Questões sobre Conjunções

Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia:

“E no entanto a palavra, a palavra escrita especialmente...”

Assinale a alternativa em que a expressão sublinhada NÃO foi substituída por outra de valor equivalente:

  • A. “E contudo a palavra, a palavra escrita especialmente...”
  • B. “E visto que a palavra, a palavra escrita especialmente...”
  • C. “E todavia a palavra, a palavra escrita especialmente...”
  • D. “E entretanto a palavra, a palavra escrita especialmente...”

 “Quando você me deixou, meu bem”

 O valor semântico da conjunção sublinhada é de:

  • A. causa
  • B. tempo
  • C. finalidade
  • D. comparação

Levando em consideração o terceiro parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Em “Lembro da construção já na fase final”, há uma construção coloquial do ponto de vista da regência, que pode adequar-se à modalidade padrão escrita com o uso do verbo “lembrar” em sua forma pronominal (Lembro-me da construção).
  • B. Em “Era então frágil e curva”, o termo destacado assume um valor adverbial, referindo-se à época em que Maria Preta havia, conforme o restante da frase, assumido determinadas características físicas. Assim, uma construção semanticamente equivalente ao trecho seria “Era, desse modo, frágil e curva”.
  • C. Em “aplicando o mais na realização de seu grande objetivo”, o termo destacado é um advérbio de intensidade, equivalendo em sentido ao destacado nesta frase: Passou a trabalhar mais no novo emprego.
  • D. Nos trechos: “Ela passava semanalmente pelas casas”, “Subia da casa onde morava” e “trazendo com dificuldade nas costas o saco onde punha os retalhos”, todas as expressões destacadas expressam a mesma circunstância: a de movimento.
  • E. Nos trechos: “a fim de apanhar retalhos de pano” e “que iam alimentar a construção”, a substituição dos termos destacados pelo pronome oblíquo teria como resultado as seguintes expressões, adequadas à correção gramatical: “a fim de apanharlhes” e “que lhe iam alimentar”.

... e esses compositores estão obviamente vinculados um ao outro, embora seja fácil aos que estão familiarizados com a linguagem do período distingui-los.

Sem qualquer outra alteração da frase, o elemento sublinhado acima pode ser corretamente substituído por:

  • A.

    de modo que

  • B.

    desde que

  • C.

    ainda que

  • D.

    visto que

  • E.

    à medida que

“... mas ele disse que...”

O conectivo sublinhado tem valor semântico equivalente ao conectivo destacado em:

  • A. Estudou tanto, todavia desistiu na última etapa da prova
  • B. Embora estivesse feliz, sabia que faltava alguma coisa
  • C. A festa parecia animada quando eles chegaram
  • D. Como não se cuidava, vivia doente

Em 1989, entretanto, a praga denominada vassoura-debruxa... (2º parágrafo)

Enquanto menos cacau comum é enviado ao exterior... (5º parágrafo)

Sem prejuízo para a correção e o sentido, e sem que nenhuma outra alteração seja feita, os elementos sublinhados podem ser substituídos, respectivamente, por:

  • A. contudo − Ao passo que
  • B. conquanto − Tanto que
  • C. porquanto − Onde
  • D. não obstante − Embora
  • E. ainda assim − Posto que

Reciclar os dejetos oriundos das criações animais e dos refugos das plantações deve ser encarado não como custo ou gasto “a mais”, mas sim como uma excelente oportunidade de gerar toda ou parte da energia necessária para executar as atividades econômicas (...)

Os termos em negrito podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido e da correção, respectivamente, por:

  • A. e − porém − a fim de
  • B. mas − todavia − a fim de
  • C. mas − porém − afim de
  • D. e − entretanto − afim de
  • E. porém − entretanto − a fim de

 

Julgue os próximos itens com base nas ideias do texto.

O trecho introduzido pela conjunção “Entretanto” (l.10) estabelece explícita divergência com as informações contidas no primeiro parágrafo do texto acerca do modo como se estruturam as atividades das universidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na conclusão, Gullar reitera a ideia de que a saída para o problema viria do trabalho junto aos mais jovens e não junto “aos viciados crônicos”. Para evitar um possível mal-entendido, faz uma ressalva marcada no texto pelo uso da palavra

  • A. “inevitavelmente”.
  • B. “ainda não”.
  • C. “certamente”.
  • D. “não”.
  • E. “tampouco”.

A palavra “contudo” poderia ser substituída, sem prejuízo no significado, por:

  • A. Assim.
  • B. Além disso.
  • C. E.
  • D. No entanto.
  • E. Pois.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...