Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens subseqüentes.

A vírgula que ocorre após "Peste Negra" (l.6) é apenas enfática; portanto, sua retirada não altera os sentidos da frase.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens subseqüentes.

O travessão após "causar problemas" (l.2) introduz uma idéia contrária ao que foi dito imediatamente antes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se as regras de emprego dos sinais de pontuação, manter-se-ia a correção gramatical do texto se

  • A.

    fosse inserida uma vírgula após a palavra "assumi" (L.1).

  • B.

    fosse inserida uma vírgula após a palavra "traçar" (L.2).

  • C.

    as vírgulas que isolam o trecho "então não podia imaginar" (L.3) fossem substituídas por parênteses.

  • D.

    a expressão "o seu corpo de servidores administrativos" (L.10-11) fosse colocada entre vírgulas.

  • E.

    a vírgula após a expressão "justiça eleitoral" (L.17-18) fosse eliminada.

Em cada opção a seguir, é apresentado um trecho adaptado do quinto parágrafo do texto apresentado. Assinale a opção em que a pontuação está incorreta.

  • A.

    Em quatro anos foram investidos mais de dois bilhões de reais em benefício da qualidade dos assentamentos.

  • B.

    Os recursos foram aplicados, entre outros benefícios, na construção de estradas, na educação e na oferta de luz elétrica.

  • C.

    O governo, também construiu, ou apenas reformou vários quilômetros de estradas e pontes, em benefício dos milhares de assentados.

  • D.

    Além disso, em 2006, o número de famílias beneficiadas com assistência técnica ultrapassou 555 mil.

  • E.

    Em síntese, os cuidados governamentais para com os assentados, nos últimos quatro anos, foram de variada ordem: infra-estrutura, saúde, educação e segurança.

Identifique a alternativa correspondente ao período que apresenta a pontuação correta:

  • A. Quando o professor se posiciona, considerando, apenas uma parte da turma, a medida, poderá ser justa, mas, alguém poderá ser prejudicado.
  • B. Quando, o professor se posiciona, considerando apenas, uma parte da turma, a medida poderá ser justa, mas alguém, poderá ser prejudicado.
  • C. Quando o professor se posiciona, considerando apenas uma parte da turma, a medida poderá ser justa, mas alguém poderá ser prejudicado.
  • D. Quando o professor, se posiciona considerando apenas, uma parte da turma, a medida poderá ser justa mas alguém, poderá ser prejudicado.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

A pontuação está inteiramente adequada na frase:

  • a.

    Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.

  • b.

    Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.

  • c.

    Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.

  • d.

    Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas idéias de seu tempo?

  • e.

    O astronauta russo, Yuri Gagárin, ao ter a visão de nosso planeta a partir de um satélite, enviou para todos nós, esta primeira mensagem de encantamento, "A Terra é azul!".

"Depois – e ainda mais interessante e transformador – surgiram as possibilidades não apenas de trocar o que já está pronto, mas de criar em conjunto, a partir de múltiplos pontos do planeta." (L.36-39)
Assinale a alternativa com pontuação igualmente correta para o trecho acima.

  • A.

    Depois – e ainda mais interessante e transformador –, surgiram as possibilidades não apenas de trocar o que já está pronto, mas de criar em conjunto a partir de múltiplos pontos do planeta.

  • B.

    Depois, e ainda mais interessante e transformador, surgiram as possibilidades, não apenas de trocar o que já está pronto, mas de criar em conjunto, a partir de múltiplos pontos do planeta.

  • C.

    Depois, e ainda mais interessante e transformador, surgiram as possibilidades não apenas de trocar, o que já está pronto, mas de criar em conjunto a partir de múltiplos pontos do planeta.

  • D.

    Depois – e ainda mais interessante e transformador – surgiram as possibilidades não apenas de trocar, o que já está pronto, mas de criar, em conjunto a partir de múltiplos pontos do planeta.

  • E.

    Depois (e ainda mais interessante e transformador) surgiram as possibilidades, não apenas de trocar o que já está pronto mas de criar em conjunto, a partir de múltiplos pontos do planeta.

Texto para responder às questões de números 01 a 06.

Assinale a alternativa correta, quanto à pontuação, conforme a norma culta.

  • A.

    Os óculos, de duas hastes, foram criados, pelo inglês James Ayscough.

  • B.

    O senador romano Marco Túlio Cícero, comprava escravos para lerem para ele.

  • C.

    No ano 1000: apareceram as primeiras lentes feitas, de cristais de quartzo.

  • D.

    Os europeus tinham vergonha, de usar óculos. Pois achavam o adorno feio.

  • E.

    Antigamente, quem tinha problema de visão logo se aposentava.

LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 a 8

O segundo parágrafo diz que os executivos estão "literalmente" pondo a mão na massa. O termo entre aspas, nesse caso:

  • A.

    demonstra a boa preparação dos executivos para atividades variadas;

  • B.

    está mal empregado, já que as atividades citadas não incluem massas;

  • C.

    mostra que o termo está empregado em linguagem figurada;

  • D.

    indica que os executivos não estão fazendo bem o seu trabalho;

  • E.

    denuncia a má situação econômica das empresas brasileiras.

Atenção: As questões de números 01 a 10 baseiam-se no texto abaixo.

Acerca de recursos de pontuação empregados no texto, afirma-se corretamente que

  • A.

    os parênteses (linhas 1, 18 e 20) contêm detalhamento de expressões mais genéricas.

  • B.

    os travessões (linhas 4, 5 e 29), por meio do acréscimo de novos dados, demarcam esclarecimentos considerados relevantes.

  • C.

    o sentido e a correção do trecho Esse modelo aparece, para citarmos apenas algumas óperas, nas Vespri... seriam preservados com a supressão da primeira vírgula.

  • D.

    as aspas, em "bem" (linha 12), exprimem o caráter politicamente incorreto do uso da palavra no contexto atual.

  • E.

    a substituição da vírgula que separa as palavras francês e o (linha 28) por ponto-e-vírgula alteraria o sentido original do trecho considerado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...