Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Texto II, para responder às questões 5 e 6.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
A eliminação da primeira vírgula na sentença Bem, na era medieval, o hospital funcionava (linha 49) alteraria o sentido do enunciado.
O termo Por quê? (linha 2) poderia corretamente ser grafado em uma única palavra.
O trecho O uso de encantamentos, simpatias e poções mágicas (em geral, chás de ervas e unguentos) foi classificado como paganismo e uma afronta às leis de Deus (linhas de 11 a 14) estaria correto substituindo-se poções por porções e passando-se foi classificado para o plural.
No fragmento o hospital funcionava mais como um depósito de doentes, onde monges e freiras providenciavam (linhas de 49 a 51), o pronome onde ficaria correto, se substituído por nos quais.
O texto, para garantir maior credibilidade às ideias nele defendidas, busca distanciamento do leitor.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Assinale a alternativa correta acerca da estrutura gramatical de partes do texto I.
O verbo inicial do texto, linha 1, remete a um termo, o sujeito, que está subentendido e pode ser identificado em virtude de esse verbo estar no gerúndio.
A palavra para tem o mesmo sentido nas linhas 3, 13 e 27.
O termo Lá, linha 15, refere-se ao paraíso.
A sequência a felicidade, a perfeição, o paraíso, linhas 6 e 7, compõe uma enumeração que explica o termo tesouro (linha 6).
A substituição da palavra homem por mulher, na frase das linhas de 21 a 23, provocaria o aparecimento do sinal indicativo de crase antes de mulher e antes de ela, que deveria substituir ele, pois a crase precede palavras femininas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Texto II, para responder às questões de 5 a 7.
Assinale a alternativa correta com relação ao texto II.
O texto inicia-se com uma chamada dirigida a André.
As emoções e os sentimentos são, no plano verbal, percebidos, entre outros, por meio de interjeições e frases optativas.
As intervenções de cada comentarista desconsideram o que foi dito antes por outro; assim, elas poderiam ser reordenadas aleatoriamente.
Tendo em vista que o Brasil Mobile abrange dez cidades brasileiras, é correto concluir que ao menos uma dessas cidades possui versão desse aplicativo apenas em português.
Exemplos de eufemismo podem ser encontrados no texto-base Uma mão na roda para todo viajante (linhas 22 e 23) e no pronunciamento de Marcello Pimenta seria excelente se outros paises fizessem o mesmo (linhas 27 e 28).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Assinale a alternativa correta acerca das informações desse texto.
As palavras turísticos e país são acentuadas pela mesma razão.
O sinal indicativo de crase da linha 8 pode ser adequadamente eliminado, pois antecede substantivo qualificado por um adjetivo.
As duas vírgulas da linha 4 podem ser excluídas sem prejuízo semântico e(ou) gramatical para o conteúdo da frase em que se inserem.
A correção linguística e o sentido ficam preservados na troca da preposição em, linha 17, por para.
A preposição em pode ser substituída por de na linha 20, com manutenção da correção gramatical da construção.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Atenção: As questões de números 29 e 30 referem-se à tirinha abaixo.
Dada uma situação em que um aluno apresentasse a tirinha, acolhendo um pedido para que os alunos trouxessem textos de seu interesse para a sala de aula, o professor de Língua Portuguesa deveria
rejeitá-la como material para o ensino da língua, pelo fato de a linguagem não se adequar à norma culta, a qual deve ser exigida de todos os textos escritos, mesmo os quadrinhos.
rejeitá-la como material para o ensino da língua, pois o quadrinista inadvertidamente cometeu um erro grave de colocação pronominal ao fazer Miguelito dizer Ele comeu ela, o que é inaceitável mesmo num registro informal.
aproveitá-la para discutir com os alunos a questão da relatividade da colocação pronominal, mostrando que no Brasil até mesmo a norma culta admite o uso de pronome do caso reto no lugar do oblíquo.
aproveitá-la para, entre outras coisas, discutir com os alunos marcas de variação linguística e seleção de registro em situação interlocutiva, por meio da fala de Miguelito ao dizer: − Ele comeu ela.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto II, para responder às questões 4 e 5.
Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa.
Os vocábulos são (linha 1) e que (linha 2) conferem ênfase à informação exposta no período de abertura do texto II.
O segundo período do parágrafo inicial do texto II estabelece com o primeiro uma relação de tempo.
As palavras país, físico e presídios são acentuadas pela mesma razão: o acento recai sobre a vogal i.
O termo lhes (linha 11) pode ser substituído pela expressão à elas, com acento indicativo de crase, pois o pronome elas remete a crianças, substantivo feminino utilizado no texto II.
O pronome te da linha 17 pode ser corretamente substituído por lhe.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Julgue os itens a seguir, de acordo com o texto I.
I- Em A imensa série de desdobramentos científicos e filosóficos da teoria de Einstein não cabe, (linhas 16 e 17) há a elipse do vocábulo desdobramentos.
II - As palavras físico (linha 10) e ele (linha 24) têm o mesmo referente: Albert Einstein.
III - De acordo com a norma padrão, há uma inadequação quanto à colocação pronominal em: dilata-se e se contrai (linhas 24 e 25).
IV - O termo décadas mais tarde (linha 29) é um vocativo.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Julgue os itens a seguir, de acordo com o texto II.
I - Depreende-se da leitura do trecho Não adianta atingir tempos espetaculares se depois não contabilizar a chuva de reclamações que pode advir se o trabalho foi rápido, mas feito sem o rigor necessário. (linhas 36 a 38) que apenas o que importa é a qualidade, não o tempo.
II - Em não contabilizar a chuva de reclamações (linha 37) o vocábulo chuva foi empregado no sentido denotativo.
III - Em Para avaliar se sua companhia é, de fato, ágil (linha 27) e sem se esquecer, é claro, de que reduzir esse tempo (linhas 34 e 35), expressões como de fato e é claro têm caráter expletivo e sua retirada não implicaria a alteração semântica dos trechos em que estão inseridas.
IV - Ao utilizar a palavra delivery (linha 29) o autor faz uso de um recurso chamado neologismo.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Julgue os itens a seguir, de acordo com o texto II. Leia com atenção os seguintes enunciados:
I - Considerando o texto, depreende-se do trecho A "conversa" entre o generalista e o especialista pode muitas vezes não resultar em um diálogo. (linhas 24 a 26) que possivelmente generalista e especialista não dominem o mesmo código específico.
II - O uso de aspas em conversa (linha 24) denota o uso da linguagem não-padrão.
III - Por ser do gênero informativo, o texto dispensa o uso de objetividade e clareza.
IV - Em (...) uma área da própria empresa faz um pedido à equipe de TI, (linhas 7 e 8) a crase torna-se necessária pela regência do verbo fazer.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Atenção: As questões de números 66 a 70 referem-se ao texto abaixo.
Considerando o contexto, está INCORRETO o que se afirma em:
Em Tudo o que se disse (linha 2), a substituição do segmento grifado por "Todas as verdades" exige o emprego de "disseram", para que a correção seja mantida.
Schopenhauer vale-se da observação do porcoespinho (linha 8) para, por semelhança, sugerir ao homem certo padrão de comportamento.
Em não ter, preferível morrer (linha 29) nota-se a ocorrência de duas elipses.
O emprego da preposição Até (linha 22) indica um limite de tempo, que se opõe à afirmativa introduzida pelo advérbio Hoje (linha 24).
Nos segmentos (linhas 11 e 12) constatou no século XVII que, em estado natural e (linhas 15 e 16) "os homens cumpram os pactos que celebrarem", as palavras grifadas se incluem na mesma classe gramatical e desempenham função sintática idêntica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...