Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

As abelhas são 3 mil; borboletas e lagartas, 1.800. Em uma única árvore da Amazônia já foram encontradas 95 espécies de formigas – 10 a menos do que em toda a Alemanha. (2º parágrafo)

Considere as afirmativas seguintes sobre os sinais de pontuação empregados no segmento transcrito.

I. O ponto-e-vírgula pode ser substituído por doispontos, sem alteração do sentido original.

II. A vírgula assinala a ausência do verbo na frase, cuja repetição é desnecessária, por ser o mesmo da frase anterior.

III. Uma vírgula pode ser empregada em substituição ao travessão, sem alterar o sentido original.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto que segue.

Atente para as seguintes frases:

I. Caberia aos homens de hoje, que despacharam as utopias, buscar revigorá-las.

II. Os sonhos coletivos, que alimentaram tempos passados, deram lugar aos afazeres imediatos.

III. Preocupa-nos, hoje, muito mais a agenda do dia do que um projeto de longo prazo.

A supressão das vírgulas altera o sentido da frase SOMENTE em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I.

  • D.

    II.

  • E.

    III.

No que se refere à organização das idéias, a aspectos gramaticais e à tipologia do texto, julgue os próximos itens.

Prejudicaria a correção gramatical do texto o emprego de vírgulas para isolar a expressão “pelo menos” (l.11), dado o caráter restritivo que ela adquire no período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Daí à tentativa de usar esse conhecimento para "melhorar" o ser humano é um passo perigoso. (2º parágrafo)

O emprego das aspas permite afirmar que as autoras do texto

  • A.

    confirmam as experiências científicas como a esperança de cura para doenças e debilidades físicas que hoje desafiam a medicina.

  • B.

    defendem métodos científicos nem sempre confiáveis, como a lavagem cerebral mostrada em filme, como uma solução ao problema da criminalidade.

  • C.

    atribuem sentido pejorativo ao verbo, em conseqüência de situações baseadas em experimentos científicos de interferência no cérebro destinada a alterar o comportamento de pessoas.

  • D.

    aceitam a interferência no cérebro de algumas pessoas de índole violenta, para observar o que acontece durante atividades como o raciocínio, a avaliação moral e o planejamento.

  • E.

    concluem pela necessidade de intervir no cérebro humano, medida justificada pelas pesquisas que tentam descobrir meios para a necessária redução da criminalidade.

Com relação às idéias e aos aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

Os travessões empregados no primeiro parágrafo do texto isolam comentário pessoal do autor em relação aos fatos descritos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

Está inteiramente adequada a pontuação em:

  • A.

    Estranha que, em meio a tantas mortes e violências aborte-se uma pesquisa, cuja aplicação significará melhor qualidade de vida.

  • B.

    Os braços da Justiça canônica em que pese o esforço dos religiosos, não podem alcançar as instituições leigas e as premissas da ciência.

  • C.

    A interferência de dogmas religiosos, sobre o avanço da ciência, merece plena contestação, de quem se empenha na melhoria da vida.

  • D.

    Afora os prejuízos, que podem trazer para a pesquisa científica, as restrições religiosas não parecem levar em conta, a opinião da maioria.

  • E.

    Não existe, salvo engano, despreocupação dos pesquisadores com a vida humana, mas desejo de melhorar as condições que a determinam.

A ausência de pontuação adequada leva a placa, representada na figura abaixo, a informar exatamente o contrário do que pretendia.

Assinale a alternativa em que fique explícita a idéia que originalmente se queria passar.

  • A. Lixo? No mar? Não leve para casa.
  • B. Lixo no mar, não leve para casa.
  • C. Lixo, no mar não leve, para casa.
  • D. Lixo no mar, não; leve para casa.
  • E. Lixo no mar não leve para casa.

Julgue os itens de 1 a 5, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

O emprego das vírgulas no último período sintático do texto mostra que a circunstância expressa por “com uma grande acumulação de benefícios para pequenos setores sociais” (l.19-21) pode ser deslocada tanto para antes de “essa distribuição” (l.18-19) quanto para depois de “população” (l.21), sem prejudicar a coerência entre os argumentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem considerando as idéias e estruturas lingüísticas do texto apresentado.

Nas linhas 14 e 15, o emprego das vírgulas organiza uma seqüência temporal e histórica entre "escravidão", "colonização" e "dominação" que fundamenta a explicação do autor para o fato de existirem crianças armadas no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Supondo que o texto acima seja a versão preliminar de parte de um relatório de avaliação do desempenho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que tenha sido encaminhado para revisão, julgue os itens de 91 a 102, no que se refere à adequação da linguagem a documentos oficiais.

No processo de revisão do texto, devem ser inseridas vírgulas para isolar a oração "que marcou o início do processo de acompanhamento" (l.40), dado o sentido explicativo que adquire no período.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...