Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o seguinte trecho do texto para responder as questões 16 e 17:

“O mesmo instituto desenvolveu um filme transparente, à base de óxido de titânio, que pode ocultar as impressões digitais em fotografias.”

Analise a veracidade das seguintes proposições relacionadas às classes de palavras.

( ) O termo “transparente” é um advérbio.

( ) Os termos “os” e “as” são artigos.

( ) O termo “um” é um numeral.

( ) O termo “titânio” é um adjetivo.

( ) Os termos “pode” e “ocultar” são verbos.

( ) O termo “em” é uma conjunção.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, F, V, V.
  • B. F, V, V, F, V, V.
  • C. F, V, F, F, V, F.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Assinale a alternativa que apresenta uma frase nominal:

  • A. Hoje é o melhor dia da minha vida!
  • B. Choveu muito ontem à noite!
  • C. A panela está quente, cuidado!
  • D. Nenhuma das alternativas.

Quanto à classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondência correta em:

  • A. “Só a autenticidade resolve.” (6º§) – advérbio
  • B. “A mim a resposta parece óbvia.” (6º§) – artigo
  • C. “Alguém alegará que dessa forma aprendiam alguma coisa.” (6º§) – pronome relativo
  • D. “Até quando temos de pensar a respeito das armadilhas da internet...” (7º§) – advérbio

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

Dois processos morfológicos atuam na formação do advérbio “infelizmente” (l.10). Dadas as propriedades dos afixos presentes, verifica-se uma ambiguidade estrutural referente à ordem de ocorrência desses processos: pode-se primeiramente adicionar o prefixo in- ao adjetivo feliz, e, depois o sufixo –mente, ou, ao contrário, pode-se adicionar primeiro o sufixo e, depois, o prefixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Os vocábulos “africanos” (l.16) e “correr” (l.18), originalmente pertencentes à classe dos adjetivos e dos verbos, respectivamente, foram empregados como substantivos no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observando o vocabulário de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical das palavras destacadas no texto, respectivamente.

  • A. adjetivo/ verbo/ substantivo
  • B. adjetivo/ substantivo/ substantivo
  • C. substantivo/ verbo/ adjetivo
  • D. substantivo/ substantivo/ adjetivo
  • E. adjetivo/ substantivo/ adjetivo

O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.

  • A. O romance da década de 1930, no Brasil, retomou do regionalismo romântico o interesse pela relação entre os seres humanos e os espaços que eles habitavam, apresentado agora de uma perspectiva mais determinista. Do Realismo, foi recuperado o interesse em estudar as relações sociais.
  • B. O romance de 1930 inova ao abandonar a idealização romântica e a impessoalidade realista, para apresentar uma visão crítica das relações sociais e do impacto do meio sobre o indivíduo.
  • C. O projeto literário do romance da geração de 1930 foi revelar como uma determinada realidade socioeconômica, no caso, o subdesenvolvimento brasileiro, influenciou a vida dos seres humanos.
  • D. A maioria dos autores do romance de 1930 se baseou no conhecimento pessoal da realidade nordestina para desenvolver esse projeto. O escritor Erico Veríssimo foi uma exceção, pois suas obras se voltaram para a relação entre o homem e a sociedade a partir da ampliação dos pampas gaúchos.
  • E. Para tratar das questões sociais regionais, os romances escritos a partir da década de 1930 retomam dois momentos anteriores da prosa de ficção: o regionalismo do Arcadismo e o nacionalismo da primeira geração romântica.

Leia os itens e, quanto aos autores - obras, assinale a alternativa correta.

I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

III - O Ateneu (Raul Pompeia)

IV - Broquéis (Cruz e Sousa)

V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto)

  • A. Apenas I, II, IV e V estão corretos.
  • B. Apenas I, II, III e IV estão corretos.
  • C. Apenas II, III, IV e V estão corretos.
  • D. Todos os itens estão corretos.

As obras “São Bernardo”, “Angústia” e “Vidas Secas” pertencem a:

  • A. Jorge Amado
  • B. Érico Veríssimo
  • C. Graciliano Ramos
  • D. José Lins do Rego

O Realismo, no Brasil, iniciou-se em 1881 com a obra:

  • A. Dom Casmurro
  • B. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • C. O Mulato
  • D. O Ateneu
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...