Lista completa de Questões sobre Período Composto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.
Na construção mais à pintura e à musica do que à filosofia e à religião (l.2-3), o vocábulo que introduz oração restritiva com verbo elíptico.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em Para atender (l.1), o termo Para introduz oração que expressa, no período, sentido de
oposição.
causa.
conclusão.
finalidade.
condição.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção correspondente ao trecho em que há mais de uma oração.
Aposto que ela vai adorar.
Vou mandar um cartão de dia dos namorados para a Susi Derkins.
Ela é uma gatinha.
Eu fiz um coraçãozão vermelho.
Agora vou botar renda em volta.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na organização do texto acima, julgue os itens seguintes.
Para que a argumentação do texto seja coerente, a oração pertencendo a grupos sociais diferentes (l.1-2) deve ser interpretada como condicional, correspondente à seguinte oração: caso pertençam a grupos sociais diferentes.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 9.
A expressão com vistas (l.15), bem como a palavra para (l.17), introduzem orações que expressam sentido de finalidade em relação às orações às quais se subordinam.
Na oração ...que se desenrola há um século... (1° parágrafo), o QUE introduz uma oração:
Coordenada sindética;
Subordinada substantiva;
Subordinada adjetiva;
Subordinada adverbial.
Língua Portuguesa - Período Composto - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2010
Não é tudo: apoia o financiamento público de campanhas, pretende mudar o estatuto do índio e valorizar as quebradeiras de coco. O fragmento destacado acima apresenta, respectivamente
oração coordenada assindética, oração coordenada assindética, oração coordenada sindética aditiva.
oração principal, oração subordinada substantiva, oração coordenada sindética aditiva.
oração principal, oração subordinada adverbial, oração subordinada substantiva.
oração subordinada substantiva, oração subordinada substantiva, oração coordenada sindética aditiva.
oração subordinada adverbial, oração coordenada assindética, oração subordinada adverbial.
Língua Portuguesa - Período Composto - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2010
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à classificação das orações destacadas.
...não foram só os militares que reagiram ao decreto baixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva... (oração subordinada adjetiva restritiva)
Cita até mudanças na Constituição para rever o sistema de outorga e renovação de concessões de rádio e TV. (oração subordinada adverbial final)
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que o programa aumentará a insegurança jurídica... (oração subordinada substantiva objetiva direta)
...o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes militares ameaçaram se demitir... (oração subordinada adverbial condicional)
Mas desde logo ressaltamos como é importante o ponto referente à abertura dos arquivos da ditadura... (oração subordinada substantiva objetiva direta)
Considere o poema a seguir para responder às questões de nos 18 a 21.
"As dádivas dos anjos são inaproveitáveis: / Os anjos não compreendem os homens." Nesses versos, a relação semântica entre as orações é estabelecida pelos dois pontos. Essa relação, introduzida por esse sinal de pontuação, é caracterizada por uma ideia de
adversidade.
condição.
conclusão.
concessão.
explicação.
´
Em qual dos períodos abaixo temos uma relação causal?
E, como o vampiro, o insone também é uma espécie de imortal. (Texto I, l. 5-6)
como em todo sistema, nesse também há alguns pontos críticos. (Texto I, l. 15-16)
Quando me perguntam como é que pode, faço cara de fenômeno... (Texto II, l. 19-20)
Como faço a sesta todo dia, estou bem, (Texto II, l. 30-31)
Quem puder, faça como eu, (Texto II, l. 42)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...