Questões sobre Pontuação

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Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere as afirmativas quanto ao emprego de sinais de pontuação no texto. Está INCORRETO o que se afirma em:

  • A.

    ... se o mais crucial desses indicadores no mundo contemporâneo – a educação – continuar a ser, no Brasil, a catástrofe ...

    Os travessões podem ser substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • B.

    ... sem a superação acelerada do atraso educacional, a distância entre o País e as "sociedades do conhecimento" só tenderá a aumentar.

    As aspas isolam uma expressão com sentido particular no contexto.

  • C.

    ... no intercâmbio internacional dos bens e serviços de alto valor agregado – o que faz a riqueza das nações neste século XXI.

    A presença de ponto-e-vírgula no lugar do travessão e de vírgula após a forma verbal faz é aceita pela norma culta e não altera o sentido original do texto.

  • D.

    ... se avança a passos exasperadamente lentos – seja em relação às necessidades da população, seja em relação ao ritmo do progresso nas outras nações com as quais o Brasil deve ser cotejado.

    Todo o segmento após o travessão poderia estar colocado entre parênteses, em acordo com a norma culta, sem alteração no contexto.

  • E.

    ... ali onde se trava de fato a mais decisiva das batalhas na frente da educação – o ensino fundamental.

    O travessão pode ser substituído, sem qualquer alteração de sentido, por dois pontos.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto acima.

Preservam a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto as seguintes alterações na sua pontuação: a substituição de dois-pontos depois de “America Central” (l.6) por vírgula; na linha 20, a substituição do ponto depois de “maia” por dois-pontos, acompanhada da mudança de grafia de inicial maiúscula para minúscula em “Os”.

  • C. Certo
  • E. Errado

No fragmento “Estudo realizado pela Universidade da Califórnia revela que, embora a presença de fumantes em filmes norteamericanos tenha diminuído nas últimas décadas, a maior parte das produções continua exibindo cenas com cigarros.”, as vírgulas foram colocadas para separar a oração

  • A.

    subordinada adverbial concessiva intercalada à principal.

  • B.

    coordenada, intercalada, introduzida por conector.

  • C.

    subordinada adverbial, anteposta à principal.

  • D.

    adjetiva explicativa, introduzida pelo pronome relativo que.

  • E.

    subordinada adverbial condicional, iniciada pelo conector “embora”.

Com relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Preservam-se a coerência entre as ideias e a correção gramatical do texto, ao se substituir a conjunção que inicia o segmento “e não o particular” (l.11-12) por vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que há ERRO de pontuação.

  • A.

    Pensando no que você me disse, resolvi, agora, agir.

  • B.

    Chegou, porém, à conclusão de que ele não a fazia feliz.

  • C.

    Só tinha um único pensamento: viver os momentos intensamente.

  • D.

    Ela, chorando de alegria, entendeu o que é a verdadeira felicidade.

  • E.

    O estado mágico, a alegria e o sonho, fazem bem à alma.

Assinale a opção em que há ERRO de pontuação.

  • A.

    Pensando no que você me disse, resolvi, agora, agir.

  • B.

    Chegou, porém, à conclusão de que ele não a fazia feliz.

  • C.

    Só tinha um único pensamento: viver os momentos intensamente.

  • D.

    Ela, chorando de alegria, entendeu o que é a verdadeira felicidade.

  • E.

    O estado mágico, a alegria e o sonho, fazem bem à alma.

Assinale a opção incorreta com relação às estruturas e à pontuação do texto.

  • A.

    As palavras "Estágio", "diária" e "após" são graficamente acentuadas devido à mesma regra.

  • B.

    O verbo provocar, utilizado no início do texto, dependendo do contexto em que é empregado, muda de sentido.

  • C.

    Caso fosse eliminado o acento da palavra "dúvidas" (l.2), o texto ficaria incoerente, pois a forma resultante corresponderia a palavra pertencente a outra classe gramatical.

  • D.

    Após a palavra "associadas" (l.21), a vírgula é obrigatória.

  • E.

    Na oração "A nova lei não recebeu mais questionamentos quando foi apresentada em setembro de 2008" (l.30-31), é facultativo o emprego de vírgula logo após a palavra "questionamentos".

As vírgulas empregadas no trecho “Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.” justificam-se, normativamente, porque

  • A. a primeira separa elementos de mesma função sintática, e a segunda separa termos empregados na ordem inversa.
  • B. a primeira separa termos empregados na ordem inversa, e a segunda isola expressões explicativas.
  • C. a primeira separa oração adverbial a iniciar o período, e a segunda separa elementos de mesma função sintática.
  • D. a primeira indica supressão de palavras, e a segunda isola expressões de cunho explicativo.
  • E. a primeira isola elementos de mesma função sintática, e a segunda demarca oração adverbial.

No que se refere ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas linhas 1 e 3, o emprego de aspas indica que o trecho assim pontuado constitui uma explicação adicional ao texto, realizada por meio de isolamento sintático.

  • B.

    No trecho 'Basta entregá-lo à alma, ela cuida de tudo' (l.2-3), a vírgula foi empregada para marcar que a oração 'Basta entregá-lo à alma' foi deslocada de sua posição original.

  • C.

    Em "ele insistiu: não perdoou, não" (l.10-11), os dois-pontos foram empregados para indicar a mudança de sujeito oracional.

  • D.

    No trecho "Minha alma perdoou, resolveu o assunto" (l.16-17), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.

  • E.

    Na linha 24, o ponto de interrogação foi empregado no diálogo para indicar o estado de dúvida e incerteza da personagem diante do conselho de Soledade.

Assinale a opção incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuação no texto.

  • A. Na conexão de ideias, a conjunção e desempenharia a mesma função da vírgula depois de "interpretado" (l.2) e poderia substituí-la sem prejudicar a correção do texto.
  • B. A substituição das duas vírgulas que demarcam a explicação "a propósito de uma dificuldade em particular" (l.3) pelo duplo travessão preservaria a correção gramatical e a coerência textual.
  • C. Respeita-se a relação entre as ideias do texto e mantém-se sua correção gramatical com a substituição do ponto depois de "certos" (l.5) pelo sinal de dois-pontos, fazendo os necessários ajustes na inicial maiúscula.
  • D.

    Na linha 9, a inserção de uma vírgula depois de "tratamento" preservaria a correção do texto, mas deixaria de marcar o caráter restritivo da oração iniciada por "que era".

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