Questões sobre Pontuação

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Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A substituição de travessões por vírgulas, nas linhas 26 e 27, manteria a correção gramatical do período e suas informações originais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas alternativas abaixo, a vírgula foi incorretamente empregada, EXCETO EM:

  • A. Na verdade, seus amigos, não ajudaram em nada.
  • B. Entregue esses documentos, ao secretário da escola.
  • C. Durante o jogo, aconteceram brigas e confusões.
  • D. Felipe, professor do 6º ano vai levar os alunos ao museu.
  • E. Eu realmente, quero muito sua aprovação.

Com referência ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    No trecho "Há meio século, os escravos fugiam com frequência." (l.7), a vírgula foi empregada para separar oração intercalada.

  • B.

    No trecho "Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho," (l.10-11), o ponto-e-vírgula foi empregado para assinalar a interrupção do texto e introduzir uma idéia conclusiva.

  • C.

    No trecho "com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito físico" (l.20-21), a vírgula foi empregada para separar termos coordenados em uma enumeração.

  • D.

    Em "vinha a promessa: "gratificar-se-á generosamente", - ou "receberá uma boa gratificação" (l.23-24), a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se os dois-pontos fossem substituídos por ponto-e-vírgula.

  • E.

    Na linha 24, o travessão foi empregado para marcar, na narrativa, a mudança de interlocutor.

Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.

Nas linhas 17, 20 e 21, o emprego de sinal de ponto e vírgula justifica-se por se tratar de itens de uma enumeração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 14, o emprego de vírgulas após "qualidade" e "segurança" justifica-se por isolar aposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Aponte o trecho com pontuação correta.

  • A.

    Se o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si. Aliás, porque públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar que, de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.

  • B.

    Se o Estado, estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si, aliás porque públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar que, de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.

  • C.

    Se, o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si; aliás, porque públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar que, de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.

  • D.

    Se o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir desde já a obrigação para si. Aliás, porque públicos também são os fundos, que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal, é incongruente pensar, que de um lado, o poder público possa incentivar as empresas, com fundos públicos, e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.

  • E.

    Se o Estado estabeleceu o incentivo à prorrogação da licença-maternidade às trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde já, a obrigação para si, aliás porque, públicos também são os fundos que financiam a política de incentivo, realizados mediante renúncia fiscal; é incongruente pensar, que de um lado o poder público possa incentivar as empresas com fundos públicos e, de outro, não se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.

Com referência aos aspectos semânticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem.

As aspas foram empregadas com a mesma finalidade no primeiro parágrafo do texto I e no último parágrafo do texto II.

  • C. Certo
  • E. Errado

A retirada da vírgula só NÃO modifica o sentido de uma das sentenças abaixo. Qual?

  • A.

    O jornal entrevistou cientistas, políticos e agricultores.

  • B.

    Os profetas recebem apelidos pitorescos, de acordo com o método de observação.

  • C.

    Ontem conhecemos aquele profeta da chuva, que nasceu em Quixadá.

  • D.

    Erasmo, diz se vai chover no próximo mês.

  • E.

    Existem profetas dos animais, das águas e das estrelas.

As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A. A indignação de muita gente não transpõe na maioria dos casos, o âmbito das conversas privadas e assim, os valores éticos acomodam-se no plano raso de um discurso, que não leva à ação.
  • B. A indignação de muita gente, não transpõe, na maioria dos casos, o âmbito das conversas privadas, e assim, os valores éticos acomodam-se no plano raso de um discurso que não leva à ação.
  • C. A indignação, de muita gente, não transpõe na maioria dos casos o âmbito das conversas privadas, e assim os valores éticos acomodam-se, no plano raso de um discurso, que não leva à ação.
  • D. A indignação de muita gente não transpõe, na maioria dos casos, o âmbito das conversas privadas, e, assim, os valores éticos acomodam-se no plano raso de um discurso que não leva à ação.
  • E. A indignação de muita gente, não transpõe, na maioria dos casos o âmbito das conversas privadas, e, assim, os valores éticos, acomodam-se no plano raso de um discurso que não leva à ação.

 

Atente para as seguintes frases:

 I. Einstein investe contra os empresários, que promovem e manipulam a alta concentração do poder econômico.

 II. Reconheça-se o esforço dos governantes, nessa precisa tentativa de resolver tão grave problema.

 III. O grande físico dirige-se aos leitores, que identifica como trabalhadores intelectuais e em quem reconhece capacidade de resistência.

 A supressão da vírgula alterará o sentido do que está em

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    III, somente.

  • C.

    II, somente.

  • D.

    I e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

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