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Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir é (l.9) por são, desde que também se substitua leva (l.10) por levam.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A forma verbal têm (l.7) está no plural porque concorda com O governo federal e os governos estaduais, que é sujeito composto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas, em conformidade com a norma-padrão de conjugação verbal. Há quem acredite que alcançará o sucesso profissional quando um diploma de mestrado, mas há aqueles que de opinião e procuram investir em cursos profissionalizantes.
obtiver divirgem
obter divergem
obtesse devirgem
obter divirgem
obtiver divergem
O verbo empregado no plural que, sem prejuízo das normas de concordância verbal, também poderia ser empregado no singular está grifado neste fragmento de um poema de Cora Coralina:
Filhos, pequeninos e frágeis...
eu os carregava, eu os alimentava?
Não. Foram eles que me carregaram,
que me alimentaram.
Sobraram na fala goiana algumas expressões africanas, como Inhô, Inhá, Inhora, Sus Cristo. [...]
Suas roseiras, jasmineiros, cravos e cravinas, escumilhas, onde beija-flores faziam seus ninhos delicados [...]
Na Fazenda Paraíso, grandes terras de Sesmaria, nos dias da minha infância ali viviam meu avô, minha bisavó Antônia, que todos diziam Mãe Yayá, minha tia Bárbara, que era tia Nhá-Bá.
E vinham os companheiros, eu vi, escondida na moita de bambu...
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A forma verbal têm (l.20) está no plural porque concorda com classificadoras (l.19).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
A alternativa em que ocorre a substituição de uma estrutura verbal por uma nominal de forma inadequada é
Substituindo-se o segmento grifado pelo que está entre parênteses, o verbo que poderá manter-se corretamente no singular está em:
...a língua alemã predominava ali. (as línguas de origem germânica)
...a Alsácia mudou de nacionalidade cinco vezes... (os habitantes da Alsácia)
Outra curiosidade diz respeito aos nomes dos alsacianos. (Outras curiosidades)
O lugar funcionava como uma espécie de posto avançado do exército romano... (Os vilarejos da região)
A maioria adotou o nome próprio de origem francesa ...(A maior parte dos habitantes da Alsácia)
As lacunas das linhas 05, 12 e 31 devem ser completadas, correta e respectivamente, por
Se o segmento As paisagens (linha 10) for substituído por O cenário, quantas outras palavras, em toda a frase, deverão ser flexionadas para fins de concordância?
Duas.
Três.
Quatro.
Cinco.
Seis.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
A flexão empregada nas formas verbais desempenha (l.2) e qualifica (l.3) denota concordância com o nome universidade (Rl1).
Analise as seguintes assertivas a respeito do uso de formas verbais do texto:
I. Na linha 30, a lacuna tracejada fica corretamente preeenchida por tem, considerando que o termo responsável pela sua flexão está no singular.
II. Na lacuna tracejada da linha 36, visando à correção do período, o verbo fazer deve ser flexionado na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
III. Na linha 38, quiser completa adequada e corretamente a lacuna tracejada.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
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