Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Por introduzir uma enumeração explicativa, o sinal de dois-pontos na linha 5 admite a substituição por vírgula sem prejudicar a coerência textual nem desrespeitar as regras gramaticais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Na linha 8, os travessões duplos têm a função de destacar a inserção, "o Cristianismo", e a vírgula, a função de separar a oração que serve de explicação ao "movimento social"; por isso, o uso de vírgulas, em lugar dos travessões, para destacar a inserção respeitaria as regras gramaticais, mas deixaria de marcar todas as relações significativas do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto IV, para responder às questões de 15 a 18.

Quanto à pontuação e à coesão textual dos trechos reescritos a seguir, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Paulo Freire afirma: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. As pessoas se educam em comunidade”. (linhas de 19 a 21)

  • B.

    A educação, é um típico ‘que-fazer’ humano. (linha 1)

  • C.

    um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente, por uma preocupação. (linhas 2 e 3)

  • D.

    O novo, incomoda. E sendo assim o processo educacional, é um processo incômodo. Embora visto como necessário. (linhas de 33 a 35)

  • E.

    o que leva à conclusão, de que estamos trabalhando com algo dinâmico, pois, as ações processuais redundam em recriações constantes. (linhas de 23 a 25)

Texto II, para responder às questões de 6 a 10.

Assinale a alternativa em que a palavra retirada do texto II não apresenta relação de significado compatível com o termo após o sinal de dois-pontos.

  • A.

    “empreendedores” (linha 1): executores.

  • B.

    “entidade” (linha 6): ser.

  • C.

    “alfabetização” (linha 9): processo de ensino da leitura.

  • D.

    “evasão” (linha 18): fuga.

  • E.

    “cidadania” (linha 33): qualidade de cidadão.

Texto II, para responder às questões de 5 a 10.

Quanto aos sinais de pontuação do texto II, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os parênteses da linha 7 são usados para explicar melhor algo que tinha sido dito.

  • B.

    Os parênteses das linhas 66 e 67 indicam ironia.

  • C.

    A interrogação entre parênteses da linha 15 denota dúvida a respeito da finalidade da presença dos bombeiros junto à equipe.

  • D.

    Os dois-pontos da linha 48 anunciam uma enumeração.

  • E.

    A vírgula da linha 64 e a da 65 são opcionais e foram inseridas na frase apenas para registrar pausas.

Acerca do texto acima, das suas características e estruturas linguísticas, julgue os itens de 6 a 11.

O trecho “que se tornou uma solução simples e emblemática contra a desnutrição” (l.16-17) está precedido por vírgula porque se trata de um trecho com função restritiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do texto acima, das suas características e estruturas linguísticas, julgue os itens de 6 a 11.

O emprego de vírgula após “higiene” (l.14) justifica-se porque isola elemento adverbial deslocado.

  • E. Errado
  • C. Certo

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

A pontuação desta frase está inteiramente correta:

  • A.

    A dialética sendo uma verdade mais séria, do que se costuma crer, manifesta-se no processo de resistência, da cultura popular.

  • B.

    De fato a cultura de massa com a enorme força de que dispõe, costuma apropriar-se das formas da cultura popular, inapelavelmente.

  • C.

    A socialização, proveniente das boas relações comunitárias constitui, sem dúvida, uma bela forma de autopreservação, na cultura popular.

  • D.

    As escolas de samba, nas festas promovidas para turistas, constituem matéria-prima e mão de obra,simultaneamente, para o capital.

  • E.

    Costumam, as diferentes manifestações de cultura popular, descaracterizar-se de vez que não resistem, às pressões da cultura de massa.

Acerca do texto acima, das suas características e estruturas linguísticas, julgue os itens de 6 a 11.

O emprego do sinal de dois-pontos em “é palpável:” (l.5) justifica-se porque o trecho subsequente a esse sinal apresenta argumento comprobatório da afirmativa anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos significados e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego de vírgula após “anos”, em “Nos próximos anos, a questão da melhoria da qualidade do ensino deve ser uma obrigação dos governantes” (l.9-11), justifica-se por isolar termo adverbial, com noção de tempo, deslocado do final para o começo do período.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...