Questões sobre Emprego dos PORQUÊS

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“A água da chuva armazenada em casa não pode ser usada para beber, tomar banho e cozinhar porque ela contém uma alta concentração de poluentes atmosféricos, que podem causar mal à saúde. Essa água só é indicada para consumo com tratamento químico, feito somente por especialistas, não bastando ferver ou filtrar. Por isso, é melhor usá-la apenas na limpeza da casa”.

Assinale a opção que apresenta o conectivo sublinhado nesse segmento que tem um sinônimo incorretamente indicado.

  • A. para = a fim de.
  • B. porque = visto que.
  • C. com = após.
  • D. por = com.
  • E. na = para a.

Leia o trecho a seguir para responder as duas próximas questões.

“Por que não pergunta àquela turma que ficou rindo do bolso traseiro rasgado das calças dele?”

O emprego dos porquês exige atenção, pois há diferença entre as formas que pode assumir. Assinale a alternativa em que, como no trecho acima, apresenta emprego correto da forma escolhida.

  • A. Foi forçado a explicar porque faltou à reunião, mas o porquê não convenceu.
  • B. Por que as pessoas tendem a não se preocupar, o governo lançou a campanha.
  • C. O caminho porque vim desvia a barreira.
  • D. Se houvesse algum porquê, poderia justificar; mas não o tinha.

Estão inteiramente corretos o emprego e a grafia de todas as palavras em:

  • A. Um mau entendido ocasionou um mico que só não foi maior por que o cronista salvou a situação.
  • B. O porquê da confusão não chegou a ser discutido, e o mal foi contornado pela iniciativa do cronista.
  • C. Em vez de demonstrar mal humor, por que fora tomado por outra pessoa, o cronista salvou a situação.
  • D. O livreiro se deu mau em sua homenagem porquê não apurou corretamente a identidade do cronista.
  • E. O mau já estava feito, e só não prosperou por que o cronista soube como contorná-lo.

É adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A. Os vexames porque passou foram compensados, segundo ele, pelo prestígio com que tanto almejara.
  • B. A entrevista de que a celebridade desistiu de conceder será substituída por uma matéria em cuja haverá alguma relevância.
  • C. O reconhecimento público do qual estava contando não veio, na longa semana onde ficou inteiramente frustrado.
  • D. Presume-se de que a existência mesma de “formadores de opinião” é uma tese a que nem todos compartilham.
  • E. A projeção social a que ela aspira é também o sonho de que não abrem mão suas amigas .

A palavra pois, empregada em “se o fiz, mereço desculpas, pois nunca tive essa intenção.” (l. 47-48), pode ser substituída, respeitando a norma-padrão e mantendo-se o sentido original, pelo que se destaca em:

  • A. Se o fiz, mereço desculpas, por que nunca tive essa intenção.
  • B. Por que nunca tive essa intenção, se o fiz, mereço desculpas.
  • C. Se o fiz, mereço desculpas, nunca tive porquê essa intenção.
  • D. Se o fiz, mereço desculpas, nunca tive essa intenção por quê.
  • E. Porque nunca tive essa intenção, mereço desculpas se o fiz.

A respeito da utilização dos porquês, considere as orações a seguir:

I Esta é razão_________ não pude comparecer à reunião.

II Todos sabem o _________de sua tristeza.

III Maria não pode andar a cavalo _______ sofreu um acidente.

IV Os alunos foram embora e a professora não sabe _________.

Assinale a alternativa cujos elementos completam, CORRETA e respectivamente, os espaços das orações acima.

  • A. porque / por quê / por que/ porquê
  • B. porquê / porque / por que / por quê
  • C. por que/ porquê / porque / por quê
  • D. por quê / porque / porquê / por que
  • E. porque / porque / por quê / por que

“Ora, por que não podam a árvore? Porque é preciso uma autorização formal da prefeitura,...”; nesse segmento do texto há uma diferente e correta grafia do vocábulo sublinhado.

Assinale a frase a seguir em que esse mesmo vocábulo é grafado de forma incorreta.

  • A. Não se sabe bem o porquê de chover tanto em São Paulo.
  • B. Queria saber por que os governos não atuam eficientemente.
  • C. Os semáforos não funcionam por que?
  • D. Os semáforos não funcionam porque choveu muito.
  • E. Porque as autoridades não agem, o povo sofre.

Em nossa cultura, ...... experiências ...... passamos somase ...... dor, considerada como um elemento formador do caráter, contexto ...... pathos pode converter-se em éthos.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A. às − por que − a − no qual
  • B. as − por que − a − do qual
  • C. às − porque − a − em que
  • D. às − pelas quais − à − de que
  • E. as − que − à − com que

 

No trecho do Texto II “Lucilene tentou impedir o garoto, pois sabia que ele também poderia morrer” (l. 35-36), a palavra em negrito pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase, por

  • A. logo
  • B. mas
  • C. onde
  • D. porque
  • E. portanto

O mundo é um lugar triste, mas não porque antigos amantes não podem ser amigos: sim porque o passado não pode ser recuperado. (final do texto)

O elemento grifado acima preenche corretamente a lacuna da frase:

  • A. Alguns não entendem ...... antigos amantes não podem ser amigos.
  • B. É controverso o ...... de antigos amantes não poderem ser amigos.
  • C. ...... são antigos amantes, não podem mais ser amigos.
  • D. Lamenta-se que o passado não possa ser recuperado, mas não se sabe ao certo o ...... disso.
  • E. Sabe que não pode recuperar o passado, mas não compreende ......
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