Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.
No período entre as linhas 21 e 26, o emprego dos parênteses justifica-se para indicar a intercalação de uma explicação acessória.Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 13, o sinal de dois-pontos introduz um esclarecimento do que foi dito antes.As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Observe a alteração dos sinais de pontuação nos segmentos transcritos abaixo:
I. que se traduziria, hoje, no predomínio das rodovias ... que se traduziria hoje no predomínio das rodovias ...
II. - mais ágeis, necessitando de uma infra-estrutura muito menor que a das vias férreas – (mais ágeis, necessitando de uma infra-estrutura muito menor que a das vias férreas)
III. Representaram uma experiência indelével, freqüentemente dramática, para os trabalhadores ... Representaram uma experiência indelével - freqüentemente dramática - para os trabalhadores ...
Com as alterações, mantém-se o sentido original em
I, somente.
III, somente.
I e II, somente.
I e II, somente.
I, II e III.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar. O rico porque tem certeza que vai ser achacado. A classe média porque não sabe em que categoria vai cair." Para o sentido pretendido nesse trecho, assinale a alternativa na qual a pontuação estaria incorreta.
O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair
O brasileiro, tem medo da polícia; o pobre, porque acha que vai apanhar. O rico, porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média, porque não sabe em que categoria vai cair
O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após industrialização (l.23) justifica-se porque a oração subseqüente é subordinada adjetiva restritiva.As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
– que engloba o comércio, a área financeira e todos os tipos de serviços – (2° parágrafo)
Os travessões delimitam, no contexto,
repetição enfática, no contexto, da idéia principal.
enumeração específica, com intenção explicativa.
segmento opinativo como restrição à expressão que o antecede.
introdução de novos dados, importantes para a clareza do contexto.
reprodução de opinião alheia, para embasar a afirmativa em que se insere.
O emprego das aspas no segundo parágrafo:
Ressalta a importância da nova técnica.
Serve para ressaltar a fala do autor da reportagem.
Serve para ressaltar a fala do pesquisador.
Serve para complementar a reportagem.
Explica o que é o aquecimento intermitente.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Neste trecho, a vírgula após a palavra 'Bahia' é:
opcional, pois 'Bahia' e 'Estado' são termos equivalentes.
obrigatória, pois separa um termo de seu segmento explicativo.
opcional, pois depende do estilo de cada autor.
obrigatória, pois equivale a uma longa pausa na fala.
opcional, pois poderia ser substituída por um ponto final.
Assinale a justificativa incorreta para o emprego do sinal de pontuação.
Desde 1993,(1) houve a apreensão de 582 mil m3 de madeira em tora. O Ibama emitiu multas no valor de R$ 1,8 bilhão, 241 pessoas envolvidas em ações ilegais foram presas (63 delas servidores públicos e 178 empresários madeireiros, despachantes e contadores). O governo confiscou 26 tratores,(2) 54 caminhões e 459 motosserras. Para manter e aprofundar resultados na luta contra o desmatamento,(3) o governo luta pela aprovação do Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas,(4) que tramita há nove meses no Congresso. O Projeto permitirá ao governo implantar Distritos Florestais para estímulo de manejo sustentável de produtos e serviços da floresta. O primeiro deles já tem endereço certo:(5) a região da BR- 163 (16 milhões de hectares - 5 milhões destinados ao manejo e produção de 4,1 a 6,7 milhões de m3 de toras, com geração de 100 mil empregos diretos).
(Rubens Amadori - Ibama)
1 - para separar adjunto adverbial anteposto.
2 - para separar elementos que compõem uma enumeração.
3 - para separar oração subordinada adverbial anteposta à principal.
4 - para isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
5 - para indicar uma citação de outra voz.
Assinale a opção em que há erro de pontuação.
Outra iniciativa do governo no sentido de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi a criação de um grupo técnico, coordenado pela Casa Civil, para monitorar o desempenho do Brasil.
Uma das funções do grupo é, a elaboração do Relatório de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil, com a situação nacional diante das 18 metas e dos 48 indicadores.
Uma das metas é reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda inferior a US$ 1 per capita por dia.
Conforme o relatório, preparado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), o Brasil tinha, em 1990, 8,8% da população abaixo dessa renda per capita.
Dez anos depois, esse percentual chegou a 4,7%. No País, porém, ainda existem cerca de oito milhões de pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...