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Segundo o texto, é tarefa do professor de Língua Portuguesa:
Como se pode observar, os versos de Humberto Teixeira apresentam termos que se associam à forma gráfica e fonética peculiar a uma determinada classe social e a um contexto regionalizado. Levando em conta a opinião de Marcos Bagno, o professor de Língua Portuguesa, ao trabalhar esses versos em sala de aula, deve
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
As atividades lúdicas são exemplo de prática escolar representativa da concepção educativa abordada no texto, também presente nas referidas diretrizes, uma vez que tornam significativos os espaços-tempos de formação e aumentam a interação entre professor e estudantes.Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
É o conjunto de regras que normatizam o falar e o escrever de acordo com a língua padrão, que estuda a fonologia, morfologia, semântica e sintáxica. De relevante importância para um redator. Falamos de(a):
No ensino da língua portuguesa é importante avaliar a aprendizagem dos alunos quanto à relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Nesse sentido, a que descritor esse tópico pode corretamente ser associado?
INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. De acordo com o Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas, de Júnia França e Ana Cristina de Vasconcellos,
INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. Considerando-se a noção de notas de rodapé, tal como apresentado no Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de Júnia França e Ana Cristina de Vasconcellos, é CORRETO afirmar que
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A disponibilidade, na Internet, de dicionários e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, dificulta o ensino de língua portuguesa, já que os alunos podem acessá-los sem limites.
A Internet promove a passividade do usuário, por isso o seu uso é desaconselhado como meio de aprendizagem.
Dada a multiplicidade de códigos de escrita existentes na Internet, mais sintéticos e abreviados que a linguagem escrita tradicional, o meio eletrônico de pesquisa prejudica o aprendizado da modalidade escrita formal da língua.
A Internet explora os mesmos recursos de leitura disponíveis nos livros tradicionais, por isso não modifica a forma de apreensão do conhecimento.
A atividade de conhecer a língua portuguesa é influenciada e transformada pelas infinitas possibilidades de pesquisa e navegação voluntária que a Internet proporciona.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Entende-se da leitura do texto que a palavra em situação dicionária (v.6) corresponde à palavra em uso.
O trabalho com a forma, como o emprego dos sinais de pontuação, constitui elemento secundário de construção do sentido desse texto.
Na segunda estrofe do poema, o eu lírico trata da impossibilidade de reconstrução do fluxo do rio pela religação entre os diferentes poços de água.
O eu lírico cria uma associação, por semelhança, entre a água do rio e as palavras do discurso político.
Conclui-se da leitura do texto que a comunicação só ocorre quando as palavras estão em relação umas com as outras.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta em relação ao personagem negro descrito nesse trecho de Os Sertões.
Ao comparar o protagonista à estátua de titã (l.33), o escritor afirma artisticamente a humanidade heroica do prisioneiro.
No trecho, o autor reconhece a superioridade do homem negro e, ao mesmo tempo, questiona a sua passividade diante dos inimigos que o condenaram à morte.
A figura do homem negro no trecho de Os Sertões é apresentada sem a empatia do abolicionista Castro Alves e sem o determinismo cientificista do Naturalismo.
De acordo com o trecho, os homens de alta patente do exército e os letrados discordavam do tratamento racista dado aos prisioneiros pelos soldados rasos do exército.
O prisioneiro negro é descrito pelo autor sem os preconceitos raciais que vigoravam na sociedade brasileira da época.
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