Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de travessões por vírgulas, nas linhas 26 e 27, manteria a correção gramatical do período e suas informações originais.
Nas alternativas abaixo, a vírgula foi incorretamente empregada, EXCETO EM:
Com referência ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.
No trecho "Há meio século, os escravos fugiam com frequência." (l.7), a vírgula foi empregada para separar oração intercalada.
No trecho "Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho," (l.10-11), o ponto-e-vírgula foi empregado para assinalar a interrupção do texto e introduzir uma idéia conclusiva.
No trecho "com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito físico" (l.20-21), a vírgula foi empregada para separar termos coordenados em uma enumeração.
Em "vinha a promessa: "gratificar-se-á generosamente", - ou "receberá uma boa gratificação" (l.23-24), a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se os dois-pontos fossem substituídos por ponto-e-vírgula.
Na linha 24, o travessão foi empregado para marcar, na narrativa, a mudança de interlocutor.
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
Nas linhas 17, 20 e 21, o emprego de sinal de ponto e vírgula justifica-se por se tratar de itens de uma enumeração.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 14, o emprego de vírgulas após "qualidade" e "segurança" justifica-se por isolar aposto.
Aponte o trecho com pontuação correta.
Se o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si. Aliás, porque públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar que, de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
Se o Estado, estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si, aliás porque públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar que, de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
Se, o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si; aliás, porque públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar que, de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
Se o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir desde já a obrigação para si. Aliás, porque públicos também são os fundos, que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar, que de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
Se o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si, aliás porque, públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal; é incongruente pensar, que de um lado o poder público possa incentivar as empresas com fundos públicos e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
Com referência aos aspectos semânticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem.
As aspas foram empregadas com a mesma finalidade no primeiro parágrafo do texto I e no último parágrafo do texto II.
A retirada da vírgula só NÃO modifica o sentido de uma das sentenças abaixo. Qual?
O jornal entrevistou cientistas, políticos e agricultores.
Os profetas recebem apelidos pitorescos, de acordo com o método de observação.
Ontem conhecemos aquele profeta da chuva, que nasceu em Quixadá.
Erasmo, diz se vai chover no próximo mês.
Existem profetas dos animais, das águas e das estrelas.
As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:
Atente para as seguintes frases:
I. Einstein investe contra os empresários, que promovem e manipulam a alta concentração do poder econômico.
II. Reconheça-se o esforço dos governantes, nessa precisa tentativa de resolver tão grave problema.
III. O grande físico dirige-se aos leitores, que identifica como trabalhadores intelectuais e em quem reconhece capacidade de resistência.
A supressão da vírgula alterará o sentido do que está em
I e II, somente.
III, somente.
II, somente.
I e III, somente.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...