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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Leia o trecho abaixo sobre a definição de texto e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O texto é uma ocorrência linguística, que tem um sentido _______________, dotada de certas formalidades que lhe permitem estabelecer uma comunicação entre o seu produtor e o destinatário. A sua _______________ é essa, ou seja, estabelecer uma comunicação entre estes dois ______________________. São muitos os gêneros de textos: carta, resumo, biografia, receita de bolo, lista telefônica, notícia jornalística, editorial, romance, ficção etc.vago/ característica/ mundos
completo/ função/ sujeitos
completo/ base/ mundos
vago/ base/ movimentos
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo.
Na frase Ler com o olhar desconfiado, pois ajuda a reconhecer muito gato que se passa por lebre, [...], ocorre o emprego de um(a)...
sinonímia.
contradição.
parábola.
provérbio
ambiguidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo.
Na frase Acontece, porém, na maioria das vezes, que passamos a macaquear as formas conhecidas de dizer., a palavra sublinhada estabelece, em relação às ideias expressas no parágrafo anterior, uma relação de:
oposição.
alternância.
causa.
condição.
concessão.
Para tornar a fala da personagem adequada ao uso culto da língua. Deve-se observar que a mesma comete um erro de:
Emprego inadequado da regência;
Emprego inadequado da pontuação;
Emprego inadequado da concordância nominal;
Emprego inadequado da concordância verbal;
Emprego inadequado da colocação pronominal.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Aos primeiros, tudo: destaque, nome completo, cobertura constante etc. Aos outros, silêncio ou, quando muito, críticas azedas. Desta forma valorizam-se falsos valores e cometem- se graves erros de avaliação.
Considerado o trecho acima, afirma-se com correção:A forma verbal implícita em cada uma das duas frases iniciais é concedem-se.
Os dois-pontos introduzem uma síntese coerente e precisa das coisas referidas genérica e informalmente por tudo.
Ao encadear dois segmentos, a conjunção ou vem reposicionar o primeiro termo na argumentação, colocando-o, então, como a primeira de duas possibilidades.
Ao caracterizar o silêncio, a expressão quando muito equivale a no máximo.
O emprego simultâneo de valorizam-se e valores constitui redundância condenável, visto que, nesse caso, o excesso não confere maior vigor ao que se exprime na frase.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considere as afirmativas feitas a seguir. Está INCORRETO o que consta em:
O adjetivo áspero está flexionado no grau superlativo, em sua forma sintética: aspérrima educadora.
A imprensa, arauto do progresso, e a elegância, modelo do esnobismo...
Os segmentos grifados se classificam sintaticamente como complementos nominais das expressões a que se referem.... que acabava de ser inventado em França.
Ruas arrasaram-se...
As formas verbais grifadas são exemplo de voz passiva.
Ninguém! Absolutamente ninguém.
O ponto de exclamação denota ênfase do autor.
Para que a era se firmasse fora preciso a transfiguração da cidade.
O emprego da forma verbal grifada denota ação passada, anterior a outra, também passada.
O texto a seguir constitui referência para resposta das questões 01 a 08.
Sobre os elementos linguísticos do texto, considere as assertivas a seguir:
I. A separação correta das sílabas do vocábulo coadjuvantes (1.º parágrafo) é co-a-dju-van-tes.
II. O vocábulo matéria (1.º parágrafo) é acentuado pelo mesmo motivo do vocábulo rádio (2.º parágrafo).
III. A conjunção embora (1.º parágrafo) pode ser substituída, sem prejuízo gramatical e para a compreensão do texto, pela conjunção conquanto.
IV. Em Alguns grupos podem utilizar as redes para espalhar boatos e difamar candidatos... (4.º parágrafo), o sujeito da primeira oração é indeterminado.
Diante da análise, estão certas as assertivas:
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Aponte a alternativa em que todos os itens são meios de comunicação, somente, de característica escrita.
Rádio, TV e jornal;
Jornal, revista e internet;
Telefone, Podcast e revista;
Podcast, jornal e TV;
Jornal, Revista e carta.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Permanentemente as pessoas se apropriam e refazem discursos pré-existentes, gerando novos significados, devolvendo à audiência novos textos, que se recombinam com outros, gerando uma infinita cadeia de textos e de significados. Isso vai dos textos a conversas cotidianas. Desse modo, quando os diversos tipos de textos dialogam entre si ocorre
o discursivismo.
a intertextualidade.
o estruturalismo.
o simbolismo.
a iconicidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No fim do século XIV, Portugal, vitimado por uma sucessão de administrações perdulárias, se convertera em um reino endividado. Sem alternativas para produzir riquezas em seu território, a coroa voltou os olhos para o mar.
É correto afirmar que a articulação lógica entre as afirmativas iniciais do texto se estabelece com base na noção definalidade e explicação.
constatação e causa.
consequência e finalidade.
causa e consequência.
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