Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto para responder às questões 01 e 02.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
A expressão "e será sempre" (l.4) pode ser isolada por vírgulas sem prejuízo gramatical para o período.
O sinal de ponto-e-vírgula após "equivocada"(l.9) pode ser substituído por sinal de dois-pontos.
Pode-se subentender antes da expressão "tem sido"(l.9) idéia correspondente a tanto que.
A expressão "Questiona-se" (l.12) pode ser substituída pela forma correspondente É questionado.
Conforme a norma escrita culta, ao se eliminar o sinal indicativo de crase antes de "vida", antes de "trabalho" e de "desenvolvimento" (l.20 e 21) o emprego dos artigos definidos é obrigatório
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
As leis muçulmanas são rigorosas, mas muitos julgam as leis muçulmanas especialmente draconianas com as mulheres, já que se reflete nas leis muçulmanas a hierarquia entre os sexos, hierarquia que deriva de fundamentos religiosos.
Evitam-se as repetições do período acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente:
julgam-as - se lhes reflete - a qual
julgam-nas - se reflete nesta - o que
julgam-nas - naquelas se reflete - a qual
julgam-lhes - nas quais se reflete - a qual
julgam-lhes - naquelas se reflete - à qual
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:
Para os padrões ocidentais, de cujos valores são diferentes dos orientais, o caso de Amina surge como um escândalo ao qual ninguém se conforma.
A negativa à qual se safou o homem identificado por Amina foi suficiente para que ele sequer fosse indiciado no caso em que estava sendo envolvido.
A guerra civil, à que o texto faz referência, poderia ser iniciada caso tomasse outro rumo o julgamento no qual todas as atenções estavam voltadas.
A corte islâmica, em cujos critérios de julgamento há forte influência religiosa, deu ao caso uma solução na qual muitos não acreditavam.
A absolvição de Amina, por cuja se fizeram muitos abaixo-assinados, é um desfecho por conta da qual não devemos ficar excessivamente otimistas.
Leia o texto abaixo e responda em seguida às questões propostas.
"O cavalheiro treinou muito a manobra evita-rabo." Se escrita no plural, esta frase teria a seguinte forma:
Os cavalheiros treinaram muito as manobras evita-rabos.
Os cavalheiros treinaram muito as manobras evita-rabo.
Os cavalheiros treinaram muitas manobras evita-rabo.
Os cavalheiros treinaram muito a manobra evita-rabo.
Assinale a opção correspondente à substituição que provoca erro gramatical.
1 – é encontrada
2 – serem promovidas
3 – procuramos
4 – queremos
5 – o objetivo é
No texto abaixo, assinale o trecho transcrito corretamente.
Pesquisadores do Banco Mundial revelam que, a "globalização reduz a pobreza, mas não em todos os lugares".
Embora muitas nações globalizadas procurem acompanhar o ritmo das mais opulentas, grande parte do mundo em desenvolvimento estão se tornando marginalizados.
Na América Latina, por exemplo, "a integração global aumentou ainda mais as desigualdades salariais", e há uma preocupação generalizada que o processo esteja levando uma maior desigualdade no próprio interior dos países. Essa desigualdade já alcançou os Estados em suas relações assimétricas.
Embora Marx não estava pensando em escala global quando falou da distância, que separa os ricos dos pobres de forma crescente, essas previsões nunca pareceram tão verdadeiras quanto hoje.
A inversão é apenas metodológica: trata-se do relacionamento entre o primeiro e o terceiro mundo, com os ricos ficando cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Assinale a opção na qual a expressão sublinhada está erradamente empregada.
O governo quer mudar o imposto sobre a renda da pessoa física para reduzir as deduções de gastos com educação e saúde, mas se esquece de que o poder do governante não é absoluto.
É o Congresso, quem cabe transformar a vontade governamental em lei, que tem a obrigação de proteger os contribuintes.
A nova mordida do Leão parece decorrer de documento fazendário, em que se avalia que as deduções das despesas com educação e saúde só beneficiam as "pessoas abastadas".
A Constituição exige a observância do critério da "universalidade", cujo significado é o de que todo tipo de rendimento será tributável.
Economia fiscal verdadeira seria a eliminação ou a redução do bueiro em que se esvai o volume incalculável de recursos públicos chamada renúncia fiscal da União.
Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.
Assinale a opção correta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
A repetição da preposição "de" (l.7), precedendo "alguém" e "uma parcela do poder", indica que os termos a que elas se referem admitem ser trocados sem prejuízo da correção gramatical ou das relações semânticas do texto.
A repetição do verbo dever, em "deviam" e "devem" (l.9 e 10), tem o efeito de reforçar sua duração no tempo, mas o emprego de apenas "devem" seria suficiente para indicar o estado permanente e atual de "ter direito" (l.10).
O valor demonstrativo do pronome "o" em "o que resulta""(l.17) indica que pode haver aí a substituição pelo pronome isso, sem prejuízo da correção gramatical ou da coerência textual.
Por se tratar de emprego reflexivo, "redefine-se" (l.21) não admite substituição por é redefinido.
A função condicional da conjunção "quando" (l.25) será preservada se substituída por se, mas a correção gramatical do período só será preservada se o verbo que a precede for empregado no presente: existe.
Julgue se os fragmentos de textos constantes dos itens abaixo estão gramaticalmente corretos e se a estrutura de cada um deles corresponde à classificação de documento oficial indicada entre parênteses.
Aos sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dois, às dez horas, no Conselho de Justiça, situado à avenida das Flores, número oitenta, quarto andar nesta capital, reuniram os conselheiros em sessão ordinária, presidida pelo Doutor Francisco Buarque. (Carta)
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:
A popularidade de que goza a astronomia é muito maior do que aquela em que desfruta a astronomia.
O charlatanismo esotérico - uma prática à qual se deve dar incessante combate - arregimenta os indivíduos em cuja consciência há espaço para a credulidade.
Muitos crêem que há um arranjo cósmico de cujo cada um participa individualmente, mantendo com os astros uma relação na qual atribui sua própria personalidade.
A experimentação científica "para o qual controle existem rígidos paradigmas" não está sujeita à irracionalidade com a qual se submetem as "teorias" esotéricas.
Desde tempos antigos "de lá aonde vêm as crendices mais populares" - charlatões insistem em disseminar "teorias" com que a maioria da população se apega.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...