Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o diálogo com atenção:
Para pontuar Corretamente esse diálogo, deve-se colocar o travessão nas frases:
1 e 3.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
Aparece no final e no início das transcrições:
Parênteses.
Aspas.
Reticências.
Ponto-e-vírgula.
"— Mas, que coisa ..." (l. 16 - Texto I) "Ah! Rubem ..." (l. 26 - Texto II) Nos fragmentos acima, o emprego das reticências transmite, respectivamente, as idéias, de:
oposição e rivalidade.
dúvida e desesperança.
hesitação e antagonismo.
perplexidade e cumplicidade.
ambivalência e complacência.
Com base no texto apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 3, o emprego do sinal de dois-pontos justifica-se por inserir uma enumeração de itens.
I. O advogado desconhece a ortografia, e o dicionário, a sintaxe e a pontuação.
II. O advogado desconhece a ortografia e o dicionário, a sintaxe e a pontuação.
Tendo em conta as duas pontuações propostas para a sentença acima, a alter-nativa CORRETA é:
Nenhuma está correta.
Ambas estão corretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Atente para as seguintes frases:
I. Haverá ainda, quem julgue satisfatório o nível do ensino na maioria de nossas escolas?
II. Por mais que se esforcem, muitos de nossos alunos, não conseguem motivar-se diante de soluções previsíveis.
III. Não cabe apenas aos supostos especialistas, mas a todos nós, a tarefa de imaginar um ensino muito mais consistente.
A pontuação está plenamente adequada em
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à pontuação, à concordância e à acentuação.
Esse protozoário, causa a malária, que mata 2 milhões de pessoas por ano.
Com referência às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens seguintes.
As aspas utilizadas no final do texto, por terem mera função de destaque, podem ser retiradas sem prejuízo para a correção do período.
Assinale a alternativa cujo texto está corretamente pontuado.
Uma harpa de mais de dois mil anos foi encontrada por arqueólogos austríacos perto de Fritzens no vale do rio Inn, com o desenho de um animal mítico, um cavalo com pernas de serpente e uma inscrição com o que parece ser o nome do seu proprietário escrito no idioma local falado naqueles tempos, a harpa foi encontrada nas ruínas de uma moradia da Idade do Ferro destruída pelos romanos em 15 a.C.
Uma harpa de mais de dois mil anos foi encontrada, por arqueólogos austríacos perto de Fritzens no vale do rio Inn, com o desenho de um animal mítico: um cavalo com pernas de serpente e uma inscrição com o que parece ser o nome do seu proprietário escrito no idioma local falado naqueles tempos. A harpa foi encontrada nas ruínas de uma moradia da Idade do Ferro destruída pelos romanos em 15 a.C.
Uma harpa de mais de dois mil anos, foi encontrada por arqueólogos austríacos perto de Fritzens no vale do rio Inn, com o desenho de um animal mítico – um cavalo com pernas de serpente – e uma inscrição com o que parece ser o nome do seu proprietário escrito no idioma local falado naqueles tempos. A harpa foi encontrada, nas ruínas de uma moradia da Idade do Ferro destruída pelos romanos, em 15 a.C.
Uma harpa de mais de dois mil anos foi encontrada por arqueólogos austríacos perto de Fritzens. No vale do rio Inn, com o desenho de um animal mítico (um cavalo com pernas de serpente) e uma inscrição com o que parece ser o nome do seu proprietário escrito no idioma local falado naqueles tempos, a harpa foi encontrada nas ruínas de uma moradia da Idade do Ferro destruída pelos romanos, em 15 a.C.
Uma harpa de mais de dois mil anos foi encontrada, por arqueólogos austríacos, perto de Fritzens, no vale do rio Inn. Com o desenho de um animal mítico – um cavalo com pernas de serpente – e uma inscrição com o que parece ser o nome do seu proprietário escrito no idioma local falado naqueles tempos, a harpa foi encontrada nas ruínas de uma moradia da Idade do Ferro, destruída pelos romanos em 15 a.C.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...