C. revela um preconceito.
  • D. enfraquece o teor argumentativo.
  • E. objetiva as informações.

Os dois-pontos em “Ou servem: alguém precisa fazer o trabalho sujo.” (l. 36-37) podem, no Texto I, ser substituídos, sem alteração do sentido original, por

  • A. à medida que
  • B. ou
  • C. já que
  • D. mas
  • E. embora

No trecho do Texto II “Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando “realizado”, também” (l. 23-24), as aspas foram utilizadas no termo “realizado” com o objetivo de

  • A. isolar uma citação.
  • B. marcar um estrangeirismo.
  • C. atribuir uma intenção pejorativa.
  • D. destacar o sentido figurado da palavra.
  • E. reproduzir a fala de um personagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...