Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, quanto às idéias e estruturas lingüísticas do texto.

O travessão empregado na linha 12 poderia, sem incorreção gramatical, ser substituído por vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 42 a 50 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

“O que está ocorrendo é algo totalmente fora dos padrões.” (final do 1º parágrafo)

O emprego das aspas assinala, considerando-se o contexto,

  • A.

    continuidade da transcrição da fala de uma especialista no assunto.

  • B.

    frase que busca resumir as informações apresentadas no parágrafo.

  • C.

    introdução de comentário repetido, o que o torna desnecessário.

  • D.

    comentário inteiramente isolado no meio do assunto desenvolvido.

  • E.

    interrupção voluntária do assunto, para iniciar um novo parágrafo.

Atenção: As questões de números 31 a 41 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

– de particular interesse para a Europa – (2º parágrafo)

Os travessões isolam, no contexto,

  • A.

    esclarecimento da importância da afirmativa anterior.

  • B.

    enumeração de fatos recorrentes.

  • C.

    repetição enfática de um termo anterior.

  • D.

    oposição necessária ao exemplo anterior.

  • E.

    especificação de um termo técnico no contexto.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere as afirmativas que se fazem a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:

I. O travessão que inicia o segmento - e hoje mais do que nunca (2o parágrafo) - assinala uma pausa maior no período, como ênfase para a afirmativa introduzida por ele.

II. As aspas, que abrem e fecham o segmento " As duas representam tentativas...para sua explicação da realidade." (3º parágrafo), indicam reprodução exata das palavras de um escritor.

III. Os dois-pontos em - ... andam juntas: o laboratório e o estúdio... (4° parágrafo) - introduzem um segmento enumerativo.

 

  • a. I, somente.
  • b. III, somente.
  • c. I e II, somente.
  • d. II e III, somente.
  • e. I, II e III.

Assinale a alternativa que não apresenta problemas de pontuação.

  • A.

    Diferentemente das animações: Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho que são bem mais adultas que infantis, A Família do Futuro é para todas as idades. Tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem, e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

  • B.

    Diferentemente das animações Shrek; Monstros S.A; ou Deu a Louca na Chapeuzinho – que são bem mais adultas que infantis, A Família do Futuro é para todas as idades. Tem as cenas fantasiosas, para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

  • C.

    Diferentemente das animações Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho, que são bem mais adultas que infantis. A Família do Futuro é para todas as idades: tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano com que os adultos vão se deliciar.

  • D.

    Diferentemente das animações Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho – que são bem mais adultas que infantis –, A Família do Futuro é para todas as idades: tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

  • E.

    Diferentemente, das animações Shrek, Monstros S.A. ou Deu a Louca na Chapeuzinho – que são bem mais adultas que infantis, A Família do Futuro é para todas as idades, tem as cenas fantasiosas para a galerinha mais jovem e ótimas sacadas sobre o comportamento humano, com que os adultos vão se deliciar.

Assinale a opção em que o fragmento de texto apresenta pontuação correta.

  • A.

    Promovido pelo FOCCO, o ato público contou, com a participação de representantes: do Ministério Público; OAB-PB; entidades estudantis, além de líderes eclesiásticos das igrejas Católica e Evangélicas.

  • B.

    Durante a ação reivindicatória as faixas se agitavam, e panfletos, foram distribuídos à população em que a organização, alertava para um processo eleitoral limpo e consciente.

  • C.

    Durante a manifestação, foram estendidas faixas alertando para um processo eleitoral limpo e consciente, e foram distribuídos panfletos à população em geral.

  • D.

    O ato público contou com a participação de: representantes do Ministério Público; Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB); entidades civis; militares; e eclesiásticas.

  • E.

    A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba, as entidades estudantis além de líderes eclesiásticos estaduais, promoveram o ato de combate à corrupção.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Está inteiramente correta a pontuação da frase:

  • A.

    A adolescência hoje, não apenas começa mais cedo, como também ameaça não terminar nunca indo até a velhice.

  • B.

    O mercado que tem leis tão oportunistas quanto implacáveis, sabe como alimentar essa idolatria, e tirar dela todo o proveito.

  • C.

    Deve-se destacar entre as conseqüências geradas por tal idolatria, o fato de que, a experiência dos mais velhos já não goza de prestígio.

  • D.

    Atualmente, aqueles que, por qualquer razão, não se dediquem ao culto da eterna juventude acabam sendo estigmatizados.

  • E.

    Julga o autor do texto que, o natural medo de envelhecer, de adoecer e o morrer esteja na raiz mesma, desse culto obsessivo do "ser jovem".

"João , o professor da turma , faleceu ontem."

"João , o professor da turma faleceu ontem."

Sobre a pontuação das orações, podemos afirmar que:

  • A.

    as duas orações têm o mesmo significado.

  • B.

    somente a segunda oração está pontuada corretamente.

  • C.

    as duas formas de pontuação estão incorretas.

  • D.

    a ausência da segunda vírgula, na segunda oração, acarretou mudança de função sintática da palavra "João".

  • E.

    há mudança de sentido, pois o verbo "faleceu" nunca pode ficar isolado por vírgula.

Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A. A vírgula após “crescimento” (l.1) isola uma oração subordinada adverbial final anteposta à principal.
  • B. A expressão “para tal” (l.3) refere-se à idéia antecedente de “Para acelerar o seu crescimento, a economia brasileira precisa de mais investimento” (l.1-2).
  • C. O termo “em face da” (l.3) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por diante da.
  • D. A substituição de “como” (l.4) por quanto mantém a correção gramatical do período.
  • E. A substituição de “seja (...) seja” (l.7-8) por quer (...) quer altera as informações originais e prejudica gramaticalmente o período.

Com base no texto Inteligência artificial, julgue os itens a seguir.

Após a expressão “da escritora britânica” (l.8), poderia ser empregada uma vírgula, conforme faculta a norma gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...