Questões sobre Período Composto

Lista completa de Questões sobre Período Composto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que você está lhe dando, na verdade, é uma licença para ser extravagante. (L. 34-35) Acerca do período anterior, analise as afirmativas a seguir:

I. O período contém três orações.

II. O período é composto por coordenação e subordinação.

III. Há uma oração reduzida.

Assinale

  • A. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

A oração grifada em "Queríamos que houvesse reunião.." é:

  • A.

    substantiva objetiva direta.

  • B.

    coordenada.

  • C.

    completiva nominal.

  • D.

    completiva verbal.

  • E.

    substantiva subjetiva.

No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

O trecho “que atualmente se encontram no topo dessa discussão” (l.5) constitui uma oração formalmente classificada como explicativa e introduz um esclarecimento a respeito do conjunto das nações europeias, referido na expressão “países europeus” (l.4-5).

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

No período composto a seguir, “Por isso me emocionei com a história de um casal americano QUE LI RECENTEMENTE NAINTERNET”, a oração emdestaque classifica-se como:

  • A.

    oração subordinada adjetiva explicativa.

  • B.

    oração subordinada adverbial consecutiva.

  • C.

    oração subordinada substantiva subjetiva.

  • D.

    oração coordenada sindética explicativa.

  • E.

    oração subordinada adjetiva restritiva.

As orações coordenadas são sintaticamente independentes, mas semanticamente dependentes, pois suas estruturas, interligadas de alguma forma, unem-se para transmitir uma ideia. Considerando essas informações, assinale a alternativa em que a oração destacada seja coordenada explicativa.

  • A.

    Vencemos o concurso de redação; vamos, pois, comemorar.

  • B.

    Preciso terminar logo as tarefas porque o prazo de entrega é curto.

  • C.

    Entre, que quero mostrar-lhe alguns livros.

  • D.

    Ovacionaram, porque a palestra havia sido brilhante, o palestrante.

As orações subordinadas exercem função sintática dentro da principal, como as presentes em “Depois de passar a tarde na Unicamp, a delegação voltará a São Paulo para visitar o Hospital A. C. Camargo”. Além disso, as orações podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Considerando as informações e o trecho dados, assinale a alternativa cuja estrutura apresenta, respectivamente, orações com as mesmas funções.

  • A.

    Ao rever os antigos colegas de classe, agendou alguns programas com eles a fim de recuperar o tempo perdido.

  • B.

    À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem.

  • C.

    Embora também houvesse alunos de outras instituições, os alunos da casa formavam o maior contingente.

  • D.

    Como eram poucas as matrículas para o curso de redação da manhã, muitos alunos aceitaram a transferência de turno para que o semestre fosse concluído.

A coordenação entre as orações se dá de forma adequada quando o mecanismo de coesão recorrencial é respeitado, ou seja, as orações coordenadas precisam ser de mesma natureza e função e possuírem a mesma estrutura sintático-gramatical. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo paralelismo de função não apresenta a mesma estrutura sintático-gramatical.

  • A.

    A educação por meio da informática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Está redefinindo a forma de ensinar não somente das escolas particulares, mas também das públicas.

  • B.

    O estudo da educação ambiental não só aumentou nos grandes centros urbanos, mas também no interior.

  • C.

    Jakobson, com sua teoria das funções da linguagem, conseguiu criar modelo de comunicação e desenvolver conceitos de fonologia.

  • D.

    Quando o Ministro da Educação viajou para Londres, seu secretário transformou-se num importante substituto e que era um brilhante comunicador.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Em “...COMO refletidas no espelho do ar.”, o conectivo destacado tem o seguinte valor semântico:

  • A.

    conformidade

  • B.

    explicação.

  • C.

    comparação.

  • D.

    conclusão.

  • E.

    oposição.

Aquele que age na direção da lei como que age contra a moral caracterizada pelo “fazer como a grande maioria”, levando em conta que no âmbito da corrupção se entende que o que a maioria quer é “dinheiro”. (L. 38‐42) A respeito do período anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. O período apresenta orações coordenadas e subordinadas.

II. Há ocorrência de exemplo de oração reduzida.

III. Há ocorrência de exemplo de oração subordinada substantiva objetiva direta.

Assinale

  • A. se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • B. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação da oração destacada no trecho reproduzido abaixo.

“Porque parece que as pessoas acham que a única coisa QUE SE DEVE MANTER LIMPA NA PÁTRIAé o passado histórico e essas coisas.”

  • A.

    coordenada sindética explicativa.

  • B.

    subordinada substantiva objetiva direta.

  • C.

    subordinada adverbial consecutiva.

  • D.

    coordenada sindética aditiva.

  • E.

    subordinada adjetiva restritiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...