Questões sobre Conjunções

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Com relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.

A palavra “assim” (l.14) indica a conclusão do raciocínio iniciado no primeiro parágrafo e, por isso, sua substituição pela conjunção portanto manteria a correção gramatical e as relações de sentido do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas duas orações de cada item, analise o valor semântico da conjunção destacada, colocado entre parênteses.

1. • Se precisar que eu te ajude, venha até aqui. (condição)

• A não ser que me seja exigido, não participarei das comemorações. (condição)

2. • Organize as informações segundo a proposta do departamento! (conformidade de um fato em relação a outro)

• Quanto mais gritava menos era ouvido. (proporção)

3. • O ambiente ficou gelado depois que o sol se pôs. (tempo)

• A discussão teve início assim que o projeto foi aprovado. (causa)

4. • Como a profissão não interessava, não participou do certame. (causa)

• Eu não abro mão dos meus sonhos mesmo que os desafios aumentem. (causa)

5. • Esmerou-se tanto na tarefa que recebeu honra ao mérito. (consequência)

• Faça um sinal para que os funcionários entrem na sala no horário adequado. (tempo)

Estão corretas as análises das duas orações apenas em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 4 e 5.
  • D. 1, 2 e 3.
  • E. 3, 4 e 5.

Leia os fragmentos do texto e assinale a alternativa correta.

I. “É que nunca o pensara antes, nem supunha que tal pensamento me ocorresse um dia, a sério.” (1º§)

II. “... a sensatez não explica a existência e muito menos a não existência.” (5º§)

III. “Ela é minúscula e sua teia tão tênue...” (10º§)

  • A. No fragmento I, a palavra destacada assinala uma concessão.
  • B. A palavra destacada no fragmento II é a única que coordena duas informações.
  • C. As palavras destacadas nos fragmentos II e III adicionam uma informação contrária.
  • D. Nos fragmentos I, II e III as palavras destacadas estabelecem a mesma relação de sentido.
  • E. As palavras destacadas nos fragmentos I, II e III do texto estabelecem diferentes relações de sentido.

Em “Só sei que a teia existe porque a aranha não poderia estar suspensa no ar sem nada em que se apoiasse.” (10º§), a palavra destacada pode ser definida morfologicamente como um(a)

  • A. adjetivo, porque caracteriza a aranha.
  • B. conjunção, pois liga duas informações.
  • C. preposição, já que forma uma locução adjetiva.
  • D. preposição, já que forma uma locução adjetiva.
  • E. interjeição, visto que demonstra um sentimento, uma emoção.

 

No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, a conjunção “e”, em “e não por deficiência da ciência” (l.2-3), poderia ser substituída por mas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trecho “Mas entre uma e outra existem situações e estágios intermediários” (linha 6), o item sublinhado apresenta uma afirmação que introduz uma

  • A. conclusão de um argumento em desenvolvimento no parágrafo.
  • B. adição de argumento que concorda com a ideia desenvolvida na frase anterior.
  • C. ideia argumentativamente oposta àquela mencionada no período anterior.
  • D. ideia de restrição em relação aos argumentos anteriores.

 

A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Dado o fato de que nem equivale a e não, a supressão da conjunção “e” empregada logo após “inviolável”, na linha 10, manteria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trecho do sexto parágrafo – Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro – e, com isso, sem qualquer repressão. – a conjunção Se, em destaque, expressa

  • A. comparação.
  • B. consequência.
  • C. alternância.
  • D. condição.
  • E. finalidade.

O calendário é originário do início do século 16, tendo sido produzido pouco antes da conquista espanhola, embora os pesquisadores não tenham uma datação mais precisa e não saibam a forma como o documento chegou da América Latina para a Europa.

O elemento sublinhado na frase acima pode ser corretamente substituído por:

  • A.

    conforme.

  • B.

    quando.

  • C.

    porquanto.

  • D.

    conquanto.

  • E.

    caso.

Considere o trecho do terceiro e quarto parágrafos:

[...] Havia um trecho muito curto de rodovia estadual a percorrer, de modo que a lei e a ordem não pareciam grandes problemas para nós.

Mas, mal entramos na rodovia, vimos um policial muit o jovem, e com um uniforme muito esquisito, vir em nossa d ireção, fazendo sinal para que parássemos. [...]

O termo Mas, em destaque, sinaliza que o gesto do j ovem – confundido com um policial – solicitando que os pescadores parassem

  • A. foi recebido com naturalidade, pois os pescadores eram parados por policiais naquela rodovia com frequência.
  • B. tinha sido previsto, pois eles eram parados pela fiscalização sempre que circulavam com aquele carro.
  • C. já era esperado, pois eles haviam sido informados de que a rodovia seria fiscalizada pela polícia naquela ocasião.
  • D. surpreendeu-os, pois eles desconheciam o fato de haver policiamento em rodovias estaduais.
  • E. contrariou a expectativa de que, por trafegarem em um trecho muito curto da rodovia, não teriam problemas com a lei e a ordem.
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