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Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O uso da pontuação preserva a hierarquia entre as idéias do último parágrafo do texto, depois de "envolvidos" (l.19), porque os termos da enumeração são marcados pelo sinal de ponto-e-vírgula (l.20-22), enquanto as vírgulas marcam explicações no interior desses termos.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização e das idéias do texto acima.
Na linha 21, os parênteses destacam uma expressão que deve ser entendida como explicação para o sentido que o vocábulo "normas" apresenta na argumentação do texto.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização e das idéias do texto acima.
O travessão antes de "as instituições" (l.6) tem a função de destacar o termo final da oração; mas o texto ficaria igualmente correto se aí fosse usada vírgula.
Acerca do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego das vírgulas nas linhas de 13 a 16 justifica-se por diferentes regras de pontuação.
Os itens de 103 a 109 compõem uma adaptação do texto Desafio 39, de R. Mortari (2008), e são seguidos dos procedimentos de revisão que devem ser adotados pelo profissional de língua portuguesa, para tornar o texto correto gramaticalmente. Julgue cada um desses itens com relação a tais procedimentos.
Alguns países, como a Espanha, já contabilizaram o trabalho doméstico não remunerado, por entenderem que sendo fundamental para a reprodução da vida e para o bem estar da sociedade, ele deve constar das riquezas nacionais. Nesse trecho, o revisor deve empregar o hífen em "não remunerado" (não-remunerado) e em "bem estar" (bem- estar) e inserir vírgula imediatamente após a conjunção "que".
Acerca do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do sinal de dois-pontos na linha 13 justifica-se porque o fragmento subseqüente é uma enumeração que amplia e explica a informação anterior.
Em relação aos sentidos e a aspectos lingüísticos do texto, julgue os seguintes itens.
A colocação de uma vírgula imediatamente após a palavra "externos" (l.2) não compromete a correção gramatical do período.
Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.
Sem desrespeito às normas de colocação pronominal, pode-se empregar o pronome se, em um dia se fez acompanhar (l.16-17), posposto à primeira forma verbal um dia fez-se acompanhar e, em Um casal abraçava-se (l.31), empregá-lo anteposto ao verbo Um casal se abraçava.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O duplo travessão empregado para isolar o trecho entre as linhas 2 e 4 pode ser substituído por parênteses, sem prejuízo da correta pontuação do parágrafo.
Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.
O termo velho (l.18) constitui exemplo de adjetivo cujo sentido é alterado conforme a posição em relação ao substantivo que modifica no sintagma velho servidor / servidor velho.
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