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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O pronome se(l.2) confere ao trecho indeterminação do sujeito.
O segmento se não for detido(l.2) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.
A palavra fetiche(l.5) está sendo empregada com o sentido figurado de objeto de obsessão, de aspiração.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se eliminar a vírgula após o travessão(l.8).
O pronome Ela(l.10) é elemento de coesão que retoma o antecedente tecnologia.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O emprego de sinal indicativo de crase em à Informação(l.3) justifica-se porque a palavra acesso exige complemento regido pela preposição a, e a palavra Informação vem precedida de artigo definido feminino.
Em o apresentou(l.4), o termo o funciona como pronome que retoma o antecedente Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf).
A substituição de dos(l.9) por daqueles mantém a correção gramatical do período.
Pelos sentidos e informações do texto, subentende-se que o sujeito de recolhe (l.10) é pesados impostos (l.9).
O emprego de vírgula após educação (l.11) justifica-se porque isola elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atente para as afirmações abaixo.
I. Em podem redimir as distâncias impostas pela desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo para a correção. II. Em Mas, noutros países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando lhes é dada a oportunidade (3o parágrafo), o elemento grifado expressa uma condição, equivalendo a se. III. Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4o parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por nas quais, sem prejuízo para a correção e a lógica. Está correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
Aspiro uma vida feliz como a da matriarca.
A anciã, com cuja visão de vida concordo, é mãe de Caetano e Bethânia.
Filhas e amigas de dona Canô assistem-lhe cortar quiabos.
A vírgula depois da expressão No dia dos seus 102 anos isola uma frase explicativa.
As vírgulas que isolam as expressões dona Canô/ mãe de Bethânia/ minha irmã querida marcam vocativos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2012
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
a que implorar-lhe sobre mim.
de que implorá-la em mim.
à que lhe implorar para mim.
em que te implorar em mim.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
Em tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes poderia ocorrer mesóclise.
Em torna-se um grande benefício ocorre próclise.
Em se adaptar a metodologias diferenciadas não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.
Em para atender a uma diversidade maior de alunos a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).
Em tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O tratamento dado ao mito em uma obra de referência, como o dicionário de onde foi extraído o verbete sobre Narciso, implica algumas características do texto, tais como
a ordem direta na construção das frases e a redução dos episódios a um núcleo mínimo essencial.
o predomínio do tempo presente e a preferência pela argumentação em detrimento da narração.
a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa e a ordem direta na construção das frases.
a inexistência de adjetivação e a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.
Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.
Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.
A frase: O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática não fere os princípios da regência verbal.
Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.
Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.
1. O aluno que estuda vence. 2. O aluno estudioso vence. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)
1. Não saiu por causa da chuva. 2. Não saiu porque chovia. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)
1. O presidente assinou o decreto. 2. O decreto foi assinado pelo presidente. (transposição dos termos da frase)
1. Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões. 2. Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões. (polissemia das preposições)
1. Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz. 2. Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A mudança na pontuação mantém o sentido da frase original, preservando a norma-padrão da língua, em:
Nesta trepidante cultura nossa, da agitação e do barulho, gostar de sossego é uma excentricidade. (l. 1-2) / Nesta trepidante cultura nossa, da agitação e do barulho gostar de sossego é uma excentricidade.
algumas que não combinam conosco nem nos interessam. (l. 6-7) / algumas que não combinam conosco, nem nos interessam.
Quem não corre com a manada praticamente nem existe, (l. 15-16) / Quem não corre, com a manada praticamente nem existe,
disparamos sem rumo ou em trilhas determinadas feito hamsters (...) (l. 19-20) / disparamos sem rumo ou em trilhas determinadas feito hamsters
Estar sozinho é considerado humilhante, (l. 26) / Estar sozinho, é considerado humilhante,
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