Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
"O professor que tenta argumentar que um seminário no último mês de aulas que envolva todos os profissionais é uma loucura." Sobre o enunciado acima, extraído da redação de um aluno de 8a série, considere:
Somente I e IV estão corretas.
Somente as assertiva I e V estão corretas.
As assertivas II e IV são as corretas.
As assertivas I, III, IV e V estão corretas.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
A significação de uma unidade lexical pode encerrar diferentes conteúdos, explícitos ou implícitos, que podem, por sua vez, estar atrelados a aspectos de dependência contextual. Com base nisso e pensando na possibilidade de explorações didáticas a empreender com os alunos no estudo do vocabulário e da amplitude de significações possíveis, considere as assertivas dadas a seguir e identifique a alternativa correta.
Vingar, nas duas assertivas, é intransitivo, já que, por portar sentido completo, não exige complementação.
O sentido do verbo vingar é o mesmo em (I) e (II), embora em (I) se configure uma situação de transitividade direta, o que já não ocorre em (II).
Vingar, na assertiva (II), é verbo transitivo indireto e foi empregado no sentido de punição.
Na assertiva (I), vingar é verbo transitivo, indicando uma situação em que A vinga B. B é um fato anterior, condenável do ponto de vista de quem fala.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A expressão "educação a distância" apresenta o a
não assinalado pelo acento indicador da crase tendo em vista o seguinte fato:Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Esse processo de planejamento deve envolver todos os atores sociais na discussão dos principais problemas e na formação de parcerias e compromissos para a sua solução à curto, médio e longo prazos.
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Mais do que um documento, a Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um país, estado, município ou região e planeja o futuro de forma sustentável.
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Resgatava-se, assim, o termo Agenda no seu sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização, em cuja predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto à correção gramatical.
Os desastres com feridos representam 14% dos acidentes ocorridos no país, mas é responsável por 69% dos custos estimados em mais de R$ 3,6 bilhões.
Dante Accioly. Falta segurança para pedestres. In: Correio Braziliense, 1.º/6/2003, p. 16 (com adaptações).
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
A comunidade internacional, durante a Conferência Rio-92, aprovou um documento de compromissos para a mudança do padrão de desenvolvimento no próximo século, denominando-o Agenda 21.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto à correção gramatical.
A maior fatia do prejuízo (59%) é gerada pelos custos de atendimento médico-hospitalar onde a incapacidade de produção das vítimas.
As questões de números 01 a 11 referem-se ao texto abaixo.
Sobre o emprego de recursos de coesão no texto, con-sidere as assertivas abaixo.
I - Por essa razão (linha 02) é uma expressão que retoma o conteúdo do que vinha sendo expresso.
II - No segundo parágrafo, as pessoas criativas e os criativos são formas de referir o mesmo tipo de pessoa.
III - O uso de também (linha 12) chama a atenção para o fato de que o texto já mencionara antes algu-mas características partilhadas pelos criativos.
Q uais são corretas?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...