Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa onde há apenas representantes do Romantismo Brasileiro.

  • A. Tomás Antônio Gonzaga, Castro Alves, Álvares de Azevedo.
  • B. Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves.
  • C. Casimiro de Abreu, Bernardo Guimarães, Aluísio Azevedo.
  • D. Castro Alves, Gonçalves Dias, Mário de Andrade.

Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil).

  • A. Todos os itens estão corretos.
  • B. Apenas II, III e IV estão corretos.
  • C. Apenas I, II e III estão corretos.
  • D. Apenas I, II e IV estão corretos.


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Clarice Lispector é considerada uma autora da terceira geração modernista, que surge no contexto pós-ditadura do Estado Novo no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os versos, assinale a alternativa correta.

  • A. A estrutura formal, que rebusca o dramático, é peculiar aos gêneros orais associados à poesia.
  • B. O formato narrativo desconstrói os prenúncios líricos. Esse fenômeno leva a autora a um distanciamento de seu mundo íntimo.
  • C. O foco narrativo é a marca principal da metalinguagem no poema; assim, as constituições líricas abdicam da 1ª pessoa e de suas subjetividades.
  • D. De caráter lírico, os versos de Florbela Espanca estabelecem conexões entre as formas sensíveis de um universo vivido e as subjetividades que compõem seu estado de alma.
  • E. As abstrações representam a distância entre o mundo e a autora. Por isso, a significação dos versos distanciam-se também das possibilidades líricas em função de uma busca por elementos épicos.

O trecho do livro A terra dos meninos pelados evidencia elementos que podem ser considerados marcas de uma obra infantojuvenil. Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.

  • A. O autor fundamenta a linha mestra da obra nas configurações da realidade e desconsidera os prenúncios do imaginário.
  • B. Vê-se uma passagem do mundo real ao mundo imaginário, o que naturalmente resulta em construções imaginárias e fantásticas.
  • C. O rigor formal na construção das sentenças institui a ligação entre o mundo real e o mundo imaginário do menino Raimundo.
  • D. A obra está completamente associada ao imaginário e desconectada dos conflitos humanos que inspiram a noção de real e de onírico.
  • E. A obra é elaborada a partir do onírico e do inebriante; portanto, a realidade se apresenta em prenúncios esfumaçados de um mundo distante.

Segundo o texto, é tarefa do professor de Língua Portuguesa:

  • A. tentar levar o aluno a uma adesão de uma língua a ser escrita e falada.
  • B. valorizar sua categoria, tornando-se, sobretudo, um investigador de sua prática docente.
  • C. responsabilizar-se de produzir ciência, tornar-se apenas um mero transmissor de conhecimento.
  • D. construir técnicas de decodificação de sinais e praticá-las, ajudando, assim, a escola na inclusão social.
  • E. modificar sua prática, construir-se como sujeito leitor e propiciar condições para formação de leitores.

Como se pode observar, os versos de Humberto Teixeira apresentam termos que se associam à forma gráfica e fonética peculiar a uma determinada classe social e a um contexto regionalizado. Levando em conta a opinião de Marcos Bagno, o professor de Língua Portuguesa, ao trabalhar esses versos em sala de aula, deve

  • A. instituir um método de estudo que priorize os aspectos gráficos dos termos, independentemente das formas sonoras regionalizadas.
  • B. mostrar as diferenças entre as regionalidades linguísticas; todavia, priorizar a produção de textos fundamentados na forma correta e padrão da língua.
  • C. reescrevê-los na forma culta e mostrar aos alunos que a aprendizagem dessa modalidade linguística é obrigatória, principalmente para situações de comunicação.
  • D. explorar as diferenças gráficas e fonéticas dos termos no contexto das modalidades linguísticas, abdicando de ressaltar as correlações de força que instituem os estratos sociais.
  • E. ressaltar os aspectos linguísticos em sua diversidade para que o aluno compreenda que, nas correlações das forças sociais, as variáveis não devem passar pelo crivo do certo ou do errado, mas do útil e significativo.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

As atividades lúdicas são exemplo de prática escolar representativa da concepção educativa abordada no texto, também presente nas referidas diretrizes, uma vez que tornam significativos os espaços-tempos de formação e aumentam a interação entre professor e estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.

A sequência “Novos letramentos são exigidos” (linha 14) poderia ser reescrita, de acordo com a prescrição gramatical e com o sentido original do texto, da seguinte forma: Exige-se novos letramentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.

A inserção do conector “contudo”, entre vírgulas, após a forma verbal “É” (linha 4) manteria a correção gramatical do texto e evidenciaria a relação de sentido estabelecida entre os dois primeiros períodos do primeiro parágrafo do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...