Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos significados e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição do travessão por vírgula, em derrotou a inflação que corroía salários (l.5-6), prejudica a correção gramatical do período.
Julgue os itens a seguir, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias no texto acima.
A expressão a nossa imensa capacidade ociosa de produção (l.3-4) deve ser, necessariamente, demarcada por vírgulas porque sua função é a de explicar como deve ser compreendida, no desenvolvimento da argumentação, A mão de obra (l.3).Em relação ao texto acima e às suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após commodities (l.6) justificase por isolar oração explicativa subsequente.Julgue os itens de 16 a 20, relativos aos elementos linguísticos apresentados no texto.
As vírgulas que intercalam o trecho que deve ser permanente (l.1-2) poderiam ser substituídas por parênteses ou travessões, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
Julgue os itens a seguir, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias no texto acima.
No trecho da renda e da riqueza: envolve (l.10-11) a função do sinal de dois-pontos corresponde à função de um conectivo explicativo; por isso, preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se reescrever esse trecho do seguinte modo: da renda e da riqueza, pois envolve.Julgue os itens a seguir, relativos ao texto apresentado.
O texto, apesar de apresentar problemas de pontuação e coesão textual, não apresenta problemas de coerência na organização das ideias.
Os trechos a seguir são adaptações de partes do editorial do jornal Folha de S.Paulo de 29/11/2009. Assinale a opção em que o trecho apresentado está correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação.
Copenhague, afinal pode sair menos ruim que a encomenda. Quando já se contava com um fiasco da conferência sobre mudança do clima, na capital dinamarquesa surgem sinais animadores de que, um acordo razoável pode ser obtido. Limitado, mas melhor que acordo nenhum.
Já se sabe que, não será aprovado um tratado forte, com compromissos legais dos países para redução de gases do efeito estufa. Essa era a expectativa anterior: algo mais ambicioso, que o Protocolo de Kyoto (1997), fracassado, que determinava corte médio de 5,2% nas emissões só das nações desenvolvidas.
O compromisso obtido em Copenhague será apenas politicamente vinculante. O novo acordo precisa ir muito além de Kyoto, se a meta for impedir que o aumento da temperatura média da atmosfera ultrapasse 2 ºC de aquecimento neste século, como recomenda a maioria dos climatologistas.
Isso exige dos países desenvolvidos, chegar a 2020 emitindo 25% a 40% menos poluentes que em 1990, ano-base de Kyoto. Os países menos desenvolvidos, por seu turno precisam desacelerar a trajetória crescente de suas emissões.
Estima-se que seja necessário um corte de 15% a 30%, aplicados no caso sobre os níveis que estariam emitindo em 2020, mantido o ritmo atual. A ideia é que, a redução não prejudique seu esforço de desenvolvimento, e redução da pobreza.
Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Após os dois-pontos (l.2), apresenta-se um esclarecimento acerca do papel da previdência social brasileira.
Com relação ao texto acima apresentado, julgue os itens de 1 a 12.
A supressão da vírgula que sucede a palavra ordem (l.15) não acarreta prejuízo à correção gramatical do período em questão.
Acerca das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 10.
O emprego de vírgula logo após Novo (l.9) justifica-se por isolar aposto explicativo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...