Questões sobre Pontuação

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Considere as afirmativas abaixo, a respeito de pontuação.

I. Com as aspas em "gatos" (4), "adiantamentos" (6) e "barracão" (22) o autor ironiza o significado que essas palavras têm no texto.

II. Dentro dos travessões duplos (17/18) as vírgulas separam termos com mesma função sintática.

III. Com as interrogações do último parágrafo o autor expõe sua dúvida em relação à responsabilidade do povo pela existência de escravos hoje, no país.

IV. Na última linha do texto as vírgulas que separam o advérbio têm apenas valor enfático; excluídas, não alteram nem a estrutura nem o sentido da frase.

V. A palavra precária (19) equivale a ruim, sem sabor.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II, III e V

  • C.

    II, III, IV e V

  • D.

    I, II, III e V

A respeito do texto, julgue os itens seguintes.

Os dois primeiros períodos do texto poderiam ser corretamente ligados por dois-pontos, da seguinte forma: O sonho é antigo: reunir em um único local todo o conhecimento humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trecho “Diferentemente da universidade, que faz parte da democracia das oportunidades desiguais, o futebol é uma atividade de oportunidades iguais”, as vírgulas foram usadas para:

  • A. Separar orações subordinadas adverbiais.
  • B. Separar o adjunto adverbial e a ele dar ênfase.
  • C. Separar orações subordinadas substantivas.
  • D. Isolar uma oração subordinada adjetiva explicativa.
  • E. Separar uma oração substantiva anteposta à principal.

Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.

"Na obra machadiana, o funcionário público sempre comparece sob a sua mordacidade..."

A alternativa em que o uso da vírgula se justifica pelo mesmo motivo observado no trecho acima é

  • A.

    "... deixava uma governação de cinquenta anos de respeito à cultura e de uma certa magnanimidade, mas de pouca atenção ao Nordeste do país."

  • B.

    "Quando o Império enfardelou os trapos e a República chegou, é aconselhado a retirar da parede da repartição onde trabalhava o retrato do Imperador."

  • C.

    "O entorno de amigos de Machado estava farto de políticos: Alencar, Francisco Otaviano, Bocaiúva, Joaquim Serra e o maior deles: Joaquim Nabuco."

  • D.

    "Rascunhava despachos antes de pô-los no papel, impugnava contas inadequadas, conteve gastos sem previsão orçamentária."

  • E.

    "... mas Cruls já batia pernas pelo Planalto Central, cuidando dos instantes seminais do que mais tarde viria a ser Brasília."

Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.

Em "O entorno de amigos de Machado estava farto de políticos: Alencar, Francisco Otaviano, Bocaiúva, Joaquim Serra [...]", o trecho posterior aos dois pontos estabelece com o fragmento que o antecede uma relação de

  • A.

    explicação.

  • B.

    enumeração.

  • C.

    ênfase.

  • D.

    recapitulação.

  • E.

    comparação.

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 12, a vírgula empregada depois de “momentos” tem a função de marcar o início de uma inserção, de uma explicação adicional para a caracterização de “Uma sociedade”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Na linha 20, o sinal de dois-pontos tem a função de anunciar um esclarecimento sobre o que seria a “hipótese contrária”.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Em relação às estruturas e ideias do texto acima, julgue os itens que se seguem.

As vírgulas logo após "Federal" (l.10) e "Brasil" (l.11) justificam-se por isolar expressão de valor apositivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 1, os dois-pontos introduzem uma citação.

  • E. Errado
  • C. Certo

Fazer propaganda foi sinônimo de "vender o peixe"... (2º parágrafo)

As aspas empregadas na frase acima

  • A. assinalam a introdução de elemento de origem estrangeira, incorporado ao idioma.
  • B. reproduzem fielmente a fala de um interlocutor que se encontra fora do contexto.
  • C. indicam uma frase cujo sentido é desnecessário no contexto, por ser repetitivo.
  • D. acentuam a diferença, apresentada no contexto, entre publicidade e propaganda.
  • E. chamam a atenção para uma expressão que apresenta duplo sentido no contexto.
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