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Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
O emprego do sinal de dois-pontos (l.12) justifica-se porque antecede uma enumeração
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula após "branco" (l.11) justifica-se por isolar elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração.
A respeito do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
As aspas empregadas no primeiro parágrafo marcam discurso direto.
Atenção: As questões de números 21 a 28 referem-se ao texto abaixo.
Considere as afirmativas seguintes, a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:
I. O emprego dos travessões no 1º parágrafo assinala uma pausa que imprime ênfase ao comentário.
II. Os dois-pontos que aparecem no final do 3º parágrafo introduzem um esclarecimento ao que acabou de ser afirmado.
III. Na frase Só assim eles vão preservar a floresta em vez de destruí-la, ficaria correta a colocação de uma vírgula após preservar.
Está correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Com relação ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Na linha 42, o sinal de dois-pontos introduz sequência em que se estabelece relação de oposição entre Línguas não existem sozinhas e só há línguas porque há pessoas que as falam (l.41-42).Atenção: As questões de números 21 a 28 referem-se ao texto abaixo.
(ou, na maior parte das vezes, ocupar)
O segmento isolado pelos parênteses, no 3º parágrafo, denota
questão que não exige propriamente qualquer resposta.
citação de opinião de interlocutor alheio ao contexto.
ressalva, ao relativizar o sentido do que foi afirmado anteriormente.
insistência em uma mesma afirmativa, desnecessária no contexto.
exclusão da afirmativa anterior.
A frase pontuada em conformidade com a norma culta escrita é:
Entendam todos, que a questão não está resolvida, e que assim que for possível, voltaremos ao debate.
Através da janela embaçada vislumbravam-se, pinheiros de vários tipos, árvores frutíferas de várias espécies e ainda, o topo da igreja centenária.
O autor alerta na introdução, sobre a necessidade de a leitura ser feita em ritmo lento, compatível com a gravidade do assunto.
Ela conquistava as glórias, eu, as antipatias; assim fomos construindo nossa vida de comerciantes, até que, um dia, as coisas se inverteram.
Do que foi discutido, uma conclusão evidente; todos terão direito de expor suas expectativas, desde que o façam, com absoluta civilidade.
No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.
Na organização da harmonia textual, o emprego do sinal de dois-pontos depois de ser (l.9) e depois de perspectiva (l.12) atende à mesma justificativa gramático-textual a de introduzir uma enumeração relativa à ideia que o antecede.
Observe as duas afirmações abaixo.
I. "Quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa, pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca."
II. Quem gosta de um aperitivo, antes de sentar à mesa pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação a elas.
Em I e II a vírgula depois de tiquira é obrigatória, porque separa esse substantivo de seu aposto: aguardente de origem indígena à base de mandioca.
Nas duas frases não haveria diferença de sentido, se fosse escrito sentar na mesa.
Em I, somente pode experimentar tiquira quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa.
Em II, pode experimentar tiquira quem sempre aprecia um aperitivo; goste de fazê-lo antes ou depois de sentar à mesa.
A respeito do texto, julgue os itens seguintes.
A segunda vírgula que isola o adjunto adverbial de tempo em 1450 (l.7) pode ser eliminada, sem prejuízo da correção gramatical.
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