Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

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  • A.

    O pronome “se”(l.2) confere ao trecho indeterminação do sujeito.

  • B.

    O segmento “se não for detido”(l.2) está entre vírgulas porque se trata de um aposto.

  • C.

    A palavra “fetiche”(l.5) está sendo empregada com o sentido figurado de objeto de obsessão, de aspiração.

  • D.

    Mantém-se a correção gramatical do período ao se eliminar a vírgula após o travessão(l.8).

  • E.

    O pronome “Ela”(l.10) é elemento de coesão que retoma o antecedente “tecnologia”.

  • A.

    O emprego de sinal indicativo de crase em “à Informação”(l.3) justifica-se porque a palavra “acesso” exige complemento regido pela preposição “a”, e a palavra “Informação” vem precedida de artigo definido feminino.

  • B.

    Em “o apresentou”(l.4), o termo “o” funciona como pronome que retoma o antecedente “Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf)”.

  • C.

    A substituição de “dos”(l.9) por daqueles mantém a correção gramatical do período.

  • D.

    Pelos sentidos e informações do texto, subentende-se que o sujeito de “recolhe” (l.10) é “pesados impostos” (l.9).

  • E.

    O emprego de vírgula após “educação” (l.11) justifica-se porque isola elementos de mesma função sintática componentes de uma enumeração.

Atente para as afirmações abaixo.

I. Em podem redimir as distâncias impostas pela desigualdade econômica, pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por por que, sem prejuízo para a correção.

II. Em Mas, noutros países, mesmo os analfabetos podem participar bem da literatura erudita quando lhes é dada a oportunidade (3o parágrafo), o elemento grifado expressa uma condição, equivalendo a se.

III. Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4o parágrafo), o segmento sublinhado pode ser substituído por nas quais, sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Assinale a alternativa gramaticalmente correta.

  • A.

    Aspiro uma vida feliz como a da matriarca.

  • B.

    A anciã, com cuja visão de vida concordo, é mãe de Caetano e Bethânia.

  • C.

    Filhas e amigas de dona Canô assistem-lhe cortar quiabos.

  • D.

    A vírgula depois da expressão “No dia dos seus 102 anos” isola uma frase explicativa.

  • E.

    As vírgulas que isolam as expressões “dona Canô/ mãe de Bethânia/ minha irmã querida” marcam vocativos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

  • A.

    a que – implorar-lhe – sobre mim.

  • B.

    de que – implorá-la – em mim.

  • C.

    à que – lhe implorar – para mim.

  • D.

    em que – te implorar – em mim.

Assinale a alternativa gramaticalmente correta.

  • A.

    Em “tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes” poderia ocorrer mesóclise.

  • B.

    Em “torna-se um grande benefício” ocorre próclise.

  • C.

    Em “se adaptar a metodologias diferenciadas” não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.

  • D.

    Em “para atender a uma diversidade maior de alunos” a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).

  • E.

    Em “tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas” o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.

O tratamento dado ao mito em uma obra de referência, como o dicionário de onde foi extraído o verbete sobre Narciso, implica algumas características do texto, tais como

  • A.

    a ordem direta na construção das frases e a redução dos episódios a um núcleo mínimo essencial.

  • B.

    o predomínio do tempo presente e a preferência pela argumentação em detrimento da narração.

  • C.

    a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa e a ordem direta na construção das frases.

  • D.

    a inexistência de adjetivação e a ausência dos marcadores discursivos típicos da narrativa.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.

  • B.

    Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.

  • C.

    Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.

  • D.

    A frase: “O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática” não fere os princípios da regência verbal.

  • E.

    Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.

A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.

Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.

  • A.

    1. “O aluno que estuda vence.” 2. “O aluno estudioso vence”. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)

  • B.

    1. “Não saiu por causa da chuva”. 2. “Não saiu porque chovia”. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)

  • C.

    1. “O presidente assinou o decreto”. 2. “O decreto foi assinado pelo presidente”. (transposição dos termos da frase)

  • D.

    1. “Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões”. 2. “Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões”. (polissemia das preposições)

  • E.

    1. “Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz”. 2. “Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas”. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)

A mudança na pontuação mantém o sentido da frase original, preservando a norma-padrão da língua, em:

  • A.

    “Nesta trepidante cultura nossa, da agitação e do barulho, gostar de sossego é uma excentricidade.” (l. 1-2) / Nesta trepidante cultura nossa, da agitação e do barulho gostar de sossego é uma excentricidade.

  • B.

    “algumas que não combinam conosco nem nos interessam.” (l. 6-7) / algumas que não combinam conosco, nem nos interessam.

  • C.

    “Quem não corre com a manada praticamente nem existe,” (l. 15-16) / Quem não corre, com a manada praticamente nem existe,

  • D.

    “disparamos sem rumo – ou em trilhas determinadas – feito hamsters (...)” (l. 19-20) / disparamos sem rumo ou em trilhas determinadas feito hamsters

  • E.

    “Estar sozinho é considerado humilhante,” (l. 26) / Estar sozinho, é considerado humilhante,

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