Questões sobre Pontuação

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Os trechos contidos nas opções abaixo constituem seqüencialmente um texto. Assinale a opção que apresenta pontuação gramaticalmente correta.

  • A.

    Os quatro governantes estaduais estão corretos em exigir maior participação do governo federal na questão da segurança pública. Ainda que a Constituição atribua aos estados a responsabilidade primária por esse setor, a União tem condições de fazer muito mais do que tem feito.

  • B.

    A carta conjunta dos governadores, apresenta uma série de pedidos que o presidente deveria considerar e acatar. O principal é a ampliação do efetivo da Polícia Federal (PF) nos estados e sua participação no gabinete.

  • C.

    Além da PF, deveriam contribuir os serviços de informações das Forças Armadas e unidades de inteligência financeiras do Ministério da Fazenda, do Banco Central e do Fisco. Cercar o dinheiro do crime organizado permite, não apenas localizar seus financiadores como também estrangular suas atividades.

  • D.

    A Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas - estas nas áreas de fronteira - também, podem ser acionadas para manter uma presença mais ostensiva.

  • E.

    No plano orçamentário, o governo central precisa auxiliar, os estados com recursos, para que estes invistam na modernização de suas polícias e na construção de prisões.

Observe o uso da vírgula, e aponte em que frase seu uso está correto:

  • A.

    Não existe a possibilidade, de que a situação melhore.

  • B.

    Informamos a vocês, que a situação melhorará.

  • C.

    A verdade é, que a educação precisa de cuidados.

  • D.

    O mestre pede ao aluno que fique atento, que cumpra seus deveres e que aprenda.

  • E.

    É preciso que, sejam adotadas medidas urgentes.

No trecho acima, os travessões e as reticências foram usados, respectivamente, para:

  • A. marcar as falas da professora e separar a oração intercalada; indicar a interrupção do enunciado.
  • B. separar a fala do narrador da fala da princesa; indicar a interrupção do pensamento de Joãozinho.
  • C. indicar a fala do personagem e separar a oração intercalada; fazer com que o leitor complete, na imaginação, o sentido do enunciado.
  • D. separar a oração intercalada e indicar a fala do personagem; fazer com que o leitor complete, na imaginação, o sentido do enunciado.
  • E. determinar as duas falas da princesa; indicar a supressão do sentido do enunciado.

“Então como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?”.

Qual das alternativas a seguir apresenta o período acima com uma pontuação que NÃO altera o seu sentido?

  • A. Então como, se explica que, as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • B. Então, como se explica, que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • C. Então como se explica, que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • D. Então como se explica que as vendas, de sucos de soja tenham, crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?
  • E. Então, como se explica que as vendas de sucos de soja tenham crescido em torno de 25% ao ano desde 2002?

Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Passagens foram pontuadas de maneira distinta daquela encontrada no texto. O segmento alterado, indicado entre reticências, que está pontuado conforme a gramática normativa e que mantém o sentido original, é:

  • A.

    (linhas 2 e 3) ... acontecimentos, que anunciavam a promessa de uma nova sociedade,...

  • B.

    (linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente o mundo entre os defensores, e os inimigos da liberdade, e do progresso social...

  • C.

    (linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente: o mundo entre os defensores; e os inimigos da liberdade e do progresso social...

  • D.

    (linha 6) ... traduzir, em programas políticos, sua fé...

  • E. (linhas 7 e 8) ... força emancipatória da aliança, entre o intelectual educador, e, o proletário moderno...

Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Contudo, seu diagnóstico da realidade, embora não chegasse a abalar os alicerces dessa fé, já atentava para as novas formas de manipulação e domínio emersas das próprias revoluções democráticas, detectando um problema central para aqueles que ainda hoje procuram vincular a utopia à lógica dos fatos: até que ponto a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária podem se ampliar e ter efetividade em um universo impregnado − e decodificado − pela cultura do individualismo e da competição.

Observado o período acima e o contexto, é correto afirmar que

  • A. o emprego de denota anterioridade da ação de "diagnosticar" em relação à ação de "atentar".
  • B.

    a frase articulada em torno de detectando tem caráter hipotético.

  • C.

    a expressão ainda hoje contribui para exprimir a idéia de anacronismo.

  • D.

    as expressões a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária correspondem, respectivamente, a utopia e lógica dos fatos.

  • E.

    os dois-pontos poderiam dar lugar, sem comprometimento da correção e do sentido originais, à formulação destacada em: "... a lógica dos fatos, a saber, até que ponto...".

Com relação aos sentidos e aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Estaria mantida a correção gramatical do texto, caso a expressão "na sociedade" (L.2) estivesse isolada entre vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

 

É preciso corrigir falha(s) de pontuação na frase:

  • A.

    Há muito tempo existem, em várias culturas, essas divergências quanto ao que seja correto ou incorreto, quando se trata do uso de uma língua.

  • B.

    O autor se vale do uso de travessões – terá notado o leitor – para dar ênfase a determinados segmentos de suas frases.

  • C.

    Ao pedir "duzentas" gramas de presunto, o autor buscou, segundo ele próprio, fazer-se entender por quem o ouvia: a moça da padaria.

  • D.

    Não pratica nenhum crime, aquele que por desconhecer as normas da gramática, acaba por infringi-las.

  • E.

    Não obstante seja penoso, há situações em que é obrigatório atentar para as determinações da norma culta, nem sempre indiscutíveis, aliás.

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 21, a substituição do travessão por vírgula prejudica a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A vírgula logo após “Tunísia” (l.7) tem a função de isolar elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração.

  • C. Certo
  • E. Errado
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