Lista completa de Questões sobre Emprego dos PORQUÊS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
O termo porque (l.19) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, ser substituído por por que.Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Assim como no trecho ...Por que a saúde é vinculada à qualidade de vida?..., o elemento sublinhado tem seu emprego adequado à norma padrão em:
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, acerca dos sentidos do texto acima e de seus aspectos linguísticos.
No texto, a grafia diferenciada de porque (v.11)/por que (v.12) justifica-se pelo fato de que, no verso 11, porque tem valor morfossintático semelhante ao da conjunção pois, enquanto, no verso 12, por que compõe-se de preposição e pronome, o qual se refere a fio de água (v.12).
Atente para as seguintes construções:
I. Meu coração, não sei porque, bate feliz quando te vê.
II. Sei que você se aborreceu comigo, só não sei por quê.
III. Ela partiu sem me esclarecer o porquê de seu descontentamento.
Está correto o emprego da forma pronominal sublinhada SOMENTE em
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos ao texto acima.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a expressão por que (l.6) pela palavra porque.
Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta, com preservação do sentido original, de palavra ou expressão substitutiva para a conjunção Pois, empregada no verso 3.
Por que
Porque
Porquê
Por quê
Pôr que
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No fragmento. PORQUE, afinal, do jeito que as coisas andam, é o próprio mundo que vai acabar ele inteiro descendo pelo ralo., o vocábulo destacado estabelece uma relação de sentido com o que está enunciado antes. Essa relação de sentido pode ser definida como:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
Na frase Em algarismos romanos, sei lá POR QUÊ. (parágrafo 14), a expressão destacada é grafada da mesma forma em:
Opovo prefere as máquinas ____ tem preguiça de escrever.
____ não adquirem o hábito da leitura em vez do das máquinas?
Não sei ____ razão ele preencheu o cheque à mão.
Você disse que não iria comparecer ao evento. Mudou de ideia ____ ?
Ele não quis falar sobre a causa de seu ressentimento, mas eu descobri o ____.
Assinale a alternativa correta que preencha as lacunas abaixo, empregando PORQUE, POR QUE E POR QUÊ:
Estou sempre perguntando para minha mãe _________ a escola não ensina coisas que a gente possa aproveitar na vida. Não fui à festa __________ estava doente. Ela não passou de ano __________.
A ordem CORRETA, de cima para baixo é:
por quê, por que, porque.
por que, porque, por quê.
porque, por que, por quê.
porque, por quê, por que.
por que, por quê, porque.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:
Se o por quê da importância primitiva de Paraty estava na sua localização estratégica, a importância de que goza atualmente está na relevância histórica porque é reconhecida.
Os dissabores por que passa uma cidade turística devem ser prevenidos e evitados pela Casa Azul, porque ela nasceu para disciplinar o turismo.
Porque teria a cidade passado por tão longos anos de esquecimento? Criou-se uma estrada de ferro, eis porque.
Não há porquê imaginar que um esquecimento é sempre deplorável; veja-se como e por quê Paraty acabou se tornando um atraente centro turístico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...