Questões sobre Pontuação

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Acerca das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 10.

O emprego de vírgulas logo após “pintura” (l.11), “escultura” (l.12) e “coreografia” (l.12) tem justificativas gramaticais diversas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A vírgula logo depois de “trabalhador” (l.7) é opcional e sua retirada preservaria a correção gramatical do texto, pois os três termos da enumeração que ela tem função de marcar já estão separados pela conjunção “e”: “exames pré-admissional, periódico e demissional do trabalhador” (l.6-7).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização das ideias do texto acima e das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os próximos itens.

Mantém-se o respeito à coerência textual e às regras gramaticais ao se retirarem as aspas da citação final do texto, nas linhas de 19 a 21, reescrevendo-a do seguinte modo: Uma cientista que liderou estudo a esse respeito diz que não recomendaria gritar com o chefe, pois essa não é a melhor solução.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização das ideias do texto acima e das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os próximos itens.

O travessão empregado logo após “pessoa” (l.4), usado para destacar a informação final do enunciado, pode ser corretamente substituído por ponto e vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

É preciso corrigir a pontuação da frase:

  • A. Não obstante a imagem de candura, as crianças podem ser perversas por conta dos instintos, manifestação que, aliás, nos comandam a todos.
  • B. Não apenas as crianças, também os adultos cedem aos instintos primitivos, de cuja manifestação, muitas vezes, tendemos a nos envergonhar.
  • C. O autor não se mostra nada simpático à tese da bondade natural, proposta e defendida por Rousseau, embora admita o grande prestígio de que goza esse filósofo.
  • D. No século 18, marcado pela ação dos pensadores iluministas, pedagogos como Rousseau, desejosos de mudanças, propuseram teses revolucionárias.
  • E. Deve-se à aparência meiga das crianças, boa parte da crença de que elas são seres angelicais, e por isso, incapazes de cometer crueldades.

Atenção: As questões de números 11 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O emprego das aspas, no 1o parágrafo, assinala

  • A.

    presença de frase cujo sentido é desnecessário no contexto.

  • B.

    síntese importante do que vem sendo exposto desde o início.

  • C.

    reprodução fiel das palavras do escritor citado.

  • D.

    diálogo entre as personagens citadas no parágrafo.

  • E.

    emprego de palavras e expressões oriundas de outro idioma.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Este quadro moral levou a duas situações dramáticas: o gosto do mal e o mau gosto. (linhas 23 e 24)

O grande desafio de hoje é de ordem ética: construir uma vida em que o outro não valha apenas por satisfazer necessidades sensíveis. (linhas 44 a 46)

Considerando-se o emprego dos dois-pontos nos períodos acima, é correto o que se afirma em:

  • A.

    Os dois-pontos introduzem segmentos de sentido enumerativo e conclusivo, respectivamente, assinalando uma pausa maior em cada um deles.

  • B.

    Os segmentos introduzidos pelos dois-pontos apresentam sentido idêntico, de realce.

  • C.

    Os sinais marcam a presença de afirmativas redundantes no contexto, mas que reforçam a opinião do autor.

  • D.

    Os dois-pontos indicam a interferência de um novo interlocutor no contexto, representando o diálogo com o leitor.

  • E.

    Os dois segmentos introduzidos pelos dois-pontos são inteiramente dispensáveis, pois seu sentido está exposto com clareza nas afirmativas anteriores a eles.

Com relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A supressão das vírgulas no trecho “revela que, apesar de a população estar ciente de que é tributada ao adquirir bens e serviços, a maioria” (l.8-10) não acarretaria prejuízo à correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção segundo a qual provoca-se incoerência entre os argumentos e/ou incorreção gramatical ao fazer a alteração sugerida na pontuação do texto.

  • A.

    Reescrever o final do primeiro período do texto, na linha 3, como: [...] uma sociedade; isso é fato.

  • B.

    Isolar por vírgulas a expressão “no decorrer dos anos”(ℓ.7).

  • C.

    Substituir a conjuncao em "Pense que essa estrategia"(l.14) pelo sinal de dois pontos, escrevendo: Pense: essa estrategia.

  • D.

    Substituir a vírgula depois de “Pior”(ℓ.10) pelo sinal de dois pontos.

  • E.

    Inserir um travessao antes de "ou com uma fonte"(l.17).

Com relação às estruturas linguísticas e à organização das ideias do texto acima, julgue os itens seguintes.

O emprego das vírgulas imediatamente após “íntimas” (l.19) e logo após “pessoais” (l.20) é obrigatório, visto que elas demarcam o início e o fim de uma oração com valor explicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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