Questões sobre Emprego dos PORQUÊS

Lista completa de Questões sobre Emprego dos PORQUÊS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.

Considerando-se a ortografia e a flexão verbal, os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com

  • A. porque ... converse
  • B. por que ... conversa
  • C. porquê ... converse
  • D. por quê ... conversa
  • E. por que ... converse

As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.

A frase de Hagar, no segundo quadrinho, deve-se iniciar com

  • A. Por quê sinto-me.
  • B. Por quê o sinto.
  • C. Porque me sinto.
  • D. Porquê sinto.
  • E. Por que me sinto.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 16 A 20, LEVE EM CONSIDERAÇÃO OS TRECHOS 4 , 5 E 6 , A SEGUIR.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas dos trechos 4 e 5.

 

  • A. porque - sobrecarga
  • B. por que - sobrecarga
  • C. porque - sobre-carga
  • D. porquê - sobre-carga
  • E. por quê - sobrecarga

Analise o emprego de: por que, por quê, porque ou porquê no diálogo abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A.

    – Joãozinho, por que você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por quê? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.

  • B.

    – Joãozinho, porque você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por quê? – Porquê eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.

  • C.

    – Joãozinho, por quê você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por que? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.

  • D.

    – Joãozinho, porque você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode porquê? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

(...) que carregamos sem saber por que, apenas porque nos deram para carregar.

As formas sublinhadas preencherão corretamente, na mesma ordem, as lacunas da frase:

  • A.

    Queria saber o ...... de os filhos se esquecerem dos pais; será ...... é uma lei da natureza?

  • B.

    Não se sabe ...... razão se esquecem os filhos dos pais, qual o ...... de os deixarem de lado.

  • C.

    A mãe é mais importante ...... ela é absolutamente necessária nos primeiros anos do filho, não há ...... o pai ficar enciumado.

  • D.

    ...... o cronista não explica seu ceticismo? o leitor fica se perguntando, sem atinar com o ...... de tamanha melancolia.

  • E.

    Embora o cronista não diga ...... se tornou tão melancólico, o leitor deixa-se abater um pouco, ...... suspeita quais sejam as razões.

Aponte as alternativas que preencham adequadamente cada oração abaixo.

I - O fato é que me assombro, ................ talvez eu seja anacrônico, antiquado, passado, meus conceitos superados.

a. ( ) mas              b. ( ) mais

II - Vivemos tempos de chegar com pressa, conseguir todas as coisas em curto espaço de tempo, ................. não sabemos quanto tempo ainda temos.

a. ( ) por que        b. ( ) porque         c. ( ) porquê

III - Os tempos mudaram a tal ponto que não .................. mais tempo a perder.

a. ( ) há                b. ( ) a                   c. ( ) à

IV - Os namoros atuais não têm nada ................. com aquela felicidade que o casal demonstrava sinceramente nas fotos.

a. ( ) haver            b. ( ) há ver           c. ( ) a ver

A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    I-a - II-b - III-b - IV-c

  • B.

    I-b - II-b - III-b - IV-a

  • C.

    I-a - II-b - III-a - IV-c

  • D.

    I-b - II-c - III-c - IV-a

Assinale a alternativa em que se tenha usado corretamente o porquê.

  • A.

    Os perigos porque passamos fizeram-nos amadurecer.

  • B.

    Porque todos vão ficar calados você também vai ficar?

  • C.

    Não havia um por quê para a ausência da equipe.

  • D.

    Sem saber porque, todos ficaram atônitos.

  • E.

    Eles não se manifestaram, porquê?

Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.

O vocábulo “porque”, indicando a circunstância de causa nas linhas 21 e 23, pode ser grafado separadamente, sem que ocorra erro de grafia, porque a frase não é interrogativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como "com o seu dia-a-dia", linhas 43-44, e eles se esforçam dia a dia, as expressões destacadas estão corretamente empregadas em:

  • A.

    Há cerca de dez jovens que conversam a cerca de drogas.

  • B.

    Os jovens falavam à-toa e fizeram uma declaração à toa.

  • C.

    Senão houver combate às drogas, os jovens se prejudicarão. Tem que haver, se não os prejuízos serão incalculáveis

  • D.

    Os jovens não compreenderam por que as autoridades não apresentaram o porquê do crime.

  • C.

    Senão houver combate às drogas, os jovens se prejudicarão. Tem que haver, se não os prejuízos serão incalculáveis

  • D.

    Os jovens não compreenderam por que as autoridades não apresentaram o porquê do crime.

  • Considerando o texto I, julgue os itens a seguir.

    Mantêm-se as relações semânticas e preserva-se a correção sintática do primeiro período do texto ao se substituir "indo além" (l.2) por porque vai além

    • C. Certo
    • E. Errado
    Provas e Concursos

    O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Provas e Concursos
    0%
    Aguarde, enviando solicitação!

    Aguarde, enviando solicitação...