Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Assinale a alternativa em que a frase esteja pontuada corretamente.
Caro cliente durante o mês de maio, seu celular velho vale, cem reais, na troca por um novo desde que se mantenha o mesmo número.
Caro cliente, durante o mês de maio, seu celular velho vale cem reais na troca por um novo, desde que se mantenha o mesmo número.
Caro cliente, durante o mês de maio, seu celular velho, vale cem reais, na troca por um novo, desde que se mantenha o mesmo número.
Caro cliente, durante o mês de maio seu celular velho vale cem reais na troca, por um novo, desde que se mantenha, o mesmo número.
Caro cliente durante o mês de maio, seu celular velho, vale cem reais na troca, por um novo desde que se mantenha o mesmo número.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
Nas linhas 2 e 3, a função de explicação desempenhada pela expressão "a aterrorizante arma construída pelos Estados Unidos da América" justifica a obrigatoriedade do uso da vírgula logo após "atômica".
Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir. Individualmente, questiona-se: o que cada nação pode fazer para acertar seus fundamentos?
Língua Portuguesa - Pontuação - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2008
Está corretamente pontuada a oração da alternativa:
O trem, que havia se atrasado, demorou ainda alguns instantes para partir.
Não diga isso! disse o menino morrendo de medo.
As mulheres, em geral gostam de novelas; os homens, preferem futebol.
O trem, que havia se atrasado demorou ainda alguns instantes, para partir.
Assinale a alternativa em que os sinais de pontuação estão corretamente empregados.
Os 136 passageiros do vôo BA38, da British Airways vindo de Pequim, China levaram um grande susto quando o moderno Boeing em que viajavam foi obrigado a pousar de barriga no aeroporto de Heathrow, em Londres um dos mais movimentados do mundo.
Os 136 passageiros do vôo BA38 da British Airways vindo de Pequim China levaram um grande susto quando o moderno Boeing, em que viajavam, foi obrigado a pousar de barriga no aeroporto de Heathrow em Londres, um dos mais movimentados do mundo.
Os 136 passageiros do vôo: BA38, da British Airways vindo de Pequim China, levaram um grande susto, quando, o moderno Boeing em que viajavam, foi obrigado a pousar de barriga no aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo.
Os 136 passageiros, do vôo BA38, da British Airways, vindo de Pequim, China, levaram um grande susto; quando o moderno Boeing em que viajavam foi obrigado a pousar de barriga no aeroporto de Heathrow, em Londres; um dos mais movimentados do mundo.
Os 136 passageiros do vôo BA38, da British Airways, vindo de Pequim, China, levaram um grande susto, quando o moderno Boeing em que viajavam foi obrigado a pousar de barriga no aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais movimentados do mundo.
A frase cuja pontuação está inteiramente correta é:
Momentos de extrema felicidade, sabe-se, costumam ser raros e efêmeros; por isso, há quem busque tirar o máximo proveito de acreditar neles e antegozá-los.
É muito comum que as pessoas valendo-se do senso comum, vejam o pessimismo e o otimismo como simples oposições: no entanto, não é esta a posição do autor do texto.
Talvez, se não houvesse a expectativa da suprema felicidade, também não haveria razão para sermos pessimistas, ou otimistas, eis uma sugestão, das entrelinhas do texto.
O autor nos conta que outro dia, interessou-se por um fragmento de um blog; e o transcreveu para melhor explicar a relação entre otimismo e pessimismo.
Quem acredita que o pessimismo é irreversível, não observa que, na vida, há surpresas e espantos que deveriam nos ensinar algo, sobre a constante imprevisibilidade de tudo.
Assinale a alternativa em que o texto está de acordo com as normas de pontuação.
Omitir informações de doenças preexistentes, mesmo que acidentalmente pode deixá-lo sem cobertura e acarretar: a rescisão do contrato.
Omitir: informações de doenças preexistentes mesmo que acidentalmente; pode deixá-lo sem cobertura; e acarretar a rescisão do contrato.
Omitir informações de doenças preexistentes, mesmo que acidentalmente, pode deixá-lo sem cobertura e acarretar a rescisão do contrato.
Omitir informações, de doenças preexistentes mesmo, que, acidentalmente, pode deixá-lo sem cobertura e acarretar a rescisão do contrato.
Omitir informações de doenças preexistentes mesmo que acidentalmente, pode deixá-lo sem cobertura, e acarretar a rescisão do contrato.
Parodiando a lenda do moleiro que não quis ceder suas terras a Frederico da Prússia, dizendo que as defenderia, porque ainda havia juízes em Berlim , posso afirmar: há juízes em Brasília, e dos bons! (L.80-84)
É correto afirmar que o trecho entre travessões:
poderia vir isolado por ponto-e-vírgula.
constitui uma ressalva ao que é dito anteriormente.
bastaria vir isolado pelo primeiro travessão, já que após o segundo há uma vírgula.
deixou de vir simplesmente entre vírgulas a fim de receber destaque.
caracteriza uma intervenção para inserir a fala do autor do texto.
De acordo com as regras de pontuação, assinale o enunciado que está pontuado corretamente.
O choque dos alimentos está produzindo enormes estragos globais: semeia inflação, desarranja o abastecimento, precipita protecionismos e fermenta crises políticas. (início do texto)
Os dois-pontos, no contexto da frase,
introduzem um segmento de caráter explicativo e especificativo.
assinalam uma seqüência repetitiva, como um realce no contexto.
indicam quebra na seqüência lógica das idéias em desenvolvimento.
introduzem observações que minimizam o sentido da expressão anterior.
assinalam a fala de um interlocutor até então alheio ao contexto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...