Lista completa de Questões sobre Emprego dos PORQUÊS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.
Considerando-se a ortografia e a flexão verbal, os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.
A frase de Hagar, no segundo quadrinho, deve-se iniciar com
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 16 A 20, LEVE EM CONSIDERAÇÃO OS TRECHOS 4 , 5 E 6 , A SEGUIR.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas dos trechos 4 e 5.
Analise o emprego de: por que, por quê, porque ou porquê no diálogo abaixo e assinale a alternativa correta:
– Joãozinho, por que você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por quê? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
– Joãozinho, porque você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por quê? – Porquê eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
– Joãozinho, por quê você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por que? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
– Joãozinho, porque você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode porquê? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
(...) que carregamos sem saber por que, apenas porque nos deram para carregar.
As formas sublinhadas preencherão corretamente, na mesma ordem, as lacunas da frase:
Queria saber o ...... de os filhos se esquecerem dos pais; será ...... é uma lei da natureza?
Não se sabe ...... razão se esquecem os filhos dos pais, qual o ...... de os deixarem de lado.
A mãe é mais importante ...... ela é absolutamente necessária nos primeiros anos do filho, não há ...... o pai ficar enciumado.
...... o cronista não explica seu ceticismo? o leitor fica se perguntando, sem atinar com o ...... de tamanha melancolia.
Embora o cronista não diga ...... se tornou tão melancólico, o leitor deixa-se abater um pouco, ...... suspeita quais sejam as razões.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Aponte as alternativas que preencham adequadamente cada oração abaixo.
I - O fato é que me assombro, ................ talvez eu seja anacrônico, antiquado, passado, meus conceitos superados.
a. ( ) mas b. ( ) mais
II - Vivemos tempos de chegar com pressa, conseguir todas as coisas em curto espaço de tempo, ................. não sabemos quanto tempo ainda temos.
a. ( ) por que b. ( ) porque c. ( ) porquê
III - Os tempos mudaram a tal ponto que não .................. mais tempo a perder.
a. ( ) há b. ( ) a c. ( ) à
IV - Os namoros atuais não têm nada ................. com aquela felicidade que o casal demonstrava sinceramente nas fotos.
a. ( ) haver b. ( ) há ver c. ( ) a ver
A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:
I-a - II-b - III-b - IV-c
I-b - II-b - III-b - IV-a
I-a - II-b - III-a - IV-c
I-b - II-c - III-c - IV-a
Assinale a alternativa em que se tenha usado corretamente o porquê.
Os perigos porque passamos fizeram-nos amadurecer.
Porque todos vão ficar calados você também vai ficar?
Não havia um por quê para a ausência da equipe.
Sem saber porque, todos ficaram atônitos.
Eles não se manifestaram, porquê?
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O vocábulo porque, indicando a circunstância de causa nas linhas 21 e 23, pode ser grafado separadamente, sem que ocorra erro de grafia, porque a frase não é interrogativa.
Como "com o seu dia-a-dia", linhas 43-44, e eles se esforçam dia a dia, as expressões destacadas estão corretamente empregadas em:
Há cerca de dez jovens que conversam a cerca de drogas.
Os jovens falavam à-toa e fizeram uma declaração à toa.
Senão houver combate às drogas, os jovens se prejudicarão. Tem que haver, se não os prejuízos serão incalculáveis
Os jovens não compreenderam por que as autoridades não apresentaram o porquê do crime.
Senão houver combate às drogas, os jovens se prejudicarão. Tem que haver, se não os prejuízos serão incalculáveis
Os jovens não compreenderam por que as autoridades não apresentaram o porquê do crime.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Considerando o texto I, julgue os itens a seguir.
Mantêm-se as relações semânticas e preserva-se a correção sintática do primeiro período do texto ao se substituir "indo além" (l.2) por porque vai além
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...