Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque o item sublinhado cujo emprego fere as normas da gramática normativa.
A
B
C
D
E
Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Nas linhas 37 e 38, os vocábulos "discussão" e "coisa" são relacionados.
Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O advérbio "virtualmente" (R.31), aplicado a "inexistente", dá ao trecho o sentido de que não há potencial para se realizar a qualificação profissional nos calabouços.
Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O adjetivo "míseros" (R.27) qualifica os detentos do Paraná.
Com relação às idéias, às estruturas gramaticais e ao emprego de vocábulos no texto acima, julgue os itens que se seguem.
As três primeiras formas verbais do quarto tópico estão seguidas por "se" para ocultar os sujeitos das orações, que são os seres que realizaram as ações expressas pelos verbos.
Em relação à formação de palavras como as relacionadas nos itens abaixo, há visível equívoco na determinação do papel do sufixo em:
crença (forma substantivos de verbos);
tipicamente (forma advérbios de substantivos);
lingüista (forma substantivos de substantivos);
socioletal (forma adjetivos de substantivos);
oralidade (forma substantivos de adjetivos).
As questões de números 47 a 50 referem-se ao texto que segue.
Imaginando-se que esta crônica seja trabalhada numa sala de aula, entre adolescentes, alguns aspectos da utilização da linguagem verbal poderiam ser explorados, a partir de sua representação no texto, tais como:
I. Tratamento pronominal.
II. Adequação do discurso ao interlocutor.
III. Denotação e conotação.
IV. Discurso direto e indireto.
Satisfaz o enunciado o que está em
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
II, III e IV, somente.
I, III e IV, somente.
I, II e IV, somente.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
"Carmen demonstrava muito conhecimento por música clássica e, naquele momento, necessitava com urgência das partituras. Todos sabiam que ela duvidava dos métodos do novo professor. Além disso, improvisar poderia ser prejudicial ao seu espetáculo."
No enunciado acima, as expressões grifadas exercem funções de objeto indireto e complemento nominal, assuntos relacionados à sintaxe da língua. A esse respeito, é correto afirmar:
O complemento nominal completa a significação de um nome – substantivo, adjetivo ou advérbio, o que pode ser observado em "das partituras" e "dos métodos do novo professor".
Ao fazer uso da língua, o usuário deve estruturá-la sempre da mesma maneira, para evitar o risco de cometer transgressões lingüísticas.
"Por música clássica" e "ao seu espetáculo" foram empregados complementando o sentido de verbos, exercendo, portanto, a função de objetos indiretos.
A opção por determinada forma pode repercutir no efeito que se pretende dar ao texto, por isso é importante envolver os alunos em atividades que os levem a compreender a estrutura e o funcionamento da língua.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
No português, falado ou escrito, é comum nos depararmos com dificuldades relativas à regência verbal. Isso ocorre até mesmo em função de certos verbos apresentarem vários sentidos diferentes, conforme o contexto de sua utilização. Identifique, entre as opções abaixo, a que não apresenta problemas quanto à sintaxe de regência verbal.
Não assisti o filme que me indicaste.
O médico assistiu o doente com muita dedicação.
Ele esqueceu que havíamos combinado o encontro naquele dia.
Os idosos visam uma aposentadoria digna, para poderem ter uma velhice tranqüila.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
A palavra que pode assumir várias funções, dependendo do contexto em que for empregada. Desse modo, relacione as duas colunas, conforme a classificação da função assumida pelo que e indique a alternativa que apresenta a seqüência correta:
II, IV, I, III.
II, III, IV, I.
II, IV, III, I.
I, III, II, IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...