Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 12 a 20 referem-se ao texto que segue.
A força de um desfile carnavalesco está tanto na euforia dos que participam do desfile carnavalesco quanto na dos espectadores que assistem ao desfile carnavalesco, lembrando ainda que a observância dos limites que dão forma ao desfile carnavalesco é uma de suas atrações.
Para evitar as abusivas repetições do texto acima, é preciso substituir os elementos sublinhados por, respectivamente,
dele participam - lhe assistem - o dão forma.
nele participam - assistem-no - o dão forma.
lhe participam - o assistem - lhe dão forma.
nele participam - lhe assistem - dão-no forma.
dele participam - a ele assistem - lhe dão forma.
As questões de números 12 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente clara e correta a redação da frase:
Deve-se à preservação do sentido de autoridade o sucesso de muitos empreendimentos cujo objetivo é a expressão da alegria e da liberdade.
Ao contrário do princípio de autoridade, o autoritarismo implica em exclusão do sentido de liberdade, na qual seria impraticável sobre a tutela deste.
É com freqüência que por se estabelecer confusão entre autoridade e autoritarismo, pode acarretar algum prejuízo para a comprensão do primeiro.
Se nem mesmo uma festa como o carnaval exclue organização, haja vista a necessidade de disciplina que o norteia, é por que a autoridade impõe-se sem confundir-se com o autoritarismo.
Ainda que a festa carnavalesca propicie alegria e liberdade, mesmo assim exige-se rigor no cumprimento das normas que a regem, sem as cujas descambariam em caos e violência.
Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.
As observações com o e longo (l.6) e com o e curto (l.18) revelam que, em grego, as alterações de pronúncia produziam mudanças de sentido nas palavras.Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.
A substituição da parte sublinhada em têm costumes (l.14) pelo pronome oblíquo correspondente está correta em tê-los.Texto I - questões de 1 a 5
Com referência aos processos coesivos de referência do texto I, julgue os itens subseqüentes.
A quantidade de itens certos é igual a
3
4
5
6
7
Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.
O emprego do futuro em "existirão"(l.3) reforça a idéia de continuidade do presente para o futuro.
A locução verbal "acabaram por criar"(l.4) reforça o efeito resultativo do verbo criar; a substituição da preposição por de, reforçaria o efeito temporal.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao retirar "do"(l.16) de antes de que.
A expressão "a dois"(l.15) está demarcada por vírgulas porque constitui um aposto explicativo para "conversa privada"(l.15).
A expressão conotativa "varrer o mundo"(l.20) corresponde ao sentido de varrer do seguinte exemplo: Varreram-se da memória os dias amargos.
Analisando as relações morfossintáticas, semânticas e textuais do trecho dado, assinale a afirmativa correta.
Na oração "que os disciplina" (primeiro período sintático do texto), a correta análise dos elementos pronominais leva à seguinte compreensão: o sistema normativo disciplina os atos administrativos
Em obediência à concordância verbal, o verbo "ter" (na oração: ter sua finalidade...) deveria estar no plural, uma vez que seu sujeito é o sintagma plural "os atos administrativos".
Se substituirmos o verbo "ajustar" (segundo período) por adequar, a expressão correta será: que se adecúe à hipótese.
O pronome "ele", em: deve ser por ele demonstrado, (terceiro período) tem como referente o substantivo anteriormente expresso: "o ato administrativo".
O predicado "deve necessariamente visar a uma finalidade pública" (terceiro período) tem como sujeito implícito o sintagma: o agente público.
Assinale a asserção que reproduz corretamente as idéias do texto (ou parte delas) e que respeita, além disso, a clareza na formulação lingüística e a fidelidade ao sentido original do texto.
Depreende-se do texto que a concessão do interesse público constitui, indubitavelmente, a finalidade que disciplina e orienta os atos do agente público.
Segundo as idéias expostas no texto, o agente público, ao formular as hipóteses de ocorrência, deve ajustar o ato administrativo à situação fática que o originou.
O texto conduz à inferência de que a intenção do agente público, ao praticar atos administrativos, deve estar vinculada ao propósito de atingir o bem comum.
De acordo com o texto, afigura-se admissível ato administrativo praticado em dissonância ao sistema normativo, mas que manifeste a exteriorização do elemento volitivo do agente administrativo.
Compreensão profunda do texto permite afirmar que os elementos que conferem licitude ao ato administrativo são, em essência, a consecução do interesse público e a intenção manifesta do agente em praticá-lo.
Assinale a substituição proposta que corrige o erro gramatical inserido no trecho abaixo.
Grande ou pequena, a empresa não vive sem a contabilidade. Empresa sem contabilidade é navio à deriva no mar tempestuoso da inflação. A todo instante, pode naufragar no prejuízo real senão contar com a ciência contábil para depurar o lucro aparente.
(Ivan Carlos Gatti, "O valor da contabilidade", Jornal de Brasília, 23/07/1992, modificado)
Substituir: Por:
Grande ou pequena Sendo grande ou pequena
vive sobrevive
é navio é como um navio
à deriva a deriva
senão se não
Leia com atenção o texto O abridor de latas. As dez questões que se seguem, referem-se a seu conteúdo
Na frase: "Mais oito anos e nada ainda. "(Texto, linha 23) as palavras sublinhadas têm a função de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...